O uso das TICs como recurso didático no processo de ensino-aprendizado de língua portuguesa: implicaço?es dessa interface em sala de aula

Autores

  • Marília Quaresma Batista Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande
  • Maria Célia Ribeiro da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande
  • Ianna Maria Sodré Ferreira de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande http://orcid.org/0000-0003-0514-7880

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021v1n54p121-129

Palavras-chave:

Ensino de língua, Tecnologia da Informação e Comunicação, TIC e ensino

Resumo

A estratégia pedagógica mais utilizada atualmente para despertar o interesse dos alunos pelas aulas é o uso de recursos tecnológicos. O ensino de Língua Portuguesa também tem se adaptado a essa realidade. Por esse motivo, esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objetivo verificar se a inserção da Tecnologia da Informação e Comunicação como recurso didático na disciplina de Língua Portuguesa influencia a aprendizagem dos alunos. Encontros foram realizados, em ambiente pedagógico, com alunos de duas turmas de ensino médio do IFPB, Campus Campina Grande, no ano letivo de 2019. Atividades pedagógicas foram realizadas, com e sem o uso de recursos tecnológicos, contemplando os conteúdos de leitura e interpretação de crônicas e a leitura, interpretação e produção de microcontos. O principal resultado obtido foi o de que o uso de recursos tecnológicos pode, sim, influenciar o processo pedagógico assim como o desempenho acadêmico dos estudantes, de forma positiva. Além disso, os alunos ficaram mais atentos e participativos nas aulas. Houve, inclusive, uma melhoria na relac?a?o aluno/aluno em função das atividades propostas.

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Publicado

2021-03-29

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes

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