SimpleWay process: parceria entre academia e indústria através de engenharia de software aplicada a projetos reais
DOI:
https://doi.org/10.18265/2447-9187a2013id7784Palavras-chave:
desenvolvimento de sistemas, processos de software, empresa junior, academia, empresasResumo
Entendendo a necessidade de integração entre academia e indústria, este artigo relata a estratégia de uso de recursos técnicos de uma Empresa Júnior (EJ) da Área de Ciência da Computação enquanto instrumentos para ensino e aprendizagem de Engenharia de Software aplicada. A metodologia associada ao estudo baseou-se no uso de um Processo de Desenvolvimento de Software (PDS) específico, desenvolvido para a EJ, e do ambiente criado para este PDS, como instrumentos na instanciação de projetos reais da EJ ou fictícios, em sala de aula. As principais contribuições do uso do PDS e do seu ambiente foram o aumento na qualidade dos projetos e o valor agregado aos alunos, através da utilização de boas práticas da indústria.Downloads
Referências
AM. Agile modeling. Disponível em: http://www.agilemodeling.com. Acesso em: 30 set. 2011.
ASTAH. Astah. Disponível em: http://astah.net/editions/community. Acesso em: 15 set. 2011.
BROFFICE. BrOffice. Disponível em: http://www.broffice.org/. Acesso em: 8 fev. 2011.
CAMPOS, B. et al. Experiência de Projeto e Desenvolvimento de Jogo para Ensino de Engenharia de Requisitos para Sistemas Ubíquos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 22., 2011, Aracajú. Anais... Aracaju: Sociedade Brasileira de Computação, 2011.
CALAZANS, S. A andragogia e a criatividade como facilitadores na aprendizagem da Engenharia e da Qualidade de Software. In: WORKSHOP DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, 17., 2009, Bento Gonçalves. Anais… Bento Gonçalves: Sociedade Brasileira de Computação, 2009.
DURSCKI, C. et al. A Development Process to Technology Projects: An Academic Approach. In: THE 2004 INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOFTWARE ENGINEERING RESEARCH AND PRACTICE, TRACK ON TEAM-BASED SOFTWARE ENGINEERING, 2004, Las Vegas. Anais… Las Vegas, 2004.
EPF. Eclipse process framework project. Disponível em: http://www.eclipse.org/epf/. Acesso em: 10 fev. 2012.
GARCIA, P. et al. easYProcess: Um Processo de Desenvolvimento para Uso no Ambiente Acadêmico. In: WORKSHOP DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, 12., 2004, Salvador. Anais... Salvador: Sociedade Brasileira de Computação, 2004.
JUnit. JUnit.org. Disponível em: http://www.junit.org/home. Acesso em: 7 fev. 2011.
NETBEANS. NetBeans. Disponível em http://netbeans.org/index.html. Acesso em: 20 fev. 2011.
PAIVA, B. et al. Definindo, Implantando e Melhorando Processos de Software em Ambiente Acadêmico. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MELHORIA DE PROCESSOS DE SOFTWARE, 6., 2004, São Paulo. Anais... São Paulo: Centro Universitário SENAC, 2004.
PAULA FILHO, P. An Educational Software Development Process. In: ACIS INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTER SCIENCE, SOFTWARE ENGINEERING, INFORMATION TECHNOLOGY, EBUSINESS AND APPLICATIONS, 1., 2002, Foz do Iguaçu. Anais… Foz do Iguaçu: IEEE Computer Society, 2002.
PMBOK. PMBoK Guide - Project Management Body of Knowledge, 2004.
PRESSMAM, R. Engenharia de software. 6. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006
RANGEL, G., CURY, D., MENEZES, S. VCom: Uma Abordagem para Modelagem de Ambientes Colaborativos para Apoiar a Aprendizagem. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 22., 2011, Aracajú. Anais... Aracaju: Sociedade Brasileira de Computação, 2011.
RODRIGUES, N., ESTRELA, N. Simple Way: Ensino e Aprendizagem de Engenharia de Software Aplicada através de Ambiente e Projetos Reais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, 8., 2012, São Paulo. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Computação, 2012a.
RODRIGUES, N., ESTRELA, N. SimpleWayProcess: Da Academia à Indústria de Software. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 32., 2012, Curitiba. Anais... Curitiba: Sociedade Brasileira de Computação, 2012b.
RUP. Rational Unified Process. Disponível em: http://www.wthreex.com/rup/portugues/index.htm Acesso em: 15 jan. 2011.
SCRUM. Scrum Alliance. Disponível em: http://www.scrumalliance.org/. Acesso em: 2 jan. 2011.
SELENIUM. SeleniumHQ. Disponível em: http://seleniumhq.org/. Acesso em: 14 fev. 2011.
SILVA, T., et al. Abordagem de Apoio ao Ensino e Aprendizagem de Teste de Software Baseada em Jogos Sérios e Mundos Virtuais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 22., 2011, Aracajú. Anais... Aracaju: Sociedade Brasileira de Computação, 2011.
SOMMERVILLE, I. Engenharia de software. 8. ed. São Paulo: Pearson Addison-Wesley, 2007.
TELES, V. Extreme programming. São Paulo: Novatec, 2006.
UPEDU. Unified Process for EDUcation. Disponível em: http://www.upedu.org/. Acesso em: 9 fev. 2011.
XP. eXtreme Programming. Disponível em: http://www.extremeprogramming.org. Acesso em: 4 jan. 2011.
XP1. XP1. Disponível em: http://dsc.ufcg.edu.br/~jacques/projetos/common/xp1/xp1.html. Acesso em: 4 mar. 2011.
YP. easYProcess. Disponível em: http://www.dsc.ufcg.edu.br/~yp. Acesso em 3 jan. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.