- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
O ensino de literatura aliado ao Edublog: diálogos possíveis para a sala de aula
Resumo
O presente artigo foi desenvolvido com o intuito de levar ao conhecimento dos professores as formas possíveis de aliar o Edublog – uma tecnologia que vem se destacando em relação ao seu uso nos diversos contextos sociais e em relação à facilidade de acesso e interatividade, por parte de toda e qualquer pessoa que tenha acesso à internet –, com as práticas de ensino da Literatura que ocorrem nas aulas de Língua Portuguesa, tendo como foco para a aplicabilidade de tal estudo a turma do 9º ano do Ensino Fundamental. Por ser uma turma composta, em sua maioria, por adolescentes em fase de desenvolvimento, buscou-se transformar a metodologia de ensino da Literatura, a fim de que esta possa deixar de ser uma disciplina que pouco tem a ver com a realidade de vida de cada estudante e passe a contribuir com seu processo formativo, tendo em vista que a prática didático-pedagógica que ocorre durante as aulas de Literatura pode ser transformada e melhorada a fim de tornar todos os educandos autores do processo de ensino-aprendizagem, proporcionando-lhes, ainda, os meios necessários para que possam interagir entre si mesmos e consigam desenvolver as habilidades necessárias para aprender a utilizar o Edublog para construir e dar sentido aos seus estudos de forma geral.
Palavras-chave
Edublog; Literatura; Anos finais do Ensino Fundamental
Texto completo:
Referências
ARAÚJO, M. C. M. U. Potencialidades do uso do blog em educação. 2009. 207 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
BEZERRA, T. T. Blogs educacionais e o desafio de ensinar e aprender na internet: possibilidades de (re) construção do fazer pedagógico. 2008. 120 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
BOEIRA, A. F. A linguagem em blog educativo e o processo de aprendizagem. 2011. 177 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2011.
MENDES, E. G.; RIOS, G. A. Uso de blogs na educação: Breve panorama da produção científica brasileira na última década. Revista Eletrônica de Educação, v. 08, n. 02, p. 160-174, 2014.
RANCAN, G. Origami e Tecnologia: investigando possibilidades para ensinar geometria no Ensino Fundamental. 2011. 80 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Faculdade de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Visitas a este artigo: 2050
Total de downloads do artigo: 1633