Turismo educacional com foco no intercâmbio acadêmico dos docentes da Faculdade de Turismo da Universidade Federal do Pará

Lia Rodrigues da Silva

Universidade Federal do Pará (UFPA) Brasil

Bernadete do Socorro Gomes Freitas

Universidade Federal do Pará (UFPA) Brasil

Fabrício Lemos de Siqueira Mendes

ORCID iD Universidade Federal do Pará (UFPA) Brasil

Raul Ivan Raiol Campos

Universidade Federal do Pará (UFPA) Brasil

Paulo Moreira Pinto

ORCID iD Universidade Federal do Pará (UFPA) Brasil

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar os intercâmbios acadêmicos dos docentes da Faculdade de Turismo da Universidade Federal do Pará e como os intercâmbios contribuíram para as suas formações acadêmicas. O turismo educacional com foco no Intercâmbio Acadêmico (IA) difere dos demais segmentos de turismo por acontecer fora do tempo de lazer. Isso faz com que esse tipo de atividade se torne turística porque há um deslocamento do lugar comum de ensino em busca do novo, envolvendo o processo de ensino-aprendizagem durante o percurso. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, cuja coleta de dados foi realizada entre os meses de novembro e dezembro de 2017. O instrumento da coleta de dados foi um questionário previamente preparado com perguntas abertas e fechadas. Os resultados apontam o que o IA traz para a formação dos docentes e a sua contribuição direta na formação desse público. Observa-se que, com essa estratégia de busca por conhecimento, é possível estabelecer uma rede a qual possibilita identificar as dificuldades, motivações e expectativas que o intercâmbio promove tanto para os docentes quanto para os discentes da Graduação em Turismo na Amazônia. 

Palavras-chave


acadêmico; intercâmbio; professor; turismo; universidade


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id5772

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