Experiência extensionista na construção de material didático para o ensino da Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id5328Palavras-chave:
educação ambiental, ensino, experiência extensionista, extensão universitária, formação docente.Resumo
Este estudo apresenta um relato de experiências vivenciadas na Extensão Universitária com o projeto Preservação da água: conhecer para cuidar, o qual visa contribuir para a melhoria da Educação Ambiental da temática água na região do Baixo Jaguaribe, que se constituiu em um espaço formativo para o desenvolvimento de atividades educacionais tais como: criação de jogos educacionais, infográficos, estudos metodológicos, entre outras, para discutir e ampliar o conhecimento acerca da temática água nas escolas de ensino básico. Visando à formação inicial de professores a partir da experiência na extensão universitária, o papel das metodologias de ensino inicia-se na prática interdisciplinar e na integração ensino-pesquisa-extensão. O processo investigativo foi realizado mediante análise documental e relatos dos acadêmicos. Pontua-se que as experiências e práticas pedagógicas desenvolvidas durante o projeto de extensão, por ações interdisciplinares, evidenciam que o diálogo entre teoria, prática, formação de acadêmicos e a integração com a comunidade externa contribuíram para a formação inicial docente por meio da interação, cooperação na construção de recursos e estratégias de ensino a serem desenvolvidas pelos professores da Educação Básica.
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