Proposta de metodologia baseada em BIM para elevação da segurança em aeroportos brasileiros: estudo de caso no Aeroporto de Vitória, Espírito Santo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id6608Palavras-chave:
aeroportos, Building Information Modeling (BIM), planejamento de segurança, segurança aeroportuáriaResumo
Uma das maiores preocupações na Engenharia Aeroportuária é garantir que padrões de segurança estabelecidos sejam atendidos. Este artigo objetiva contribuir para a elevação de desempenho da segurança aeroportuária ao propor uma estrutura inicial de metodologia de segurança, baseada em BIM (Building Information Modeling), para aeroportos brasileiros, aplicável tanto na fase de construção como na de operação de empreendimentos. Como estudo de caso para a implementação da metodologia, adotaram-se os projetos de engenharia do recém-inaugurado Aeroporto de Vitória, Espírito Santo, onde ocorreu a execução de um complexo aeroportuário completo, computando mais de 365.000 m² de área construída. Escolheu-se esse aeroporto como caso de estudo por ele abranger, praticamente, todos os principais componentes aeroportuários e por ter tido projetos e construção recentes, alinhados com as atuais demandas e regulamentos de engenharia e de segurança aeroportuária. Em função da confiabilidade de identificação dos projetos de engenharia, de sua atualização tecnológica e por contemplar a maioria dos sistemas aeroportuários, este aeroporto se apresenta como um relevante caso de estudo. Propõe-se que a metodologia seja aplicada em aeroportos brasileiros visando elevar a comunicação entre os stakeholders do projeto e a confiabilidade das informações obtidas e compartilhadas, diminuir o tempo-resposta para resolução de inconsistências e orientar com relação a possíveis soluções tecnológicas que possam ser adotadas com o intuito de aumentar o desempenho na segurança aeroportuária.
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