- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Mobilidade e caminhabilidade em foco: estudo de remodelação viária no bairro central de Brejo Santo-CE a partir do conceito de Ruas Completas
Resumo
O principal objetivo deste artigo foi realizar um estudo de remodelação no bairro central de Brejo Santo-CE aplicando o conceito de Ruas Completas. Para o desenvolvimento da pesquisa, focaram-se três etapas metodológicas: revisão da literatura, diagnóstico local do trecho da rua estudada e desenvolvimento do estudo de implantação. A partir da revisão bibliográfica foi possível compreender que as Ruas Completas são uma forma de redistribuir o uso do solo, pois redesenham as vias para que todos os modais de transporte consigam transitar de forma harmoniosa, priorizando o pedestre e incentivando a mobilidade ativa. No desenvolvimento do diagnóstico local observou-se que as vias estudadas não possuem estruturas adequadas para contemplar pedestres e ciclistas e priorizam apenas o transporte motorizado. O estudo de implantação contemplou estudo de arborização, iluminação pública, reordenamento de calçadas, pistas de rolamento e estacionamentos e distribuiu os espaços de forma mais democrática, incentivando a acessibilidade para todas as pessoas, o pedestrianismo, o ciclismo e a diversidade do solo. Concluiu-se que existem diferentes formas de estimular a mobilidade ativa em conformidade com as Ruas Completas, atendendo a demanda local. Considera-se que este trabalho colabora para ressaltar pontos que precisam ser considerados ao planejar vias urbanas e para demonstrar a importância das Ruas Completas ao compará-las com as ruas urbanas tradicionais.
Palavras-chave
mobilidade ativa; mobilidade urbana; Ruas Completas
Texto completo:
Referências
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2020.
AGUIAR, F. O. Acessibilidade relativa dos espaços urbanos para pedestres com restrições de mobilidade. 2010. 190 f. Tese (Doutorado em Planejamento e Operação de Sistemas de Transporte) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2010. DOI: https://dx.doi.org/10.11606/T.18.2010.tde-21042010-193924.
ARAÚJO, M. R. M.; OLIVEIRA, J. M.; JESUS, M. S.; SÁ, N. R.; SANTOS, P. A. C.; LIMA, T. C. Transporte público coletivo: discutindo acessibilidade, mobilidade e qualidade de vida. Psicologia & Sociedade, v. 23, n. 3, p. 574-582, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822011000300015.
BARROS, A. P. B. G.; MARTINEZ, L. M. C.; VIEGAS, J. M. C. B.; SILVA, P. C. M.; HOLANDA, F. R. B. Impacto do desenho da malha viária na mobilidade urbana. Paranoá: Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, n. 9, p. 11-30, 2013. DOI: https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n9.2013.12290.
BRASIL. Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Brasília, DF: Presidência da República, 1997. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503compilado.htm. Acesso em: 28 ago. 2022.
CAMPOS, V. B. G.; RAMOS, R. A. R. Proposta de indicadores de mobilidade urbana sustentável relacionando transporte e uso do solo. In: CONGRESSO LUSO BRASILEIRO PARA O PLANEJAMENTO URBANO REGIONAL INTEGRADO SUSTENTÁVEL, 1., 2005, São Carlos. Anais [...]. São Carlos: EESC/USP, 2005. p. 11-23. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/4871. Acesso em: 26 set. 2022.
CAVALCANTE, S.; ELALI, G.; ELIAS, T. F.; PINTO, H. S. B. S.; ARAUJO, A. M. C. O significado do carro e a mobilidade cotidiana. Revista Mal-Estar e Subjetividade, Fortaleza, v. 12, n. 1-2, p. 359-388, 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1518-61482012000100013. Acesso em: 26 set. 2022.
CONTRAN – CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO. Resolução nº 738, de 6 de setembro de 2018. Estabelece os padrões e critérios para a instalação de travessia elevada para pedestres em vias públicas. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 174, p. 65-66, 10 set. 2018.
COSTA, M. S. Um índice de mobilidade urbana sustentável. 2008. 137 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2008. DOI: https://dx.doi.org/10.11606/T.18.2008.tde-01112008-200521.
DNIT – DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES. Manual de projeto geométrico de travessias urbanas. Rio de Janeiro: IPR, 2010. 392 p. Disponível em: https://www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/planejamento-e-pesquisa/ipr/coletanea-de-manuais/vigentes/740_manual_projetos_geometricos_travessias_urbanas.pdf. Acesso em: 25 set. 2022.
FINOCCHIO, M. A. F. Noções gerais de projetos de Iluminação Pública (IP). Cornélio Procópio: UFPR, 2014. 32 p. Disponível em: http://www.eletrica.ufpr.br/sebastiao/wa_files/te344%20aula%2029%20-%20apostila%20nocoes%20gerais%20de%20projetos%20de%20ip.pdf. Acesso em: 25 set. 2022.
FORTALEZA. Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente. Manual de Arborização Urbana de Fortaleza. Fortaleza: SEUMA, 2020. Disponível em: https://urbanismoemeioambiente.fortaleza.ce.gov.br/images/urbanismo-e-meio-ambiente/manuais/manual_arborizacao.pdf. Acesso em: 22 set. 2022.
GOMIDE, A. Á.; GALINDO, E. P. A mobilidade urbana: uma agenda inconclusa ou o retorno daquilo que não foi. Estudos Avançados, São Paulo, v. 27, n. 79, p. 27-39, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142013000300003.
HUI, N.; SAXE, S.; ROORDA, M.; HESS, P.; MILLER, E. J. Measuring the completeness of complete streets. Transport Reviews, v. 38, n. 1, p. 73-95, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/01441647.2017.1299815.
LAPLANTE, J. N.; MCCANN, B. Complete streets in the United States. In: ANNUAL MEETING OF THE TRANSPORTATION RESEARCH BOARD, 90., 2011, Washington, D.C. Proceedings [...]. Washington, D.C.: TRID, 2011. p. 1-11. Disponível em: https://trid.trb.org/view/1091398. Acesso em: 26 set. 2022.
LAPLANTE, J.; MCCANN, B. Complete Streets: we can get there from here. ITE Journal, v. 78, n. 5, p. 24-28, 2008. Disponível em: https://www.worldtransitresearch.info/research/1414/. Acesso em: 26 set. 2022.
LITMAN, T. Evaluating Complete Streets: the value of designing roads for diverse modes, users and activities. Victoria, BC, Canada: Victoria Transport Policy Institute, 2015. p. 1-29. Disponível em: https://www.vtpi.org/compstr.pdf. Acesso em: 29 ago. 2022.
MEIRA, L. H. Políticas públicas de mobilidade sustentável no Brasil: barreiras e desafios. 2013. 270 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12903. Acesso em: 26 set. 2022.
MORELAND-RUSSELL, S.; EYLER, A.; BARBERO, C.; HIPP, J. A.; WALSH, H. Diffusion of complete streets policies across US communities. Journal of Public Health Management & Practice, v. 19, n. 3, p. 589-596, 2013. DOI: https://doi.org/10.1097/phh.0b013e3182849ec2.
NEW JERSEY (STATE). Department of Transportation. Complete Streets Design Guide. Trenton: WSP | Parsons Brinckerhoff, 2017. Disponível em: https://www.state.nj.us/transportation/eng/completestreets/pdf/NJCS_DesignGuide.pdf Acesso em: 29 ago. 2022.
PEREIRA, E. M. Cidade, urbanismo e mobilidade urbana. Geosul, v. 29, p. 73-92, 2014. DOI: https://doi.org/10.5007/2177-5230.2015v30n60p73.
WRI – WORLD RESOURCES INSTITUTE BRASIL. Afinal, o que são Ruas Completas? 18 out. 2017. Disponível em: https://wribrasil.org.br/pt/blog/2018/07/afinal-o-que-sao-ruas-completas. Acesso em: 9 fev. 2021.
Visitas a este artigo: 1166
Total de downloads do artigo: 722