Utilização das tecnologias digitais no ensino do espanhol: uma revisão integrativa

Simone Gomes Torquato

Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) Brasil

Jociano Coêlho de Souza

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Maria das Graças de Oliveira Pereira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Luis Humberto Franquet

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

A pandemia do COVID-19, declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em março de 2020, modificou as práticas pedagógicas e expôs uma fragilidade importante das instituições de ensino e dos professores de espanhol. Será que vínhamos desenvolvendo competências digitais suficientes para atuar de forma remota? E esses recursos digitais serão eficazes no ensino do idioma espanhol para o Ensino Médio? Justificando-se com essas preocupações, este estudo foi construído baseado em uma revisão integrativa cuja questão norteadora foi descobrir o que os estudos publicados antes da pandemia do COVID-19 indicavam sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC) pelos professores de língua espanhola do Ensino Médio. Para tal, realizou-se preliminarmente a fundamentação teórica, citando pesquisadores como Bacich (2018, 2020) e Rojo (2013). Em seguida foi executada a busca nas bases de dados disponíveis na internet por trabalhos diversos como artigos, teses e/ou dissertações, que tivessem sido realizados em um recorte temporal que abarcasse os anos de 2014 a 2019. Todos os estudos demonstraram que as TDIC são motivadoras, estimulam a autonomia e tornam a aprendizagem do espanhol significativa, ao mesmo tempo em que afirmavam a necessidade de preparação dos professores para as inovações tecnológicas.

Palavras-chave


Aprendizagem; Espanhol; Educação; Ensino Médio; TDIC


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id5308

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