Mulheres em STEM: uma iniciativa em tempos de pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id4941Palavras-chave:
desigualdade de gênero, desenvolvimento sustentável, inclusão social, STEMResumo
Um dos objetivos de desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza no mundo, de acordo com a UNESCO, é promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas as pessoas. É direito das mulheres terem acesso igualitário à educação e a carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (Science, Technology, Engineering and Mathematics – STEM), a fim de que se possa considerar perspectivas desenvolvimentistas e científicas, pois são visíveis as diferenças de gênero e sub-representação das mulheres nestas áreas. Posto isso, no Brasil e no mundo, algumas intervenções estão sendo desenvolvidas com a finalidade de estimular a participação de meninas e mulheres neste campo. Neste sentido, o objetivo deste artigo é relatar uma ação, denominada Ciclo de Palestras na Pós-Graduação – Mulheres em STEM, desenvolvida durante a pandemia de COVID-19, quando quase a totalidade da população acadêmica brasileira teve que se manter em seus lares, fazendo uso das ferramentas de videoconferência. A finalidade do ciclo de palestras é trazer à tona vozes femininas de diferentes regiões brasileiras que se destacam enquanto pesquisadoras e trabalhadoras em STEM. Os resultados foram obtidos pelo número de participantes e instituições de nível superior e por meio de pesquisa de opinião com pessoas não identificadas, que classificaram a iniciativa como positiva, tanto no formato adotado quanto na divulgação dos trabalhos de mulheres cientistas.
Downloads
Referências
AGÊNCIA UEL. Projeto TechNinas insere meninas no universo da robótica. Agência UEL de Notícias, Londrina, 23 out. 2019. Disponível em: http://www.uel.br/com/agenciaueldenoticias/index.php?arq=ARQ_not&id=29477. Acesso em: 27 ago. 2020.
ARAÚJO, M. T.; TONINI, A. M. A participação das mulheres nas áreas de STEM (science, technology engineering and mathematics). Revista de Ensino de Engenharia, v. 38, n. 3, p. 118-125, 2019. Disponível em: http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/1693. Acesso em: 27 ago. 2020.
BOLZANI, V. S. Mulheres na ciência: por que ainda somos tão poucas? Ciência e Cultura, v. 69, n. 4, p. 56-59, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.21800/2317-66602017000400017.
CAPES – COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Documento Orientador de APCN: Área 14: Engenharias IV. Brasília, DF: CAPES, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/avaliacao/ENGENHARIAS_IV_APCN_21.pdf. Acesso em: 12 ago. 2020.
CASAGRANDE, L. S. I SMSTEM: simpósio reuniu mulheres cientistas do presente e do futuro. Contando Histórias, Tricotando Ideias, 20 mar. 2020. Disponível em: https://contandohistoriast.com/2020/03/20/i-smstem-simposio-reuniu-mulheres-cientistas-do-presente-e-do-futuro/. Acesso em: 27 jul. 2020.
ÇEVIK, M. Impacts of the project based (PBL) science, technology, engineering and mathematics (STEM) education on academic achievement and career interests of vocational high school students. Pegem Journal of Education and Instruction, v. 8, n. 2, p. 281-306, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.14527/pegegog.2018.012.
CNPQ – CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Painel Lattes: estatísticas da base de currículos da Plataforma Lattes. Brasília, DF: CNPq, 2016. Disponível em: http://estatico.cnpq.br/painelLattes. Acesso em: 8 jul. 2020.
COCCIA, M. Why do nations produce science advances and new technology? Technology in Society, v. 59, p. 101124, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2019.03.007.
FEENEY, M. K. Por que tão poucas mulheres ganharam prêmios Nobel de ciência? Revista Galileu, 19 nov. 2019. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/11/por-que-tao-poucas-mulheres-ganharam-premios-nobel-de-ciencia.html. Acesso em: 6 jul. 2020.
INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2018. Brasília, DF: Inep, 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/sinopses_estatisticas/sinopses_educacao_superior/sinopse_educacao_superior_2018.zip. Acesso em: 20 mar. 2022.
MCGRAYNE, S. B. Mulheres que ganharam o Prêmio Nobel em Ciências. Imperatriz: Marco Zero, 1994.
MULHERES EM STEM – PALESTRA 1: Mulheres na engenharia: seguindo os passos de Enedina Alves Marques. Palestrante: Lúcia Valéria Ramos de Arruda. Recife: PPGES-UPE, 2020a. 1 vídeo (83 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=52I4fGIXNUM. Acesso em: 13 set. 2020.
MULHERES EM STEM – PALESTRA 2: Os desafios da terapia fotodinâmica. Palestrante: Juliana Ferreira Strixino; Perspectivas de aplicações de sensores e biossensores ópticos SPR. Palestrante: Rossana Moreno Santa Cruz. Recife: PPGES-UPE, 2020b. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YZ3c1zs7mns. Acesso em: 13 set. 2020.
MULHERES EM STEM – PALESTRA 3: Desafios e tendências em Smart Grids. Palestrante: Lia Toledo Moreira Mota; Internet das coisas: uma visão geral. Palestrante: Raissa Bezerra Rocha. Recife: PPGES-UPE, 2020c. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0X7IM40rPfM. Acesso em: 13 set. 2020.
MULHERES EM STEM – PALESTRA 4: Pilotos automáticos para VANTs: Pesquisa e desenvolvimento em áreas estratégicas. Palestrante: Neusa Maria Franco de Oliveira. Recife: PPGES-UPE, 2020d. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oQycBDr6awc. Acesso em: 13 set. 2020.
OECD – ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. PISA 2018 Results (Volume II): Where All Students Can Succeed. Paris: OECD, 2019. DOI: https://doi.org/10.1787/b5fd1b8f-en.
OLIVEIRA, E. R. B.; UNBEHAUM, S.; GAVA, T. A educação STEM e gênero: uma contribuição para o debate brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v. 49, n. 171, p. 130-159, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/198053145644.
PETERSON, J. Hedy's Folly [Book Review]. IEEE Technology and Society Magazine, v. 33, n. 4, p. 16-18, 2014. DOI: https://doi.org/10.1109/MTS.2014.2366922.
SHANNON, G.; JANSEN, M.; WILLIAMS, K.; CÁCERES, C.; MOTTA, A.; ODHIAMBO, A.; ELEVELD, A.; MANNELL, J. Gender equality in science, medicine, and global health: where are we at and why does it matter? The Lancet, v. 393, n. 10171, p. 560-569, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(18)33135-0.
TONINI, A. M.; PEREIRA, T. R. D. S. (org.). Desafios da Educação em Engenharia: Empreendedorismo, Indústria 4.0, Formação do Engenheiro, Mulheres em STEM. Brasília, DF: ABENGE, 2019. Disponível em: http://www.abenge.org.br/cobenge/2019/arquivos/SD-2019-DESAFIOSDAEDUCACAOEMENGENHARIA.pdf. Acesso em: 22 ago. 2020.
UNESCO – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Brasília, DF: UNESCO, 2018. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000264691. Acesso em: 27 ago. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.