Cidade como mercadoria: da produção ao conflito

Taynara de Carvalho Neves

ORCID iD Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Brasil

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer levantamento e análise de aspectos teóricos sobre o conceito de cidade como mercadoria. Para tanto, fez-se necessário explorar alguns conceitos de produção do espaço, para distinguir a diferença entre espaço físico (concreto) e espaço social (realização da vida). Compartilha-se da contribuição teórica de Ana Fani (2007) e Lefebvre (1999), com os conceitos de produção do es­paço, além de autores como Carlos Vainer (1999) e Fernanda Sánches (2010), na concepção da caracterização da cidade-mercadoria. Além das discussões acerca deste termo, o trabalho buscou compreen­der como ocorre o consumo e a apropriação do espaço pelos agentes sociais; desse modo, foram discutidos alguns conceitos de distância social e segregação socioespacial, apresentados pelo auto­r Luiz César (2004), como a noção de conflito e fragmentação existente atualmente nas cidades brasileiras.

Palavras-chave


Mercadoria; Produção do espaço; Conflito


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n33p67-74

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