Desafios e reflexões na prática docente: perspectivas de professores frente à inclusão de alunos surdos

Jaquelyne de Lacerda Sousa

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Juçara Lídia de Araújo Ângelo

Secretaria Municipal de Educação de Piancó (PB) Brasil

Resumo

A inclusão tem como princípio o atendimento a todos, o respeito às diferenças, valorização de uma educação que contemple as subjetividades dos sujeitos surdos, mudanças de metodologias e políticas públicas para promover a participação e uma aprendizagem satisfatória. Portanto, essa pesquisa objetiva analisar quais os desafios encontrados pelos docentes para inclusão efetiva dos alunos surdos de duas escolas públicas do município de Pombal-Paraíba. O procedimento metodológico empregado foi uma pesquisa bibliográfica e de campo, na qual utilizou-se um questionário online, viabilizado pelo Google Docs. Os autores analisaram os dados gerados a partir das respostas dos participantes, inferindo-se que esses compreendem a importância da inclusão, porém vivenciam desafios no trabalho com alunos surdos e afirmam não estarem preparados, pois além da falta de capacitações, os docentes não sabem Libras, o que dificulta ainda mais a comunicação entre professor e aluno. Há também a necessidade de materiais específicos para o desenvolvimento das atividades e os docentes ainda estão bastante dependentes do intérprete para desenvolver o conteúdo juntos aos discentes. Assim, por meio da discussão realizada, conseguimos alcançar os objetivos almejados e, assim, esperamos que o trabalho sirva como norteamento para o desenvolvimento de novas pesquisas, possibilitando aos leitores entender e/ou ampliar os conhecimentos sobre a discussão aqui levantada.

Palavras-chave


Alunos surdos; Desafios educacionais; Inclusão; Prática docente


Texto completo:

Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id5744

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