Sistema de Informações Geográficas (SIG) aplicado à pesquisa de água subterrânea, no Cariri Paraibano
DOI:
https://doi.org/10.18265/2447-9187a2003id7798Palavras-chave:
SIG, Hidrogeologia, ParaíbaResumo
O município de Boa Vista, localizado no Cariri Oriental Paraibano, no Polígono das Secas, apresenta baixo potencial para o armazenamento de águas superficiais, condicionado pela baixa pluviosidade e pelo relevo predominantemente plano a suave-ondulado, o que evidencia a importância dos recursos hídricos subterrâneos, face à demanda de dessedentação humana e animal. O trabalho apresenta a importância da utilização da tecnologia de geoprocessamento como ferramenta auxiliar dos processos de tomada de decisão por parte dos gerenciadores dos recursos hídricos subterrâneos, como mitigação aos problemas da seca. A ferramenta utilizada foi o SPRING, que se mostrou apropriado e satisfatório na elaboração de sistemas de análise geográfica, relacionando objetos georreferenciados em mapas elaborados com os seus atributos contidos nos bancos de dados correspondentes. A superposição de diferentes planos de informação (drenagem, linhas de tendências de fluxo subterrâneo, fraturas e falhas, etc) possibilitou a identificação de áreas prioritárias à pesquisa de água subterrânea. Além disso, o cadastro criado no sistema permite um rápido monitoramento dos poços perfurados ou em perfuração, facilitando as tomadas de decisão, principalmente durante as emergências. O SPRING atendeu de modo satisfatório os objetivos do presente estudo, consolidando-se como uma importante ferramenta no estudo dos recursos hídricos no semiárido paraibano.
Downloads
Referências
CÂMARA, G., SOUZA, R. C. M., FREITAS, UM, GARRIDO, J. Computers & Graphics “SPRING: Integrating remote sensing and GIS by object-oriented data modelling", 20: (3) 395-403, May-Jun 1996.
DANTAS FILHO, J.R. Identificação de áreas propícias à pesquisa de água subterrânea através de imagens TM/LANDSAT-5 nas microrregiões homogêneas Curimataú (MRH91) e Seridó Paraibano (MRH90). Campina Grande, 1996. (Dissertação de Mestrado).
FALCÃO, E.C. Uso do Geoprocessamento na Avaliação das Potencialidades Hídricas Subterrâneas – Boa Vista, PB: Um Estudo de Caso. Campina Grande: UFPB, 2001. 156 p. (Dissertação de Mestrado).
GUEDES, F. X. Aplicação de dados de sensores remotos de baixa resolução espacial na pesquisa de água subterrânea: Bacia do Rio do Peixe e adjacências (PB, CE e RN). Campina Grande: UFPB, 1993. 111 p. (Dissertação de Mestrado).
SAMPAIO, O. S. Estudo de fraturamento como subsídio à pesquisa de água subterrânea no Estado de Sergipe: uma abordagem através de dados de sensoriamento remoto. São José dos Campos: INPE, 1987. (Dissertação de Mestrado).
SILVA NETO, A. F. da. Avaliação dos recursos hídricos e uso da terra na bacia do Alto Rio Sucuru com base em Imagens TM-LANDSAT-5. Campina Grande, 1993. (Dissertação de Mestrado).
WANDERLEY, B.V.D. Utilização de técnicas de sensoriamento remoto e processamento na análise de fotoalinhamentos como subsídio à pesquisa de água subterrânea. Campina Grande, 1995. 27 p. Trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas, UFPB/CCT/DEAg.
FREITAS, M. A. de. Determinação do Potencial Hidrogeológico de Rochas Cristalinas Através de Técnicas de Geoprocessamento. In: 1st Joint World Congress on Groundwater. Fortaleza, 2000. Anais. CD.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.