Sistema de iluminação baseado em lâmpada LED inteligente

Franklin Batista Andrade

IFPB - Campus João Pessoa Brasil

Larissa Pereira de Queiroz

IFPB - Campus João Pessoa Brasil

Lamarks Tiburtino Campos Cavalcanti

IFPB - Campus João Pessoa Brasil

Francisco Fechine Borges

IFPB - Campus João Pessoa Brasil

Alexandre Fonseca D’Andrea

IFPB - Campus João Pessoa Brasil

Resumo

Este artigo aborda o estudo e desenvolvimento do protótipo de uma lâmpada inteligente, baseada na plataforma Arduino e capaz de combinar a iluminação artificial com a natural. O controle de brilho de uma lâmpada construída com LEDs (Light Emitting Diodes, ou Diodos Emissores de Luz) foi realizado por uma saída com PWM (Pulse Width Modulation, ou Modulação por Largura de Pulso) do microcontrolador ATMEGA328 da placa Arduino Uno R3, enquanto para a determinação da intensidade da iluminação natural, um sensor LDR (Light Dependent Resistor, ou Resistor Dependente de Luz) foi linearizado e caracterizado para fornecer, por meio de uma equação de ajuste de curva, os valores de iluminância. A lâmpada, quando totalmente desenvolvida, poderá ser utilizada em ambientes como as salas de aula do IFPB, para redução do consumo de energia elétrica, mantendo uma intensidade luminosa ótima durante o dia.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n26p56-63

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2279

Total de downloads do artigo: 1607