Como pode ser representada a realidade na atualidade da educação básica no campo no Brasil?

Thiago Costa Ferreira

Instituto Nacional do Semiárido

Doutor e Mestre em Agronomia (UNESP e UFLA, respectivamente); Licenciando em Ciências Biológicas (UNICSUL); Bacharel em Agroecologia e Técnico em Agropecuária (UEPB). Pesquisador bolsista PCI DC - Projeto: Mapeamento, analises e identificação de agroecossistemas resilientes à mudanças climáticas e desertificação no semiárido brasileiro. Professor e pesquisador nas áreas de Ciências Biológicas (área básica da saúde, microbiologia, zoologia e ecologia), Agrárias (Produção Vegetal e Proteção de Plantas), Semiárido e Educação em Ciências Biológicas e Agrárias.

Resumo

A realidade atual do ensino no campo neste país ainda é bastante conturbada e informações reunidas e analisadas podem nortear avanços e mudanças nesta ação. Sendo assim, este trabalho faz uma análise da realidade da educação no campo na contemporaneidade brasileira. Esta pesquisa foi realizada reunindo e discutindo materiais atuais sobre esta temática em diversas fontes desta informação. Logo, o estudo cumpre o papel de contribuir com pesquisas de maior cunho desse segmento, e o desenvolvimento de tecnologias para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem deste objeto de estudo, destacando a sua contribuição para formulação e melhoria de políticas públicas com mais eficácia direcionadas a educação brasileira no campo e na contemporaneidade. Portanto pode-se entender que a dinâmica de ensino no campo na atualidade brasileira necessita de maior atenção de todas as áreas da sociedade, ao passo que esta tem suas particularidades e necessidades complexas e diferenciadas, sendo está um fator que pode ser visto para o desenvolvimento da sociedade como um todo. Finalmente, as melhorias para o ensino básico em ambientes rurais no Brasil têm sido recorrente nos últimos anos, porém ainda são necessários maiores esforços da sociedade em geral para estabelecer melhores resultados.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v3i2.3383

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