O ensino de literatura aliado ao Edublog: diálogos possíveis para a sala de aula

Welvis Emanuel Oliveira Machado

Escola Estadual de Ensino Fundamental América Florentino Brasil

Resumo

This article aimed at making teachers aware of the numerous ways of combining the Edublog with Literature teaching practices that take place in Portuguese Language classes focusing on the ninth grade of an elementary school. The Edublog is a technology that is well known for its use in various social contexts and also for its great accessibility and interactivity among users, Because the class chosen is made of adolescents in the development phase,we aimed to transform the teaching methodology of literature so that it may no longer be a discipline that has little to do with the reality of life of students. We also wanted to contribute to learners’ formative process, considering that didactic-pedagogical practice that takes place during Literature lessons can be transformed and improved in order to make students authors of the teaching-learning process, providing them with the necessary means so that they can interact among themselves and can develop the skills needed to learn how to use the Edublog to construct knowledge in a meaningful way.

Palavras-chave


Edublog. Literature. Final years elementary school.


Texto completo:

Referências


ARAÚJO, M. C. M. U. Potencialidades do uso do blog em educação. 2009. 207 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.

BEZERRA, T. T. Blogs educacionais e o desafio de ensinar e aprender na internet: possibilidades de (re) construção do fazer pedagógico. 2008. 120 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

BOEIRA, A. F. A linguagem em blog educativo e o processo de aprendizagem. 2011. 177 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2011.

MENDES, E. G.; RIOS, G. A. Uso de blogs na educação: Breve panorama da produção científica brasileira na última década. Revista Eletrônica de Educação, v. 08, n. 02, p. 160-174, 2014.

RANCAN, G. Origami e Tecnologia: investigando possibilidades para ensinar geometria no Ensino Fundamental. 2011. 80 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Faculdade

de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n38p87-94

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1097

Total de downloads do artigo: 1030