PERFIL DO CONSUMIDOR DE MEL DE ABELHAS AFRICANIZADAS EM CATOLÉ DO ROCHA-PB

Izabela Cristina dos Santos Andrade

Instituto Federal da Paraíba Brasil

Graduanda em Alimentos

Mateus Gonçalves Silva

Universidade Federal de Campina Grande Brasil

Mestrando em Sistemas Agroindustriais

Amanda Raquel Guerreiro Maia

Instituto Federal da Paraíba Brasil

Graduanda em Alimentos

Samara da Silva Cavalcante

Universidade Estadual da Paraíba Brasil

Graduanda em Agronomia

Maria Cândida de Almeida Mariz Dantas

Instituto Federal da Paraíba Brasil

Doutora em Agronomia

Resumo

A criação de abelhas Apis mellifera,  denominada  Apicultura é uma atividade agropecuária bastante disseminada por diferentes regiões do Brasil. Na criação racional, os apicultores realizam diversos manejos para proporcionar aumento dos produtos de melhor qualidade como o mel, pólen, néctar, géleia real, própolis, cera e serviços de polinização, a fim de atrair os mais diversos perfis de consumidores. O mel é o principal produto visado na apicultura devido a preferência e atração do público consumidor. A vegetação e as condições climáticas da região Nordeste, favorecem a produção do mel. Nela, os criadores comercializam os produtos das abelhas em diferentes empreendimentos como supermercados, hortifrutas, lojas de produtos naturais, feiras livres e direto ao consumidor, porém para se ter melhor satisfação dos clientes é necessário conhecer suas preferências. Desta forma, objetivou-se traçar o perfil consumidor do mel de abelhas Apis mellifera na cidade de Catolé do Rocha-PB a fim de averiguar suas exigências. A pesquisa, de caráter qualiquantitativa, foi realizada entre os meses de outubro e novembro de 2019 utilizando-se de questionário semiestruturado online, elaborado pela plataforma Google Forms, contendo questões objetivas de única e/ou múltipla resposta, disponibilizado individualmente para  106 participantes através do aplicativo de mensagens Whatsapp. Os participantes tiveram ciência dos termos de aceite de participação na pesquisa e divulgação dos resultados. Para análise dos dados obtidos usou-se da estatística descritiva. Foram confeccionados gráficos para expresão dos resultados em porcentagens através do programa Microsoft Excel 2013. Quanto ao perfil social dos participantes, 67  são mulheres e 39 homens, sendo 46% na faixa etária de 21 a 30 anos,  24% na faixa etária de 15 a 20 anos, 21% entre 31 a 40 anos e apenas 9% acima de 40 anos. Entre os entrevistados 61% recebem até um salário mínimo. No tocante  a influência para com os mesmos no consumo do mel, 40% receberam indicação de nutricionista e 32% indicações de amigos. Verificou-se ainda que 52%  dos participantes raramente consomem o mel, utilizando-o principalmente para fins medicinais e nutricionais, cuja forma mais utilizada de consumo, a forma de mel puro. Sobre o local de compra do mel, os entrevistados preferem adquiri-los principalmente em feiras livres 30%, supermercados 25% e direto com o apicultor 25%, sendo os principais critérios utilizados na hora da escolha, a aparência, o sabor e procedência. Em relação a preferência sobre tipos de embalagens, 58% preferem o embalagem de vidro, 40% em recipientes de plástico e apenas 2% sachê. Conclui-se que o perfil do consumidor de mel de abelhas Apis mellifera na cidade de Catolé do Rocha-PB, é exigente quanto as características de aparência, sabor e procedência do produto. O principal objetivo para consumo do mel é devido as suas propriedades medicinais e nutricionais.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v3i3.3666

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 759

Total de downloads do artigo: 798