NETFLIX© COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA DOS SOLOS

Thiago Costa Ferreira

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Brasil

Fabrício Batista Sousa

Resumo

Na atualidade, o ensino em Microbiologia deve ser realizado dentro dos parâmetros da vida cotidiana, permitindo que os alunos possam melhor absorver os conteúdos e contextualizar estes conhecimentos dados. Sendo este o objetivo deste manuscrito, analisar títulos midiáticos presentes no Streaming Netflix© com a perspectiva da utilização destes em aulas sobre Microbiologia dos Solos. Para tal caracterização, a referida produção midiática foi analisada por meio de informações relacionadas Pedagogia e a Agroecologia, contidas em manuais desta ciência. A busca deu-se no mês de Agosto/2022, com a utilização da palavras-chave sustentabilidade, meio ambiente e natureza. Dessa maneira, para execução da pesquisa em questão, foram catalogados alguns produtos midiáticos disponíveis na Netflix© e analisando dentro da ótica microbiológica, com isso, dois longas metragens foram selecionados para análise e proposta como material didático no ensino de microbiologia dos solos. 

O título Solo Fértil “Kiss the Ground”, de 2020, tem a forma de documentário e descreve ações em ciclagem de Carbono, uso discriminado de pesticidas e adubação químicos em lavouras, mudanças climáticas, desertificação e perda da biodiversidade do solo, mas apresenta possibilidades de trabalho sustentável como a compostagem, manejo corretivo da agropecuária e diminuição do consumismo. E o documentário Fungos Fantásticos, “Fantastic Fungi”, de 2019, encena em uma película bastante ilustrativa e factual os ciclos de vida dos fungos, principalmente como agentes de biodecomposição, antibiose e medicinais, em torno de perspectivas e elucidações no mundo inteiro. Para ensino de Microbiologia dos Solos, conteúdos para as disciplinas de Ciências, ou de Biologia, para alunos dos ensinos fundamental e médio, podem ser testadas ações de utilização destes produtos a fim de melhor ilustrar importância da saúde e manejo do solo, em meio a temática da sustentabilidade, pode ser possível com a utilização com os títulos cinegráficos descritos e contidos no Streaming Netflix©. Tal processo pode ser implementado e estudado quanto a sua eficiência para a disseminação de conhecimento, importantes para que os ambientes escolares estejam ligados as necessidades de ensino atual.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v7i1.7287

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 214

Total de downloads do artigo: 191