- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
O uso de ferramentais digitais como objeto de aprendizagem no ensino de desenho técnico mecânico
Resumo
A cultura da mobilidade, associada com o crescimento acelerado do uso dos aparelhos celulares, faz com que as pessoas possam interagir utilizando diferentes linguagens, logo, trabalhar com as culturas digitais e com as tecnologias móveis na escola não é apenas uma nova metodologia de aprendizagem, mas também pensar nesse novo sujeito da sociedade. Considerando que muitas escolas e professores baseiam-se em metodologias arcaicas de ensino, transformações são necessárias no intuito de o docente adequar seus recursos empregados em aula para os alunos do século XXI. Para o ensino do desenho técnico, essa adequação sempre foi um grande desafio para os docentes. A capacidade de abstração dos alunos é considerada um divisor de águas para a compreensão dos conceitos e técnicas empregados para a execução dos desenhos. Assim, o professor tem o desafio na elaboração de Objetos de Aprendizagem, de modo a se procurar a melhor maneira de o aluno poder compreender os conceitos apresentados. Sendo assim, o presente projeto teve por objetivo a elaboração de Objetos de Aprendizagem na forma de vídeos e GIFs animados, com uso de ferramentas digitais e softwares apropriados, para as disciplinas de desenho técnico mecânico do IFPB. A escolha das peças a serem trabalhadas foi realizada com base na ABNT e bibliografia especializada. A modelagem e criação de animações/vídeos foram feitas de forma a deixar a aula mais intuitiva e de mais fácil entendimento por parte dos alunos que têm baixa percepção espacial 3D. Criaram-se blog e canal de compartilhamento via YouTube, como forma de publicação desses Objetos de Aprendizagem, em que se verificou que o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação foi empregado com êxito. No decorrer do projeto, verificou-se a necessidade de que as instituições escolares também mudem e concebam a formação dos professores como parte integrante dos projetos por elas desenvolvidos.
Palavras-chave
Culturas Digitais; Ensino; Desenho Técnico; Objetos de Aprendizagem; Tecnologia da Informação e Comunicação
Texto completo:
Referências
ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 10067 – Princípios gerais de representação em desenho técnico. Rio de Janeiro, 1995.
CARNEIRO, M. L. F.; SILVEIRA, M. S. Objetos de Aprendizagem com elementos facilitadores a Distância. Educar em Revista, Edição especial, n. 4, p. 235-260, 2014.
GIESECKE, F. E. ; MITCHELL, A. Comunicação gráfica moderna. 1ª ed. Editora Bookman, 2001.
LEITE, L.; AGUIAR, M. Tecnologia Educacional: das práticas tecnicistas à cibercultura. In: RAMAL, A.; SANTOS, E. Mídias e Tecnologias na Educação Presencial e a Distância. Rio de Janeiro: LTC, 2016. p. 21-48.
LUCENA, S. Culturas digitais e tecnologias móveis na educação. Educar em Revista, n. 59, p. 277-290, 2016.
MACHADO, C. Formação de Professores para Utilização das TIC no SENAC. B. Tec. Senac, v. 42, n.1, p. 114-133, 2016.
PIECHNICKI, A. D. S.; KOVALESKI, J. L.; RIBEIRO, R. J. Um objeto de aprendizagem para o ensino de desenho técnico. Revista Eletrônica Multidisciplinar Pindorama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, IFBA, v. 3, n. 02, 2012.
PRIETO, G.; VELASCO, A. D. Visualização Espacial, Raciocínio Indutivo e Rendimento Acadêmico em Desenho Técnico. ABRAPEE, v.10, n.1, p. 11-19, 2006.
RABELLO, C.V. Uma investigação sobre o uso de ferramentas digitais do dia-a-dia para aprendizagem de matemática. 2012. 94f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática, Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, 2012.
SILVA, A. et al. Desenho técnico moderno. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2006.
SILVA, R.F.; CORREA, E. S. Novas tecnologias e educação: a evolução do processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea. Educação & Linguagem, n.1, p. 23‐35, 2014.
TRINDADE, B. Ambiente híbrido para a aprendizagem dos fundamentos de desenho técnico para as engenharias. 2002. 188f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis, 2002.
YOUTUBE, Canal Ensino Tecnológico. Disponível em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLiePiueABsXTL3obLnSavwAcUMKApMTJa.
WORPRESS, blog Ensino Tecnológico. Disponível em: https://ensinotecnologico.wordpress.com/desenho-tecnico-mecanico/.
Visitas a este artigo: 2543
Total de downloads do artigo: 2086