O uso das TICs como recurso didático no processo de ensino-aprendizado de língua portuguesa: implicações dessa interface em sala de aula

Marília Quaresma Batista

IFPB Campus Campina Grande Brasil

Maria Célia Ribeiro da Silva

IFPB Campus Campina Grande Brasil

Ianna Maria Sodré Ferreira de Sousa

IFPB Campus Campina Grande Brasil

Resumo

The pedagogical strategy most used today to arouse students’ interest in classes is the use of technological resources. Portuguese language teaching has also adopted it. For this reason, this qualitative research aims to verify whether the insertion of Information and Communication Technology in the Portuguese language discipline influences students’ learning. Meetings were held, in a pedagogical environment, with students from two high school classes at the IFPB, Campus Campina Grande, in the academic year of 2019. Pedagogical activities were carried out, with and without the use of technological resources, which included the contents of reading and interpretation of chronicles, as well as the production of micro fictions. The main result obtained indicated that the use of technological resources can influence the pedagogical process, as well as the academic performance of students, in a positive way. In addition to that, students were more attentive and participated more actively in class. There was also an improvement in the student-student ratio due to the activities proposed. 

Palavras-chave


Language teaching. Information and communication technology. ICT and teachi


Texto completo:

Referências


ABREU, Marlene Aparecida Viana. Dificuldades da Aprendizagem de Matemática: Onde Está a Deficiência? 2013. s/ p. Disponível em: https://pedagogiaaopedaletra.com/dificuldades-da-aprendizagem-de-matematica-onde-esta-a-deficencia/. Último acesso em 25 de fevereiro de 2019.

ANDRADE, Carlos Drummond. Declaração de rendas. In: _____. Cadeira de Balanço. 12. ed. Rio de Janeiro, José Olympio, 1979, p.35-6

AGUIAR, Andréa pisan soares. O jogo digital como recurso para o ensino de língua portuguesa. Percursos linguísticos, v. 7, n. 17, p. 149-159, 2017.

ARRIGUCCI, Davi. Fragmentos sobre a crônica. Enigma e Comentário. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

ASSIS, Machado de. 19 de maio. In:_____ Machado de Assis - Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, Vol. III, 1994.

BANDEIRA, Manuel. O último poema. In: _____. 50 poemas escolhidos pelo autor. São Paulo: Cosac Naify, 2006, p. 35.

CAPAVERDE, Tatiana. Intersecções possíveis: o miniconto e a série fotográfica. Porto Alegre: UFRGS, 2004. Dissertação (Mestrado em Letras), Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004, p.30.

DA SILVA, Sandro Luis. Reflexões sobre o desafio das novas tecnologias na escola básica. Revista InterteXto, v. 9, n. 1, 2016.

DE BARCELLOS, Renata da Silva. O uso da tecnologia na aula de língua portuguesa.. XIX congresso nacional de linguística e filologia . Cadernos do CNLF, Vol. XIX, No 03 – Minicursos e Oficinas. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2015.

FREIRE, Marcelino (org.). Os cem menores contos brasileiros do século. Cotia: Ateliê, 2004.

FREIRE, Marcelino. Solar dos Príncipes. In: _____. Contos Negreiros. 2.ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.

INDEZEICHAK, Silmara Terezinha. O professor de língua portuguesa e o ensino mediado pela tecnologia. Produção didático-pedagógica PDE/UEPG, Programa de Desenvolvimento Educacional–Universidade Estadual de Ponta Grossa, p. 1-29, 2007.

LEITE, Natália Costa; SILVA, Marden Oliveira. WhatsApp: caracterização do gênero chat em contexto de ensino de línguas estrangeiras. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 8, n. 1, p. 85-97, 2015.

LIMA, Patrícia Roseane. O Uso de Celular como Recurso Didático. UFRS, Curso de especialização em mídias na educação, 2012.

MENDES, A. C. M. et al. Práticas de ensino na sala de aula e ensino da língua portuguesa. Revista Graduando: Entre o ser e o saber, Feira de Santana (BA), v.2, n.3, p.27-42, jul./dez. 2011. ISSN 2236-3335 (edição virtual).

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Papirus Editora, 2000.

MOREIRA, Michele Lopes; DE MEDEIROS SIMÕES, Anderson Savio. O uso do whatsapp como ferramenta pedagógica no ensino de química. ACTIO: Docência em Ciências, v. 2, n. 3, p. 21-43, 2017.

PAES, José Paulo. Declaração de bens. In: _____. Um por todos: poesia reunida. São Paulo: Brasiliense, 1986, p. 82

PEREIRA, L. C. Novas tecnologias e ensino de Língua Portuguesa: a pedagogia do digital na educação linguística. 2015. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.

PESSOA, Lílian. Metodologia e Prática do Ensino da Língua Portuguesa . / Lílian Pessoa. - São Paulo: Editora Sol, 2012

RODRIGUES, Tereza. A utilização do aplicativo WhatsApp por professores em suas práticas pedagógicas. Colóquio Internacional de Educação com Tecnologia, v. 2, p. 01-15, 2015.

SABINO, Fernando. A última crônica. In: SANTOS, Joaquim Ferreira dos. As cem melhores crônicas brasileiras (Org.). Rio de Janeiro: Objetiva, 2007

SANTOS, Liliane; SIMÕES, Darcilia. Ensino de Português e Novas Tecnologias. Coletânea de textos apresentados no I SIMELP –Rio de Janeiro: Dialogarts. P, p. 1-160, 2009.

SAVI, Rafael; ULBRICHT, Vania Ribas. Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. Renote, v. 6, n. 1, 2008.

SILVA, Emanuel Feliciano da. Multiletramentos: os games como interface para o ensino de língua portuguesa. 2014.

SILVA, Maria Claudia. Uso do Smartphone como Recurso Didático para o Ensino da Língua Portuguesa. Revista de Estudos Acadêmicos de Letras, v. 10, n. 1, p. 193-202, 2017.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021v1n54p121-129

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 97

Total de downloads do artigo: 58