Mobilidade e caminhabilidade em foco: estudo de remodelação viária no bairro central de Brejo Santo-CE a partir do conceito de Ruas Completas

Autores

  • Nathaniele Alves Ricarte Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras
  • Caroline Muñoz Cevada Jeronymo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras http://orcid.org/0000-0001-7596-067X

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id5874

Palavras-chave:

mobilidade ativa, mobilidade urbana, Ruas Completas

Resumo

O principal objetivo deste artigo foi realizar um estudo de remodelação no bairro central de Brejo Santo-CE aplicando o conceito de Ruas Completas. Para o desenvolvimento da pesquisa, focaram-se três etapas metodológicas: revisão da literatura, diagnóstico local do trecho da rua estudada e desenvolvimento do estudo de implantação. A partir da revisão bibliográfica foi possível compreender que as Ruas Completas são uma forma de redistribuir o uso do solo, pois redesenham as vias para que todos os modais de transporte consigam transitar de forma harmoniosa, priorizando o pedestre e incentivando a mobilidade ativa. No desenvolvimento do diagnóstico local observou-se que as vias estudadas não possuem estruturas adequadas para contemplar pedestres e ciclistas e priorizam apenas o transporte motorizado. O estudo de implantação contemplou estudo de arborização, iluminação pública, reordenamento de calçadas, pistas de rolamento e estacionamentos e distribuiu os espaços de forma mais democrática, incentivando a acessibilidade para todas as pessoas, o pedestrianismo, o ciclismo e a diversidade do solo. Concluiu-se que existem diferentes formas de estimular a mobilidade ativa em conformidade com as Ruas Completas, atendendo a demanda local. Considera-se que este trabalho colabora para ressaltar pontos que precisam ser considerados ao planejar vias urbanas e para demonstrar a importância das Ruas Completas ao compará-las com as ruas urbanas tradicionais.

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Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

Arquitetura e Urbanismo

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