MANEJO ECOLÓGICO DO SOLO: ênfase na MICROBIOLOGIA

Thiago Costa Ferreira

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Brasil

Resumo

A Agroecologia procura estudar os solos e os seus manejos com vistas a uma produção sustentável, tendo como consideração fatores produtivos, sociais e ecológicos. Assim sendo, a produção agroecológica tende a ser mais estabilizada e resiliente, em comparação com a agricultura convencional. Esta proposta pode promover a conscientização social sobre determinada pontualidade do ambiente. Assim sendo, as situações citadas neste texto podem dialogar entre si com a perspectiva de uma construção agropecuária sustentável. Para tal, como objetivos específicos deste trabalho, seria realizar análises de materiais didáticos em relação ao manejo ecológico do solo, tendo como ênfase a microbiologia. Em relação ao percurso metodológico utilizado nesta pesquisa, foram catalogados materiais literários com a perspectiva da explicação sobre o manejo agroecológico dos solos, com ênfase na Microbiologia, com base no Scielo. Com uma busca realizada em setembro de 2022, utilizado para isto a temporalidade de 2018 a 2022, com o uso das palavras-chaves: agroecologia, solos e microbiologia. Mais de 100 materiais foram analisados e para este texto foram utilizados onze diferentes textos. Todos estes foram analisados seguindo o roteiro e as descrições de conhecimento ensejadas no livro Manejo Agroecológico do Solo, de Ana Primavesi, 2002.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v7i1.7288

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 166

Total de downloads do artigo: 165