ATIVIDADE DE VOO DE Melipona subnitida DUCKE, 1910 (HYMENOPTERA: APIDAE) NA CAATINGA

Weliton Carlos de Andrade

Grupo de Pesquisa Insecta, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Brasil

Paulo Alves Wanderley

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Sousa Brasil

Patricia Dias de Oliveira

Grupo de Pesquisa Insecta, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Brasil

Mateus Gonçalves Silva

Universidade Federal de Campina Grande Brasil

Guilherme Gomes Rolim

Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) Brasil

Resumo

As abelhas nativas sem ferrão constituem o grupo de abelhas sociais mais diversificado, adicionalmente são consideradas importantes polinizadores. Para a coleta de recursos, estes insetos visitam uma alta diversidade de plantas nativa e cultivadas. São conhecidas 417 espécies para a região Neotropical, 244 destas ocorrem no Brasil. Melipona subnitida Ducke, 1910, é uma abelha nativa da Caatinga e ocorre naturalmente em todos os Estados da região Nordeste brasileiro. A atividade de voo das abelhas, inclui a coleta de alimento (néctar e pólen), resina e barro, além da atividade de retirada de detritos para fora da colônia. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo estudar a atividade de voo de M. subnitida nas condições ambientais da Caatinga no Município de Sousa, Paraíba. A coleta dos dados foi realizada durante três dias consecutivos, das 5h:00min às 18h:10min, onde foram realizadas observações junto à entrada de uma colônia de M. subnitida, onde a cada hora, durante 10 minutos, registrou-se a entrada de campeiras, com cargas de pólen ou de néctar (sem carga aparente), e a saída de campeiras, com detritos ou sem carga. Os dados de temperatura e umidade do ar do local onde a colônia foi instalada foram medidos a cada intervalo de observação com auxílio de termohigrômetro. As campeiras iniciaram suas atividades às 05:00 horas, com temperatura média de 23°C e umidade relativa de 75% e encerraram suas atividades às 17:00 horas, com temperatura média de 33°C e umidade de 36%. O néctar foi o recurso mais explorado pelas abelhas, seguido de pólen. A coleta de néctar foi realizada ao longo de todo o período de observação, apresentando dois picos de coleta intensa, no final da manhã, às 11:00 horas, e às 16:00 horas. A maior atividade de coleta de pólen ocorreu no período da manhã. Em relação a saída de abelhas foi observado que aproximadamente 7,5% estavam envolvidas na retirada de detritos da colônia e a maior parte (92,45%) saíram para a atividade de coleta de recursos e/ou outras atividades externas. A atividade de voo de M. subnitida nas condições ambientais de caatinga no estado da Paraíba é semelhante a outras espécies de Melipona, com maior atividade de coleta recursos tróficos durante o período da manhã.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v3i3.3606

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 847

Total de downloads do artigo: 640