Turismo educacional com foco no intercâmbio acadêmico dos docentes da Faculdade de Turismo da Universidade Federal do Pará

Lia Rodrigues Silva

Universidade Federal do Pará - UFPA Brasil

Bacharel em Turismo

Bernadete Socorro Gomes Freitas

Universidade Federal do Pará - UFPA Brasil

Bacharel em Turismo

Fabrício Lemos de Siqueira Mendes

Universidade Federal do Pará - UFPA Brasil

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestrado em Zoologia pelo Museu Paraense Emílio Goeldi, Doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA, com Estágio Doutoral no Museu Nacional de História Natural de Lisboa e no Museu Zoológico de História Natural da Universidade de Coimbra, em Portugal e Estágio Pós-Doutoral em Educação pela CAPES/DAAD em Freiburg (Alemanha). É Líder Grupo de Pesquisa Áreas Protegidas da Amazônia: usos e sustentabilidade (GPAPA). Participa como pesquisador no Grupo de Pesquisa: Biodiversidade, Gestão dos Recursos Naturais e Sociedade no Escudo das Guianas, da UFPA. Atualmente é Professor e Pesquisador da Faculdade de Turismo do Instituto de Ciências Sociais e Aplicada da UFPA. Tem experiência na Docência do Ensino Superior em Ecoturismo, Biologia Geral e Educação.

Raul Ivan Raiol Campos

Universidade Federal do Pará - UFPA Brasil

Graduação em Bacharelado em Turismo pela Universidade Federal do Pará, Especialização em Ecoturismo pelo Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará; Especialização em Gerenciamento de Coleções Arqueológicas pelo National Park Service; Mestrado em Museum Studies pela Faculdade de Columbia de Artes e Ciências da George Washington University; Doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (2008). Atualmente é pesquisador e professor associado do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/Faculdade de Turismo da Universidade Federal do Pará.

Paulo Moreira Pinto

Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em Bacharelado em Turismo pela Universidade Federal do Pará. Especialização em Ecoturismo pelo Núcleo de Meio Ambiente (NUMA/UFPA). Doutor no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU/NAEA/UFPA). Diretor da FACTUR/ICSA/UFPA. Diretor Adjunto do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA/UFPA).

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar os intercâmbios acadêmicos dos docentes da Faculdade de Turismo, da Universidade Federal do Pará, e como os intercâmbios contribuíram para as suas formações acadêmicas. O turismo educacional com foco no Intercâmbio Acadêmico (IA) difere dos demais segmentos de turismo por acontecer fora do tempo de lazer. Isso faz com que este tipo de atividade se torne turística porque há um deslocamento do lugar comum de ensino em busca do novo, envolvendo o processo de ensino/aprendizagem durante o percurso. Trata-se de uma pesquisa quali-qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada entre os meses de novembro e dezembro de 2017. O instrumento da coleta de dados foi por meio de um questionário previamente preparado com perguntas abertas e fechadas.  Os resultados apontam o que o IA traz para a formação dos docentes e a sua contribuição direta na formação dos mesmos. Com isso, observa-se que com essa busca por conhecimento é possível estabelecer uma rede a qual possibilita identificar as dificuldades, motivações e expectativas que o intercâmbio promove, tanto para os docentes e, consequentemente, para os discentes da graduação em turismo na Amazônia.

Palavras-chave


Turismo 1. Intercâmbio 2. Acadêmico 3. Professor 4. Universidade 5.


Texto completo:

Referências


BALANZÁ, I. M.; NADAL, M. C. Marketing e Comercialização de Produtos Turísticos. São Paulo: Ed. Thomson. 2003.

BARTELL, M. Internacionalização das Universidades: Uma universidade cultural baseou a estrutura. Instrução mais elevada. Manitoba: Winniepe. 2003.

BARRETO, M. Manual de iniciação ao estudo do Turismo. 13ª ed. rev. e atual. Campinas, SP: Papirus. 2003.

BELTA. Brazilian Educational & Language Travel Association. Educação internacional. Disponível em: http://www.belta.org.br. Acesso em: 23 set. 2017.

BRASIL. Ministério do Turismo. Turismo Cultural: orientações básicas. / Ministério do Turismo, Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação Geral de Segmentação. 2ª ed. Brasília: Ministério do Turismo. 2008.

BRASIL. Ministério do Turismo. Turismo de Estudos e Intercâmbio: orientações básicas. Ministério do Turismo, Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação Geral de Segmentação. – 2.ed. – Brasília: Ministério do Turismo. 2010.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5ª ed. São Paulo: Prentice Hal. 2002.

CUNHA, L. Economia e Política do Turismo. Editora Verbo: Lisboa. 2006.

DINO. Divulgador de Notícias Online. Intercâmbio. Disponível em: https://www.dino.com.br/. Acesso em: 20 fev. 2018.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC. 2002.

GASTAL, S.; KROEFF, B. L. Os Novos Nomadismos e A Identidade “Jovem”: A experiência dos intercâmbios culturais. Artigo Caxias do Sul, pp. 1-17. 2004.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas. 2002.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas. 2008.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, n. 35, v. 2, 57-63. 1995.

GOELDNER, C. R. et al. Turismo, Princípios, Praticas e Filosofias. 8ª ed. Bookman: Porto Alegre. 2002.

LARA, J. G. Los productos humanos, instrumentos de cambio para la educación intercultural. Revista de Investigación Aplicada y Experiências Educativas, Madrid, v. 8, pp. 101-110. 2003.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 21a ed. Petrópolis: Vozes. 2002.

MONTEJANO, J. M. Estrutura do mercado Turístico. (2aed.) São Paulo: Roca. 2001.

MOTA, K. C. N. Marketing turístico: promovendo uma atividade sazonal. São Paulo: Atlas. 2001.

OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Migração Internacional: A Face Humana da Globalização, 2009. Disponível em: www.oecd.org. Acesso em: 06 out. 2017.

OLIVEIRA, S. L. Metodologia científica aplicada ao direito. São Paulo: Pioneira Thomson Learning. 2002.

OLIVEIRA, A. B. S. et al. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Contabilidade. São Paulo, Editora Saraiva. 2003.

OMT – Organização Mundial do Turismo. Introducción al Turismo. Disponível em: http://www2.unwto.org/. Acesso em: 29 set. 2017.

PRADO, A. R. A. Turismo e Geração: Jovens e Ídolos. In. Turismo social: diálogos do turismo, uma viagem de inclusão. Ministério do Turismo, Instituto Brasileiro de Administração Municipal. Rio de Janeiro: IBAM. 2006.

REJOWSKI, M.; COSTA, B. K. Turismo contemporâneo: desenvolvimento, estratégia e gestão. São Paulo: Atlas. 2003.

RAYKIL, E. B.; RAYKIL, C. Turismo pedagógico: uma interface diferencial no processo ensino aprendizagem. Revista Global Tourism - Periódico de Turismo, v. 2, n 1. 2005.

STALLIVIERI, L. O processo de internacionalização nas instituições de ensino superior. Educação Brasileira, Brasília: Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, v. 24, n. 48/49, p. 35-57. 2002.

SANTOS, S. R.; SANTOS, P. C.; HARDT, L. P. A.; JORDÃO, A. C. Revista de Cultura e Turismo: Turismo e Intercâmbio: Contribuições para a formação discente nos curoso de graduação das instituições de ensino superior de São Luís, Maranhão. v 2, n. 8, pp. 57-85. 2014.

SEBBEN, A. Intercâmbio Cultural – para entender e se apaixonar. Porto Alegre: Artes e Ofícios. 2007.

SILVIA, E. L. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. (4a ed.). Florianópolis: UFSC. 2005.

UFPA – Universidade Federal do Pará. Histórico. Disponível em: https://www.portal.ufpa.br/. Acesso em: 29 set. 2017.

UNESCO – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Trends in Global Higher Education: Tracking an Academic Revolution. A Report Prepared for the UNESCO 2009 World Conference on Higher Education. Philip G. Altbach, Liz Reisberg, Laura E. Rumbley - Published with support from SIDA/SAREC, 2009.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 16ª ed. São Paulo: Atlas. 2016.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id5772

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 162

Total de downloads do artigo: 90