O uso das TICs como recurso didático no processo de ensino-aprendizado de língua portuguesa: implicações dessa interface em sala de aula

Marília Quaresma Batista

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande Brasil

Maria Célia Ribeiro da Silva

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande Brasil

Ianna Maria Sodré Ferreira de Sousa

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande Brasil

Resumo

A estratégia pedagógica mais utilizada atualmente para despertar o interesse dos alunos pelas aulas é o uso de recursos tecnológicos. O ensino de Língua Portuguesa também tem se adaptado a essa realidade. Por esse motivo, esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objetivo verificar se a inserção da Tecnologia da Informação e Comunicação como recurso didático na disciplina de Língua Portuguesa influencia a aprendizagem dos alunos. Encontros foram realizados, em ambiente pedagógico, com alunos de duas turmas de ensino médio do IFPB, Campus Campina Grande, no ano letivo de 2019. Atividades pedagógicas foram realizadas, com e sem o uso de recursos tecnológicos, contemplando os conteúdos de leitura e interpretação de crônicas e a leitura, interpretação e produção de microcontos. O principal resultado obtido foi o de que o uso de recursos tecnológicos pode, sim, influenciar o processo pedagógico assim como o desempenho acadêmico dos estudantes, de forma positiva. Além disso, os alunos ficaram mais atentos e participativos nas aulas. Houve, inclusive, uma melhoria na relação aluno/aluno em função das atividades propostas.

Palavras-chave


Ensino de língua; Tecnologia da Informação e Comunicação; TIC e ensino


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021v1n54p121-129

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