Sistema de iluminação baseado em lâmpada LED inteligente
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n26p56-63Palavras-chave:
Lâmpada inteligente, Iluminação natural, Economia de energia elétrica, LinearizaçãoResumo
Este artigo aborda o estudo e desenvolvimento do protótipo de uma lâmpada inteligente, baseada na plataforma Arduino e capaz de combinar a iluminação artificial com a natural. O controle de brilho de uma lâmpada construída com LEDs (Light Emitting Diodes, ou Diodos Emissores de Luz) foi realizado por uma saída com PWM (Pulse Width Modulation, ou Modulação por Largura de Pulso) do microcontrolador ATMEGA328 da placa Arduino Uno R3, enquanto para a determinação da intensidade da iluminação natural, um sensor LDR (Light Dependent Resistor, ou Resistor Dependente de Luz) foi linearizado e caracterizado para fornecer, por meio de uma equação de ajuste de curva, os valores de iluminância. A lâmpada, quando totalmente desenvolvida, poderá ser utilizada em ambientes como as salas de aula do IFPB, para redução do consumo de energia elétrica, mantendo uma intensidade luminosa ótima durante o dia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.