O papel do gestor escolar: possibilidades e desafios em algumas escolas do Alto Sertão paraibano

Welvis Emanuel Oliveira Machado

ORCID iD Escola Estadual de Ensino Fundamental América Florentino, Juru (PB) Brasil

Resumo

O presente artigo objetivou analisar e refletir sobre o perfil dos profissionais da educação ocupantes do cargo de gestão escolar em algumas escolas públicas urbanas localizadas na região do Alto Sertão paraibano durante o período de 2017 a 2018. O estudo possui natureza quanti-qualitativa, tendo sido realizado por meio de questionário semiestruturado aplicado aos profissionais supramencionados em suas respectivas escolas e durante o horário de trabalho deles. Foi tomado como base o questionário contextual da Prova Brasil, aplicada no ano de 2015 sob responsabilidade do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão vinculado ao MEC (Ministério da Educação). Os tópicos elencados para esta pesquisa foram o gênero e a remuneração salarial dos gestores escolares; tais dados constituíram o cenário desta pesquisa. Após a coleta dos dados, compararam-se seus resultados aos resultados obtidos no questionário contextual da Prova Brasil – foram observados o Brasil e o estado da Paraíba, ambos com foco nas escolas públicas e urbanas. Ao estabelecer o paralelismo dos cenários, foi possível perceber que as realidades aqui pesquisadas possuem desafios semelhantes e diferentes possibilidades de atuação no âmbito da gestão, principalmente quando observada a remuneração salarial desses profissionais.

Palavras-chave


Alto Sertão paraibano; gestores escolares; Prova Brasil; questionário contextual


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id6039

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