Turismo educacional com foco no intercâmbio acadêmico dos docentes da Faculdade de Turismo da Universidade Federal do Pará

Lia Rodrigues da Silva

Universidade Federal do Pará (UFPA) Brasil

Bernadete do Socorro Gomes Freitas

Universidade Federal do Pará (UFPA) Brasil

Fabrício Lemos de Siqueira Mendes

ORCID iD Universidade Federal do Pará (UFPA) Brasil

Raul Ivan Raiol Campos

Universidade Federal do Pará (UFPA) Brasil

Paulo Moreira Pinto

ORCID iD Universidade Federal do Pará (UFPA) Brasil

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar os intercâmbios acadêmicos dos docentes da Faculdade de Turismo da Universidade Federal do Pará e como os intercâmbios contribuíram para as suas formações acadêmicas. O turismo educacional com foco no Intercâmbio Acadêmico (IA) difere dos demais segmentos de turismo por acontecer fora do tempo de lazer. Isso faz com que esse tipo de atividade se torne turística porque há um deslocamento do lugar comum de ensino em busca do novo, envolvendo o processo de ensino-aprendizagem durante o percurso. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, cuja coleta de dados foi realizada entre os meses de novembro e dezembro de 2017. O instrumento da coleta de dados foi um questionário previamente preparado com perguntas abertas e fechadas. Os resultados apontam o que o IA traz para a formação dos docentes e a sua contribuição direta na formação desse público. Observa-se que, com essa estratégia de busca por conhecimento, é possível estabelecer uma rede a qual possibilita identificar as dificuldades, motivações e expectativas que o intercâmbio promove tanto para os docentes quanto para os discentes da Graduação em Turismo na Amazônia. 

Palavras-chave


acadêmico; intercâmbio; professor; turismo; universidade


Texto completo:

Referências


ANDRADE, A. L. M. S. Educação na Roma antiga. 2000. Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/educacao-na-roma-antiga/. Acesso em: 1 out. 2019.

BARTELL, M. Internationalization of universities: a university culture-based framework. Higher Education, v. 45, p. 43-70, 2003. DOI: https://doi.org/10.1023/A:1021225514599.

BELTA – BRAZILIAN EDUCATIONAL & LANGUAGE TRAVEL ASSOCIATION. Educação internacional. 2019. Disponível em: https://www.belta.org.br/category/noticias/page/17/. Acesso em: 30 set. 2019.

BRASIL. Ministério do Turismo. Turismo cultural: orientações básicas. 3. ed. Brasília, DF: Ministério do Turismo, 2008. Disponível em: http://antigo.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Turismo_Cultural_Versxo_Final_IMPRESSxO_.pdf. Acesso em: 1 nov. 2021.

BRASIL. Ministério do Turismo. Turismo de estudos e intercâmbio: orientações básicas. 2. ed. Brasília, DF: Ministério do Turismo, 2010. Disponível em: http://antigo.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Turismo_de_Estudos_e_Intercxmbio_Versxo_Final_IMPRESSxO_.pdf. Acesso em: 1 nov. 2021.

CABRAL, T. L. O.; SILVA, J. E. O.; SAITO, C. E. Realidade do intercâmbio e da mobilidade acadêmica na Universidade Federal de Santa Catarina. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 11.; CONGRESSO INTERNACIONAL IGLU, 2., 2011, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/29299/6.1.pdf?sequence=1. Acesso em: 1 dez. 2019.

CEVASCO. M. E. Dez lições sobre estudos culturais. São Paulo: Boitempo, 2003.

FIGUEIREDO, F. J. Q. A aprendizagem colaborativa de línguas: algumas considerações conceituais e terminológicas. In: FIGUEIREDO, F. J. Q. (org.). A aprendizagem colaborativa de línguas. 2. ed. Goiânia: Editora UFG, 2006. p. 11-45.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, n. 35, v. 2, p. 57-63, abr. 1995. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000200008.

HOUAISS, A.; VILLAR, M. S. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, v. 10, n. especial, p. 37-45, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-49802007000300004.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

MONTESANTI, B. Como funcionam os convênios entre universidades brasileiras e estrangeiras? 2016. Disponível em: https://www.estudarfora.org.br/como-funcionam-os-convenios-entre-universidades-brasileiras-e-estrangeiras/. Acesso em: 1 nov. 2021.

OCDE – ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Migração internacional: a face humana da globalização. Paris: OCDE, 2009. Disponível em: https://www.oecd.org/insights/43568967.pdf. Acesso em: 16 ago. 2022.

OLIVEIRA, S. L. Metodologia científica aplicada ao direito. 1. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

COSTA, A. M.; SIQUEIRA, A. L.; BENETTI, K. C.; DALMAU, M. B. L.; PEREIRA, M. F. A participação em programas de intercâmbio como alternativa complementar de formação: contribuições do Programa Escala ao Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. In: COLOQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTIÓN UNIVERSITARIA EN AMÉRICA DEL SUR, 5., 2005, Mar del Plata. Anais [...]. Mar del Plata: Universidad Nacional de Mar del Plata, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/97140. Acesso em: 20 set. 2022.

RAMOS, M. N. Currículo integrado. In: PEREIRA, I. B.; LIMA, J. C. F. (org.). Dicionário da educação profissional em saúde. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2009. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/publicacao/livro/dicionario-da-educacao-profissional-em-saude-segunda-edicao-revista-e-ampliada. Acesso em: 16 ago. 2022.

REJOWSKI, M.; COSTA, B. K. Turismo contemporâneo: desenvolvimento, estratégia e gestão. São Paulo: Atlas, 2003.

ROTARY. Intercâmbio de jovens. 2018. Disponível em: https://www.rotary.org/pt/our-programs/youth-exchanges. Acesso em: 1 nov. 2019.

SANTOS, S. R.; SANTOS, P. C.; HARDT, L. P. A.; JORDÃO, A. C. Turismo e Intercâmbio: contribuições para a formação discente nos cursos de graduação das instituições de ensino superior de São Luís, Maranhão. CULTUR – Revista de Cultura e Turismo, v. 8, n. 2, p. 57-85, 2014. Disponível em: http://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/348. Acesso em: 1 nov. 2021.

SEBBEN, A. Intercâmbio cultural: para entender e se apaixonar. 3. ed. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2007.

SILVA, C. C. S. Mobilidade corpórea de estudantes internacionais: as motivações dos estudantes internacionais acolhidos por instituições de educação superior localizadas em São Paulo e Belo Horizonte. Dissertação (Mestrado em Gestão Internacional) – Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2013. Disponível em: https://tede2.espm.br/handle/tede/17. Acesso em: 1 nov. 2021.

STALLIVIERI, L. O processo de internacionalização nas instituições de ensino superior. 2002. Disponível em: https://iglu.paginas.ufsc.br/files/2014/08/SLIDES-LUCIANE.pdf. Acesso em: 16 ago. 2022.

STALLIVIERI, L.; MONTEIRO, S. Diagnóstico do quadro atual das estruturas de relações internacionais acadêmicas. Educação Brasileira – Revista do CRUB, v. 27, n. 55, p. 13-37. 2005. Disponível em: https://www.crub.org.br/revista-da-educacao-brasileira-vol-27-n-55-publicada-pelo-crub-em-2005-esta-disponivel/. Acesso em: 20 set. 2022.

TEICHLER, U. The changing debate on internationalisation of higher education. Higher Education, v. 48, n 1, p. 5-26, 2004. DOI: https://doi.org/10.1023/B:HIGH.0000033771.69078.41.

SALÃO DO ESTUDANTE: o raio-x atual dos estudantes que pretendem estudar fora do Brasil. Terra, 11 mar. 2019. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/dino/salao-do-estudante-o-raio-x-atual-dos-estudantes-que-pretendem-estudar-fora-do-brasil,76a88c8e296edd48c6659012c89a1b4ddmplxiby.html. Acesso em: 16 nov. 2021.

UFPA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Histórico e Estrutura. 2017. Disponível em: https://www.portal.ufpa.br/index.php/universidade. Acesso em: 16 ago. 2022.

UNESCO – UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION. Trends in global higher education: tracking an academic revolution. A report prepared for the UNESCO 2009 World Conference on Higher Education. Paris: UNESCO, 2009. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000183219. Acesso em: 20 out. 2021.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

VILLANOVA, C. L. D. A diplomacia pública no Brasil: antecedentes históricos. In: VILLANOVA, C. L. D. Diplomacia pública e imagem do Brasil no século XXI. Brasília, DF: Fundação Alexandre de Gusmão, 2017. p. 153-173. Disponível em: http://funag.gov.br/loja/download/1203-DIPLOMACIA-PUBLICA_MIOLO_FINAL.pdf. Acesso em: 16 ago. 2022.

WORLD STUDY. Orçamento de intercâmbio: entenda como planejar os gastos. 2021. Disponível em: https://www.worldstudy.com.br/noticia/orcamento-intercambio. Acesso em: 16 ago. 2022.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id5772

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 893

Total de downloads do artigo: 674