Como pode ser representada a realidade na atualidade da educação básica no campo no Brasil?

Autores

  • Thiago Costa Ferreira Instituto Nacional do Semiárido

DOI:

https://doi.org/10.35512/ras.v3i2.3383

Resumo

A realidade atual do ensino no campo neste país ainda é bastante conturbada e informações reunidas e analisadas podem nortear avanços e mudanças nesta ação. Sendo assim, este trabalho faz uma análise da realidade da educação no campo na contemporaneidade brasileira. Esta pesquisa foi realizada reunindo e discutindo materiais atuais sobre esta temática em diversas fontes desta informação. Logo, o estudo cumpre o papel de contribuir com pesquisas de maior cunho desse segmento, e o desenvolvimento de tecnologias para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem deste objeto de estudo, destacando a sua contribuição para formulação e melhoria de políticas públicas com mais eficácia direcionadas a educação brasileira no campo e na contemporaneidade. Portanto pode-se entender que a dinâmica de ensino no campo na atualidade brasileira necessita de maior atenção de todas as áreas da sociedade, ao passo que esta tem suas particularidades e necessidades complexas e diferenciadas, sendo está um fator que pode ser visto para o desenvolvimento da sociedade como um todo. Finalmente, as melhorias para o ensino básico em ambientes rurais no Brasil têm sido recorrente nos últimos anos, porém ainda são necessários maiores esforços da sociedade em geral para estabelecer melhores resultados.

Biografia do Autor

Thiago Costa Ferreira, Instituto Nacional do Semiárido

Doutor e Mestre em Agronomia (UNESP e UFLA, respectivamente); Licenciando em Ciências Biológicas (UNICSUL); Bacharel em Agroecologia e Técnico em Agropecuária (UEPB). Pesquisador bolsista PCI DC - Projeto: Mapeamento, analises e identificação de agroecossistemas resilientes à mudanças climáticas e desertificação no semiárido brasileiro. Professor e pesquisador nas áreas de Ciências Biológicas (área básica da saúde, microbiologia, zoologia e ecologia), Agrárias (Produção Vegetal e Proteção de Plantas), Semiárido e Educação em Ciências Biológicas e Agrárias.

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Publicado

2019-11-17

Edição

Seção

Revisão de literatura