- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Estágio supervisionado e formação docente: um estudo do discurso na produção acadêmica da Licenciatura em Computação à distância UAB/UECE
Resumo
Sendo o estágio supervisionado parte essencial da formação de professores, precisa ser entendido no meio acadêmico como oportunidade de alinhamentos, confrontos e reflexões sobre as relações teórico-metodológicas do ensino e as realidades dos contextos profissionais. Os relatórios de estágio são rica fonte de informação sobre esse período e sua análise pode contribuir para a ampliação da visão sobre os diversos saberes envolvidos na formação docente e sua aprendizagem. Os avanços tecnológicos são parte, se não promotores, de diversas mudanças acontecidas na sociedade e grande ferramenta para a mudança de paradigmas na atuação escolar. Em contrapartida, porém, há considerável distanciamento entre as atividades docentes e esse universo tecnológico, ampliado pelas formações iniciais ainda incipientes na lida com essas tecnologias. Software, metodologias com objetos educacionais, criação de jogos ainda são muito distantes de profissionais da educação e de professores em formação. A Licenciatura em Computação à Distância, é uma proposta da Universidade Estadual do Ceará, UECE, em conjunto com a Universidade aberta do Brasil, UAB, de formar professores que possam lidar diretamente com essas questões e propor suporte técnico e pedagógico para as escolas, bem como atuar em sua formação. Esse estudo analisa as produções acadêmicas de uma turma de estágio supervisionado do município de Limoeiro do Norte, Ceará, a partir de suas experiências nas escolas no 1º semestre do ano de 2019. Através da análise documental dos relatórios de estágio, busca-se apresentar as preocupações, motivações e percepções sobre a realidade escolar, a função pedagógica do professor de computação e as contribuições que pode trazer aos ambientes escolares. Por outra via observou-se nessa construção, a relação entre o perfil do egresso desejado pelo curso e as atividades proporcionadas pelos alunos.
Palavras-chave
Formação docente; Estágio supervisionado; Licenciatura em computação
Texto completo:
Referências
ARTIGUE, M. Formação tecnológica para professores: Um grande desafio. In: VASCONCELOS, F. H. L.; SANTOS, M. J. C. D.; SOARES NETO, J. Tecnologias da educação: formação docente, inovação científica e práticas pedagógicas. Fortaleza: Editora Pontes, 2019.
BARRETO, R. G. Tecnologia: trabalho e formação docente. Educação & sociedade, 25, n. 89, dez. 2004. 1181 -1201. Acesso em: 08 outubro 2018.
BRASIL. Resolução CNE/CES nº 5, de 16 de novembro de 2016. Resolução Nº 5, de 16 de novembro de 2016. 1. ed. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 17 nov. 2016. v. 1, n. 1, p. 22-24. Disponível em: encurtador.com.br/pqtwB. Acesso em: 02 fev. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CPNº:22/2019 de 07 de novembro de 2019. Faz a revisão e atualização da Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura). Disponível em: encurtador.com.br/GNR13. Acesso em 02 de fevereiro de 2020.
BRASILINO, A. D. M.; PISCHETOLA,; COIMBRA, C. A. Q. Formação docente e letramento digital: uma análise de correlação na base da pesquisa tic educação. São Paulo. 2017.
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA – CCT (Fortaleza - Ce). Universidade Estadual do Ceará (Ed.). Projeto político pedagógico licenciatura em computação a distância. Fortaleza-Ce: Uece, 2014. 138 p. Disponível em: encurtador.com.br/hyCGO. Acesso em: 02 fevereiro de 2020.
CIMADEVILA, M. P. R.; ZUCHETTI, T.; BASSANI, P. B. S. O "novo profissional da rede estadual do Rio Grande do Sul e as tecnologias na educação. ETD Educação temática digital, São Paulo, SP, p. 67-86, abril 2013. Disponivel em: encurtador.com.br/BJSU2. Acesso em: 2018 dez. 12.
CHAGAS, Zorália Brito das. Os professores dos laboratórios de informática educativa da prefeitura municipal de fortaleza: um retrato da formação destes atores sociais nas escolas públicas de fortaleza entre 2000 e 2001. 2002. 64 f. Monografia (Especialização) - Curso de Universidade Federal do Ceara - Ufc, Departamento de Estudos Especializados da Faced/ufc, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza, Ce, 2002. Cap. 5. Disponível em: http://www.multimeios.ufc.br/arquivos/pc/monografias/monografia-zoralia.pdf. Acesso em: 12 set. 2019.
COMITÊ GESTOR DE INTERNET DO BRASIL CGI. Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2017. São Paulo: Núcleo de Informação e coordenação do Ponto BR (Brasil), v. 1, 2018. 438 p. Disponível em: encurtador.com.br/oyZ69/. Acesso em: 19 jan. 2019.
DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 27. ed. Petrópolis, Rj: Vozes, 2008. 106 p.
GATTI, Bernardete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, Sp, v. 31, n. 113, p.1355-1379, dez. 2010. Trimestral. Disponível em: https://www.cedes.unicamp.br/publicações/edição/77. Acesso em: 08 jan. 2020.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, [s.l.], v. 35, n. 3, p.20-29, jun. 1995. FapUNIFESP(SciELO).http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75901995000300004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034- 75901995000300004. Acesso em: 10 fev.2020
OLIVEIRA, R. D. Informática educativa: dos planos e discursos à sala de aula. Campinas: Papirus editora, v. 1, 1997. 176 p. coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico.
PAPERT, S. Mindstorms: Children, computers and powerfull ideas. New York: Basic Books Inc., 1980. 225 p.
POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Rj: Vozes, 2008. (Coleção Sociologia). Tradução de Ana Cristina Nasser.
PRENSKY, M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. Tradução de Eric Yamagute. São Paulo: Senac, 2012. 553 p.
RABARDEL, P. Les hommes et les technologies: approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin, 1995. 239 p. Disponível em: encurtador.com.br/mqW37. Acesso em: 10 abril 2018.
SEVERINO, A. J. Ensino e pesquisa na docência universitária: caminhos para a integração. Pró-Reitoria de Graduação - Universidade de São Paulo. ed. São Paulo: FEUSP, v. 1, 2008.
SEVERINO, Antonio Joaquim.; Docência e pesquisa: o PIBIC e o PIBID como estratégias pedagógicas. Revista Intersaberes, v. 11, n. 22 (2016). Disponível em: https://goo.gl/qESrex. Acesso em 12/12/2019.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, v. 1, 2014. 325 p.
VASCONCELOS, S. O. S.; MARINHO, E. S. A INFORMÁTICA EDUCATIVA E OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. REVISTA EDUCACIONAL INTERDISCIPLINAR - REDIN, TAQUARA - RS, v. 7, n. 1, p. 12, DEZ 2018. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/v iew/1074/656. Acesso em: 25 ago. 2019.
Visitas a este artigo: 1359
Total de downloads do artigo: 924