O ensino de literatura aliado ao Edublog: diálogos possíveis para a sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n38p87-94

Palavras-chave:

Edublog, Literatura, Anos finais do Ensino Fundamental

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido com o intuito de levar ao conhecimento dos professores as formas possíveis de aliar o Edublog – uma tecnologia que vem se destacando em relação ao seu uso nos diversos contextos sociais e em relação à facilidade de acesso e interatividade, por parte de toda e qualquer pessoa que tenha acesso à internet –, com as práticas de ensino da Literatura que ocorrem nas aulas de Língua Portuguesa, tendo como foco para a aplicabilidade de tal estudo a turma do 9º ano do Ensino Fundamental. Por ser uma turma composta, em sua maioria, por adolescentes em fase de desenvolvimento, buscou-se transformar a metodologia de ensino da Literatura, a fim de que esta possa deixar de ser uma disciplina que pouco tem a ver com a realidade de vida de cada estudante e passe a contribuir com seu processo formativo, tendo em vista que a prática didático-pedagógica que ocorre durante as aulas de Literatura pode ser transformada e melhorada a fim de tornar todos os educandos autores do processo de ensino-aprendizagem, proporcionando-lhes, ainda, os meios necessários para que possam interagir entre si mesmos e consigam desenvolver as habilidades necessárias para aprender a utilizar o Edublog para construir e dar sentido aos seus estudos de forma geral. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, M. C. M. U. Potencialidades do uso do blog em educação. 2009. 207 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.

BEZERRA, T. T. Blogs educacionais e o desafio de ensinar e aprender na internet: possibilidades de (re) construção do fazer pedagógico. 2008. 120 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

BOEIRA, A. F. A linguagem em blog educativo e o processo de aprendizagem. 2011. 177 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2011.

MENDES, E. G.; RIOS, G. A. Uso de blogs na educação: Breve panorama da produção científica brasileira na última década. Revista Eletrônica de Educação, v. 08, n. 02, p. 160-174, 2014.

RANCAN, G. Origami e Tecnologia: investigando possibilidades para ensinar geometria no Ensino Fundamental. 2011. 80 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Faculdade de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

Downloads

Publicado

2018-02-15

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes