Turismo educacional com foco no intercâmbio acadêmico dos docentes da Faculdade de Turismo da Universidade Federal do Pará

Autores

  • Lia Rodrigues da Silva Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Bernadete do Socorro Gomes Freitas Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Fabrício Lemos de Siqueira Mendes Universidade Federal do Pará (UFPA) http://orcid.org/0000-0003-4387-8043
  • Raul Ivan Raiol Campos Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Paulo Moreira Pinto Universidade Federal do Pará (UFPA) http://orcid.org/0000-0002-2155-8172

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id5772

Palavras-chave:

acadêmico, intercâmbio, professor, turismo, universidade

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar os intercâmbios acadêmicos dos docentes da Faculdade de Turismo da Universidade Federal do Pará e como os intercâmbios contribuíram para as suas formações acadêmicas. O turismo educacional com foco no Intercâmbio Acadêmico (IA) difere dos demais segmentos de turismo por acontecer fora do tempo de lazer. Isso faz com que esse tipo de atividade se torne turística porque há um deslocamento do lugar comum de ensino em busca do novo, envolvendo o processo de ensino-aprendizagem durante o percurso. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, cuja coleta de dados foi realizada entre os meses de novembro e dezembro de 2017. O instrumento da coleta de dados foi um questionário previamente preparado com perguntas abertas e fechadas. Os resultados apontam o que o IA traz para a formação dos docentes e a sua contribuição direta na formação desse público. Observa-se que, com essa estratégia de busca por conhecimento, é possível estabelecer uma rede a qual possibilita identificar as dificuldades, motivações e expectativas que o intercâmbio promove tanto para os docentes quanto para os discentes da Graduação em Turismo na Amazônia. 

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Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

Educação

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