Avaliação da implantação do centro de comercialização no município de Iporá, Goiás, a partir do uso da ferramenta benchmarking
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2022id7229Palavras-chave:
análise comparativa, canal de comercialização, espaço feira, melhores práticasResumo
As feiras livres se apresentam como um espaço para a prática comercial varejista, do produtor familiar, de produtos in natura e processados, sendo um dos principais ambientes de preservação da cultura local e de interação entre o rural e o urbano, especialmente importante para a economia de cidades interioranas. O presente estudo objetivou identificar as melhores práticas utilizadas nos ambientes organizacionais da feira livre do município de Iporá (GO) e do centro de comercialização em Barra do Garças (MT), por meio da ferramenta de gestão denominada benchmarking, sendo utilizadas, como procedimento metodológico, entrevistas com os representantes das feiras de Iporá e Barra do Garças, bem como aplicação de questionário a 30 feirantes de ambas as localidades. Constatou-se a existência de desafios para a implantação do centro de comercialização em Iporá a partir da percepção dos feirantes sobre a relevância da adequada estrutura física e do efetivo suporte da vigilância sanitária para o rearranjo do ambiente. Quanto a Barra do Garças, o centro de comercialização modificou o espaço físico e padronizou os processos, reduzindo o número de frequentadores e vendas dos produtos. Conclui-se que, em ambos os locais de comercialização, quaisquer alterações no “espaço feira” devem resguardar as particularidades da modalidade tradicional de produção e venda.
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