Uma análise do ensino de química na Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Júlio Sarmento frente aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n31p41-52Palavras-chave:
Ensino de Química, PCNEN, EEEM Mestre Júlio Sarmento, Contextualização, Interdisciplinaridade.Resumo
É perceptível a grande diferença existente entre o atual ensino de química e o ensino proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). Enquanto o primeiro continua respaldado na memorização e na preparação do aluno para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o segundo propõe um ensino interdisciplinar. Diante de tal realidade, faz-se necessária uma discussão sobre essa grande diferença existente entre a prática de ensino, defendida no PCNEM, e o atual ensino de química. De modo a verificar essa realidade, o principal objetivo deste trabalho foi identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência das divergências e das semelhanças entre o ensino de química oferecido na Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Júlio Sarmento, da cidade de Sousa-Paraíba, e as propostas dos PCNEM. A pesquisa teve um caráter explicativo e foi realizada por meio de levantamento de dados, utilizando um questionário como instrumento de coleta de informações. Os sujeitos da pesquisa foram os cinco professores responsáveis pela disciplina de química no ensino médio da referida escola. Após a análise dos dados, verificou-se que os fatores que mais contribuem para as divergências são: o currículo extenso do ensino médio, a superlotação de salas e a falta de interesse por parte dos alunos. Sobre as semelhanças com as propostas do documento, é possível afirmar que o fator que mais se assemelha é a contextualização do ensino de química, diante das metodologias utilizadas pelos professores, dando ao aluno a oportunidade de estudar conceitos químicos a partir de acontecimentos cotidianos.
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