Avaliação da permeação por hidrogênio em corpos de prova tracionados do aço API 5L X60 utilizado no setor de petróleo e gás

Autores

  • Misael Souto de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) http://orcid.org/0000-0002-7158-378X
  • Edleuson Saraiva da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
  • Reginaldo Florencio de Paiva Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
  • Bruno Allison Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
  • Eudésio Oliveira Vilar Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) http://orcid.org/0000-0002-8613-1938

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n27p104-110

Palavras-chave:

Aço API 5L X60, Permeação por Hidrogênio, Fragilização por Hidrogênio

Resumo

As propriedades mecânicas de dutos podem ser prejudicadas pela interação hidrogênio-metal devido aos efeitos de substâncias ácidas, tais como o H2 S, cuja ação isolada ou combinada com as tensões atuantes na estrutura pode gerar processos de degradação, como a Fragilização por Hidrogênio. Outros fatores podem agravar esse processo, como as tensões residuais. Diante da importância do fenômeno, este trabalho tem como objetivo principal o projeto e desenvolvimento de um sistema de aplicação de esforços em corpos de prova, bem como a realização de testes de permeação eletroquímica de hidrogênio em aço API 5L X60 sob tais condições. Um dispositivo para a realização de testes de permeação eletroquímica de hidrogênio em corpos de prova submetidos a tensões foi projetado e construído. Com isso, foi possível observar, experimentalmente, a influência da tensão sobre o fluxo de hidrogênio permeado sob a amostra durante o experimento. Verificouse que quando o fluxo de permeação de hidrogênio atingiu o estado estacionário de permeação, foi possível alterar esse fluxo com a aplicação de esforços nas amostras. Tensões próximas a 20% do limite de escoamento do material foram suficientes para a observação do fenômeno, já que a permeabilidade foi aumentada em torno de 16% nestas condições.

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Publicado

2015-12-02

Edição

Seção

Engenharias III - Engenharia Mecânica

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