Estágio supervisionado e formação docente: um estudo do discurso na produção acadêmica da Licenciatura em Computação à distância UAB/UECE

Sandro Olímpio Silva Vasconcelos

ORCID iD Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Brasil

Marcia Machado Marinho

ORCID iD Universidade Federal do Ceará (UFC) Brasil

Gabrielle Silva Marinho

ORCID iD Universidade Estadual do Ceará (UECE) Brasil

Normândia de Farias Mesquita Medeiros

ORCID iD Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Brasil

Emmanuel Silva Marinho

ORCID iD Universidade Estadual do Ceará (UECE) Brasil

Resumo

Sendo o estágio supervisionado parte essencial da formação de professores, precisa ser entendido no meio acadêmico como oportunidade de alinhamentos, confrontos e reflexões sobre as relações teórico-metodológicas do ensino e as realidades dos contextos profissionais. Os relatórios de estágio são rica fonte de informação sobre esse período e sua análise pode contribuir para a ampliação da visão sobre os diversos saberes envolvidos na formação docente e sua aprendizagem. Os avanços tecnológicos são parte, se não promotores, de diversas mudanças acontecidas na sociedade e grande ferramenta para a mudança de paradigmas na atuação escolar. Em contrapartida, porém, há considerável distanciamento entre as atividades docentes e esse universo tecnológico, ampliado pelas formações iniciais ainda incipientes na lida com essas tecnologias. Software, metodologias com objetos educacionais, criação de jogos ainda são muito distantes de profissionais da educação e de professores em formação. A Licenciatura em Computação à Distância, é uma proposta da Universidade Estadual do Ceará, UECE, em conjunto com a Universidade aberta do Brasil, UAB, de formar professores que possam lidar diretamente com essas questões e propor suporte técnico e pedagógico para as escolas, bem como atuar em sua formação. Esse estudo analisa as produções acadêmicas de uma turma de estágio supervisionado do município de Limoeiro do Norte, Ceará, a partir de suas experiências nas escolas no 1º semestre do ano de 2019. Através da análise documental dos relatórios de estágio, busca-se apresentar as preocupações, motivações e percepções sobre a realidade escolar, a função pedagógica do professor de computação e as contribuições que pode trazer aos ambientes escolares. Por outra via observou-se nessa construção, a relação entre o perfil do egresso desejado pelo curso e as atividades proporcionadas pelos alunos.

Palavras-chave


Formação docente; Estágio supervisionado; Licenciatura em computação


Texto completo:

Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id4013

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