A pedagogia visual no ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos

Jailma Dionisio da Silva

ORCID iD Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Brasil

Camila Michelyne Muniz da Silva

ORCID iD Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Brasil

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever e analisar as contribuições da utilização da Pedagogia Visual no ensino da Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua (L2) para alunos surdos. Os dados discutidos neste trabalho foram obtidos a partir de pesquisa exploratória, submetida à análise qualitativa. Nesse sentido, foi realizado levantamento bibliográfico de publicações acerca da educação de alunos surdos, com ênfase no ensino da modalidade escrita da Língua Portuguesa como L2, bem como de estudos sobre a Pedagogia Visual, na qual se destacam conceitos e métodos de ensino específicos para esse público. Todos esses materiais serviram para traçar caminhos na obtenção de respostas, que auxiliaram na construção e no desenvolvimento deste estudo. Os resultados indicam que a utilização de recursos visuais destinados aos alunos surdos deve estar vinculada à prática da sala de aula, tanto no ensino da Libras como primeira língua (L1) quanto no ensino da Língua Portuguesa como L2. Portanto, conclui-se que é necessária a utilização de metodologias estruturadas a partir de uma Pedagogia Visual, que proponham um ensino significativo para a aprendizagem e o desenvolvimento desses alunos.

Palavras-chave


Educação de alunos surdos; Língua portuguesa; Pedagogia visual; Segunda língua


Texto completo:

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