A utilização do Whatsapp e Hand Talk por alunos surdos na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id5674Palavras-chave:
Aulas de Libras, Hand Talk, Tecnologias, WhatsAppResumo
Vivenciamos, nos últimos vinte anos, um crescente número de novas tecnologias que surgem, quase que diariamente. Percebemos, também, um aumento considerável no acesso e no uso constante dessas tecnologias, nos mais diversos setores sociais. No ambiente educacional, essa tecnologia pode se tornar um importante recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos nas salas de aula. Desse modo, esta pesquisa teve por objetivo geral refletir sobre o uso dos aplicativos Hand Talk e WhatsApp em aulas para alunos surdos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de revisão integrativa em que foram analisados 05 (cinco) artigos nos quais os autores descreveram a utilização do Hand Talk e WhatsApp em aulas de Libras com estudantes surdos. Assim, o presente trabalho tem como principais teóricos: Dias (2011), Santos e Dantas (2017), Costa e Silva (2019), Brennand, Giebelen e Santos (2011), entre outros. Os resultados apontam que os aplicativos Hand Talk e WhatsApp podem contribuir para o processo de aprimoramento da língua de sinais de alunos surdos. Contudo, eles não devem ser usados como substitutos do intérprete de Libras, mas sim, como ferramentas pedagógicas no processo educativo.
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