A utilização do Whatsapp e Hand Talk por alunos surdos na sala de aula

Geruza Pereira Sousa

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

Vivenciamos, nos últimos vinte anos, um crescente número de novas tecnologias que surgem, quase que diariamente. Percebemos, também, um aumento considerável no acesso e no uso constante dessas tecnologias, nos mais diversos setores sociais. No ambiente educacional, essa tecnologia pode se tornar um importante recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos nas salas de aula. Desse modo, esta pesquisa teve por objetivo geral refletir sobre o uso dos aplicativos Hand Talk e WhatsApp em aulas para alunos surdos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de revisão integrativa em que foram analisados 05 (cinco) artigos nos quais os autores descreveram a utilização do Hand Talk e WhatsApp em aulas de Libras com estudantes surdos. Assim, o presente trabalho tem como principais teóricos: Dias (2011), Santos e Dantas (2017), Costa e Silva (2019), Brennand, Giebelen e Santos (2011), entre outros. Os resultados apontam que os aplicativos Hand Talk e WhatsApp podem contribuir para o processo de aprimoramento da língua de sinais de alunos surdos. Contudo, eles não devem ser usados como substitutos do intérprete de Libras, mas sim, como ferramentas pedagógicas no processo educativo.

 

Palavras-chave


Aulas de Libras; Hand Talk; Tecnologias; WhatsApp


Texto completo:

Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id5674

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