- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Experiência extensionista na construção de material didático para o ensino da Educação Ambiental
Resumo
Este estudo apresenta um relato de experiências vivenciadas na Extensão Universitária com o projeto Preservação da água: conhecer para cuidar, o qual visa contribuir para a melhoria da Educação Ambiental da temática água na região do Baixo Jaguaribe, que se constituiu em um espaço formativo para o desenvolvimento de atividades educacionais tais como: criação de jogos educacionais, infográficos, estudos metodológicos, entre outras, para discutir e ampliar o conhecimento acerca da temática água nas escolas de ensino básico. Visando à formação inicial de professores a partir da experiência na extensão universitária, o papel das metodologias de ensino inicia-se na prática interdisciplinar e na integração ensino-pesquisa-extensão. O processo investigativo foi realizado mediante análise documental e relatos dos acadêmicos. Pontua-se que as experiências e práticas pedagógicas desenvolvidas durante o projeto de extensão, por ações interdisciplinares, evidenciam que o diálogo entre teoria, prática, formação de acadêmicos e a integração com a comunidade externa contribuíram para a formação inicial docente por meio da interação, cooperação na construção de recursos e estratégias de ensino a serem desenvolvidas pelos professores da Educação Básica.
Palavras-chave
educação ambiental; ensino; experiência extensionista; extensão universitária; formação docente.
Texto completo:
Referências
BARANITA, I. M. C. A importância do Jogo no Desenvolvimento da Criança. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação na especialidade da Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor) – Escola Superior de Educação Almeida Garrett, Lisboa, 2012. Disponível em: https://recil.ensinolusofona.pt/bitstream/10437/3254/1/Dissertacao.pdf. Acesso em: 26 nov. 2020.
BECKER, F.; MARQUES, T. B. I. (org.). Ser professor é ser pesquisador. Porto Alegre: Mediação, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Andre-Da-Fonseca/publication/322742818_SER_PROFESSOR_E_SER_PESQUISADOR/links/5a6c8a28458515d407567080/SER-PROFESSOR-E-SER-PESQUISADOR.pdf. Acesso em: 19 jan. 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm. Acesso em: 19 jan. 2021.
BREDA, T.; PICANÇO, J. D. A Educação Ambiental a partir de jogos: aprendendo de forma prazerosa e espontânea. In: SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TRANSDICIPLINARIDADE, 2., 2011, Goiânia. Anais [...].Goiânia: UFG, 2011. p. 1-13. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/52/o/2_EDUCACAO_AMBIENTAL_com_JOGOS.pdf. Acesso em: 19 jan. 2020.
CARVALHO, W. F; BRIGHENTI, L. S.; THOMÉ, R. G.; SANTOS, H. B. Elaboração de um guia ilustrado com a ictiofauna do Rio Itapecerica, Divinópolis-MG: educação e conscientização ambiental. Revista em Extensão, v. 19, n. 1, p. 106-118, 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/REE-v19n12020-53355.
COSTA, M. C. R.; RODRIGUES, M. R. A. S.; MENDES, F. R. S.; VASCONCELOS, S. O. S.; MEDEIROS, N. F. M.; MARINHO, M. M.; MARINHO, E. S. Contextualização do uso racional da água pelas escolas públicas de Limoeiro do Norte (Ceará-Brasil): Experiência formativa na Extensão Universitária. Revista Brasileira de Meio Ambiente, v. 8, n. 1, p. 30-42, 2020. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.3612325.
DINIZ, E. G. M.; SILVA, A. M.; NUNES, P. H. V.; FRANCA, W. W. M.; ROCHA, J. V. R.; SILVA, D. V. S. P.; SANTOS, V. H. B.; ARAÚJO, H. D. A.; ALBUQUERQUE, M. C. P. A.; AIRES, A. L. A extensão universitária frente ao isolamento social imposto pela Covid-19. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 9, p. 72999-73010, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-669.
FOREXT – FORUM DE EXTENSÃO E AÇÃO COMUNITÁRIA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIAS. Extensão nas Instituições Comunitárias de Ensino Superior: Referenciais para a construção de uma Política Nacional de Extensão nas ICES. Itajaí, SC: Editora da UNIVALI, 2013. E-book. Disponível em: http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20150309182334.pdf. Acesso em: 26 nov. 2020.
GIORDANI, L. F.; RIBAS, R. P. Formação de professores nos jogos lógicos de tabuleiro. Expressa Extensão, Pelotas, v. 21, n. 2, p. 97-107, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/7869. Acesso em: 19 jan. 2019.
LONGAREZI, A. M.; SILVA, J. L. Pesquisa-formação: um olhar para sua constituição conceitual e política. Revista Contrapontos, v. 13, n. 3, p. 214-225, fev. 2013. DOI: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v13n3.p214-225.
LOPES, F. A. D.; JAFELICE, L. C. Educação e as novas concepções de realidade, interação e conhecimento. Educação & Realidade, v. 38, n. 3, p. 789-811, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/24863. Acesso em: 19 jan. 2020.
MARIA, V. M.; ALMEIDA, S.; SILVA, A. X.; ALMEIDA, B. C.; FURTADO, J. L.; BARBOSA, R. V. C. A Ludicidade no processo ensino-aprendizagem. Corpus et Scientia, v. 5, n. 2, p. 5-17, 2009. Disponível em: http://apl.unisuam.edu.br/revistas/index.php/corpusetscientia/article/view/159. Acesso em: 19 jan. 2020.
MOREIRA, M. I. C.; STENGEL, M.; FELIPPE, W. C. Extensão na pós-graduação em psicologia: experiências em inserção social. Pretextos-Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 4, n. 8, p. 17-29, 2019. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pretextos/article/view/22034. Acesso em: 19 jan. 2020.
NASCIMENTO, J. S.; DANTAS, V. M. C. S. Educação Ambiental e atividade extensionista: A ludicidade como prática pedagógica. Caderno de Graduação - Ciências Biológicas e da Saúde – UNIT - SERGIPE, v. 6, n. 2, p. 65-74, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/8679. Acesso em: 19 jan. 2020.
NUNES, A. L. P. F.; SILVA, M. B. C. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, v. 4, n. 7, p. 119-133, jul./dez. 2011. Disponível em: https://revista.uemg.br/gtic-malestar/article/view/60. Acesso em: 19 jan. 2020.
PATRIARCHA-GRACIOLLI, S. R.; MELIM, A. P. G. Contributos do projeto de extensão “Labinter” para a formação docente. III Jornada Brasileira de Educação e Linguagem/III Encontro do Profeduc e Profletras/XII Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul, v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: https://anaisonline.uems.br/index.php/jornadaeducacao/article/view/4904. Acesso em: 19 jan. 2020.
PINTO, F. R. M. COVID-19: A new crisis that reinforce inequality in higher education in Brazil. Scielo Preprints, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.1341.
RIES, E. F.; ROCHA, V. M. P.; SILVA, C. G. L. Avaliação do ensino remoto de epidemiologia em uma universidade pública do Sul do Brasil durante pandemia de COVID-19. Sielo Preprints, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.1152.
RODRIGUES, A. L. L.; COSTA, C. L. N. A.; PRATA, M. S.; BATALHA, T. B. S.; PASSOS NETO, I. F. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-SERGIPE, v. 1, n. 16, p. 141-148, 2013. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/494. Acesso em: 19 jan. 2020.
SOUSA, D. S.; MENESES, A.S.F.; MENDES, F. R. S.; MARINHO, M. M.; VASCONCELOS, S. O. S.; MARINHO, E. S. Utilização de animações como metodologia ativa para o ensino da Educação Ambiental. Educação Ambiental (Brasil), v. 1, n. 3, p. 53-64, 2020a. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.4460771.
SOUSA, D. S.; FERREIRA, R. S.; VASCONCELOS, S. O. S.; MENDES, F. R. S.; MEDEIROS, N. F. M.; MARINHO, M. M.; MARINHO, E. S. Formação docente e a atividade extensionista: A abordagem da temática água nas escolas públicas do município de Russas-CE. Revista Brasileira de Assuntos Interdisciplinares (REBAI), v. 7, n. 1, p. 41-60, 2020b. Disponível em: http://faesf.com.br/revista-interdisciplinar-faesf/index.php/Revista_Faesf/issue/view/8/95. Acesso em: 19 jan. 2020.
TIMM, T.; GROENWALD, C. L. O. A curricularização da extensão universitária em um curso de formação de professores de matemática. Cadernos Cenpec, v. 8, n. 1, p. 208-234, ago. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v8i1.395.
Visitas a este artigo: 1997
Total de downloads do artigo: 1546