Mulheres em STEM: uma iniciativa em tempos de pandemia de COVID-19

Maria de Lourdes Melo Guedes Alcoforado

ORCID iD Universidade de Pernambuco (UPE) Brasil

Maria Bernadete de Morais França

ORCID iD Universidade Estadual de Londrina (UEL) Brasil

Suzete Élida Nóbrega Correia

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

Um dos objetivos de desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza no mundo, de acordo com a UNESCO, é promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas as pessoas. É direito das mulheres terem acesso igualitário à educação e a carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (Science, Technology, Engineering and Mathematics – STEM), a fim de que se possa considerar perspectivas desenvolvimentistas e científicas, pois são visíveis as diferenças de gênero e sub-representação das mulheres nestas áreas. Posto isso, no Brasil e no mundo, algumas intervenções estão sendo desenvolvidas com a finalidade de estimular a participação de meninas e mulheres neste campo. Neste sentido, o objetivo deste artigo é relatar uma ação, denominada Ciclo de Palestras na Pós-Graduação – Mulheres em STEM, desenvolvida durante a pandemia de COVID-19, quando quase a totalidade da população acadêmica brasileira teve que se manter em seus lares, fazendo uso das ferramentas de videoconferência. A finalidade do ciclo de palestras é trazer à tona vozes femininas de diferentes regiões brasileiras que se destacam enquanto pesquisadoras e trabalhadoras em STEM. Os resultados foram obtidos pelo número de participantes e instituições de nível superior e por meio de pesquisa de opinião com pessoas não identificadas, que classificaram a iniciativa como positiva, tanto no formato adotado quanto na divulgação dos trabalhos de mulheres cientistas.

Palavras-chave


desigualdade de gênero; desenvolvimento sustentável; inclusão social; STEM


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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id4941

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