- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
SimpleWay process: parceria entre academia e indústria através de engenharia de software aplicada a projetos reais
Resumo
Entendendo a necessidade de integração entre academia e indústria, este artigo relata a estratégia de uso de recursos técnicos de uma Empresa Júnior (EJ) da Área de Ciência da Computação enquanto instrumentos para ensino e aprendizagem de Engenharia de Software aplicada. A metodologia associada ao estudo baseou-se no uso de um Processo de Desenvolvimento de Software (PDS) específico, desenvolvido para a EJ, e do ambiente criado para este PDS, como instrumentos na instanciação de projetos reais da EJ ou fictícios, em sala de aula. As principais contribuições do uso do PDS e do seu ambiente foram o aumento na qualidade dos projetos e o valor agregado aos alunos, através da utilização de boas práticas da indústria.
Palavras-chave
desenvolvimento de sistemas; processos de software; empresa junior; academia; empresas
Texto completo:
Referências
AM. Agile modeling. Disponível em: http://www.agilemodeling.com. Acesso em: 30 set. 2011.
ASTAH. Astah. Disponível em: http://astah.net/editions/community. Acesso em: 15 set. 2011.
BROFFICE. BrOffice. Disponível em: http://www.broffice.org/. Acesso em: 8 fev. 2011.
CAMPOS, B. et al. Experiência de Projeto e Desenvolvimento de Jogo para Ensino de Engenharia de Requisitos para Sistemas Ubíquos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 22., 2011, Aracajú. Anais... Aracaju: Sociedade Brasileira de Computação, 2011.
CALAZANS, S. A andragogia e a criatividade como facilitadores na aprendizagem da Engenharia e da Qualidade de Software. In: WORKSHOP DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, 17., 2009, Bento Gonçalves. Anais… Bento Gonçalves: Sociedade Brasileira de Computação, 2009.
DURSCKI, C. et al. A Development Process to Technology Projects: An Academic Approach. In: THE 2004 INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOFTWARE ENGINEERING RESEARCH AND PRACTICE, TRACK ON TEAM-BASED SOFTWARE ENGINEERING, 2004, Las Vegas. Anais… Las Vegas, 2004.
EPF. Eclipse process framework project. Disponível em: http://www.eclipse.org/epf/. Acesso em: 10 fev. 2012.
GARCIA, P. et al. easYProcess: Um Processo de Desenvolvimento para Uso no Ambiente Acadêmico. In: WORKSHOP DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, 12., 2004, Salvador. Anais... Salvador: Sociedade Brasileira de Computação, 2004.
JUnit. JUnit.org. Disponível em: http://www.junit.org/home. Acesso em: 7 fev. 2011.
NETBEANS. NetBeans. Disponível em http://netbeans.org/index.html. Acesso em: 20 fev. 2011.
PAIVA, B. et al. Definindo, Implantando e Melhorando Processos de Software em Ambiente Acadêmico. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MELHORIA DE PROCESSOS DE SOFTWARE, 6., 2004, São Paulo. Anais... São Paulo: Centro Universitário SENAC, 2004.
PAULA FILHO, P. An Educational Software Development Process. In: ACIS INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTER SCIENCE, SOFTWARE ENGINEERING, INFORMATION TECHNOLOGY, EBUSINESS AND APPLICATIONS, 1., 2002, Foz do Iguaçu. Anais… Foz do Iguaçu: IEEE Computer Society, 2002.
PMBOK. PMBoK Guide - Project Management Body of Knowledge, 2004.
PRESSMAM, R. Engenharia de software. 6. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006
RANGEL, G., CURY, D., MENEZES, S. VCom: Uma Abordagem para Modelagem de Ambientes Colaborativos para Apoiar a Aprendizagem. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 22., 2011, Aracajú. Anais... Aracaju: Sociedade Brasileira de Computação, 2011.
RODRIGUES, N., ESTRELA, N. Simple Way: Ensino e Aprendizagem de Engenharia de Software Aplicada através de Ambiente e Projetos Reais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, 8., 2012, São Paulo. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Computação, 2012a.
RODRIGUES, N., ESTRELA, N. SimpleWayProcess: Da Academia à Indústria de Software. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 32., 2012, Curitiba. Anais... Curitiba: Sociedade Brasileira de Computação, 2012b.
RUP. Rational Unified Process. Disponível em: http://www.wthreex.com/rup/portugues/index.htm Acesso em: 15 jan. 2011.
SCRUM. Scrum Alliance. Disponível em: http://www.scrumalliance.org/. Acesso em: 2 jan. 2011.
SELENIUM. SeleniumHQ. Disponível em: http://seleniumhq.org/. Acesso em: 14 fev. 2011.
SILVA, T., et al. Abordagem de Apoio ao Ensino e Aprendizagem de Teste de Software Baseada em Jogos Sérios e Mundos Virtuais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 22., 2011, Aracajú. Anais... Aracaju: Sociedade Brasileira de Computação, 2011.
SOMMERVILLE, I. Engenharia de software. 8. ed. São Paulo: Pearson Addison-Wesley, 2007.
TELES, V. Extreme programming. São Paulo: Novatec, 2006.
UPEDU. Unified Process for EDUcation. Disponível em: http://www.upedu.org/. Acesso em: 9 fev. 2011.
XP. eXtreme Programming. Disponível em: http://www.extremeprogramming.org. Acesso em: 4 jan. 2011.
XP1. XP1. Disponível em: http://dsc.ufcg.edu.br/~jacques/projetos/common/xp1/xp1.html. Acesso em: 4 mar. 2011.
YP. easYProcess. Disponível em: http://www.dsc.ufcg.edu.br/~yp. Acesso em 3 jan. 2011.
Visitas a este artigo: 410
Total de downloads do artigo: 295