Mulheres em STEM: uma iniciativa em tempos de pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id4941

Palavras-chave:

desigualdade de gênero, desenvolvimento sustentável, inclusão social, STEM

Resumo

Um dos objetivos de desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza no mundo, de acordo com a UNESCO, é promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas as pessoas. É direito das mulheres terem acesso igualitário à educação e a carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (Science, Technology, Engineering and Mathematics – STEM), a fim de que se possa considerar perspectivas desenvolvimentistas e científicas, pois são visíveis as diferenças de gênero e sub-representação das mulheres nestas áreas. Posto isso, no Brasil e no mundo, algumas intervenções estão sendo desenvolvidas com a finalidade de estimular a participação de meninas e mulheres neste campo. Neste sentido, o objetivo deste artigo é relatar uma ação, denominada Ciclo de Palestras na Pós-Graduação – Mulheres em STEM, desenvolvida durante a pandemia de COVID-19, quando quase a totalidade da população acadêmica brasileira teve que se manter em seus lares, fazendo uso das ferramentas de videoconferência. A finalidade do ciclo de palestras é trazer à tona vozes femininas de diferentes regiões brasileiras que se destacam enquanto pesquisadoras e trabalhadoras em STEM. Os resultados foram obtidos pelo número de participantes e instituições de nível superior e por meio de pesquisa de opinião com pessoas não identificadas, que classificaram a iniciativa como positiva, tanto no formato adotado quanto na divulgação dos trabalhos de mulheres cientistas.

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Publicado

2022-03-26

Edição

Seção

Educação

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