Análise do filme “A vida do solo”, de Ana Primavesi, para ações de ensino em Biologia dos Solos e Agroecologia

Matthaeus de Oliveira Pereira

Universidade Estadual da Paraíba Brasil

Discente no curso de Agroecologia 
Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA)
Universidade Estadual da Paraíba
Campus II, Sitio Imbaúba, S/N, Zona RuralLagoa Seca - PB.

Thiago Costa Ferreira

Universidade Estadual da Paraíba

Docente no curso de Agroecologia 
Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA)
Universidade Estadual da Paraíba
Campus II, Sitio Imbaúba, S/N, Zona RuralLagoa Seca - PB.

Resumo

O ensino em Ciências, ou Biologia, para alunos do ensino fundamental e médio, respectivamente, têm requerido cada vez mais dos profissionais de educação métodos de ensino contextualizados. Cada vez mais, também, requerido uma atualização e integração de conhecimentos com a realidade do cotidiano em nosso planeta. Temas norteadores, como o meio ambiente e as pressões causadas neste pelos humanos no antropoceno são importantes temáticas a serem discutidas.  Neste sentido, ligando todas as informações destas perspectivas referidas, este manuscrito teve como objetivo analisar o filme “A vida do solo”, de Ana Primavesi, para ações de ensino em Biologia do Solo e Agroecologia. Conclui-se que a produção midiática analisada pode ser testada para ações de ensino em Biologia do Solo e Agroecologia, em ambientes escolares, fora de centros de ensino universitário, pelo fato de que apresenta elementos básicos interessantes para o processo de ensino e de aprendizagem em solos e agroecologia, principalmente para discentes de ensino fundamental e médio.

Texto completo:

Referências


BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes; 1997.

CAPORAL, Francisco Roberto. Transição Agroecológica e o papel da Extensão Rural. Extensão Rural, Santa Maria, v. 27, n. 3, p. 7-19, 2020.

KNABBEN, Virgínia Mendonça. A extraordinária história de vida de Ana Maria Primavesi. Estudos Avançados, v. 33, p. 459-476, 2019.

KNABBEN, Virgínia Mendonça. A importância do conhecimento e do manejo biológico do solo tropical para a agroecologia sob a perspectiva de Ana Maria Primavesi. AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política, v. 2, n. 2, p. 190-190, 2020.

PRIMAVESI, Ana Maria. A vida do solo. Direção de Ana Primavesi. Santa Maria: Instituto de Solos e Culturas da Universidade Federal de Santa Maria, 1963. (46 min.), color. Disponível em: https://youtu.be/5CP0xYOLEcM> e acesso em: 04 set. 2022.

PRIMAVESI, Ana Maria. Agroecologia e manejo do solo. Revista Agriculturas, v. 5, n. 3, p. 7-10, 2008.

SALOMÃO, Vera; RIBON, Adriana; SOUZA, Ivanilda. O ensino de solos na educação básica: estudo de caso de duas escolas da rede privada no município de Palmeiras de Goiás-GO. Enciclopédia Biosfera, v. 17, n. 34, 2020.

SANTOS, J.V. Observar, conhecer e integrar. Passos para uma ecologia da vida. IHU ONLINE, 2016. Disponível em e acesso em 31 ago. 2022.


DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v7i1.7272

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 189

Total de downloads do artigo: 148