O uso das TICs como recurso didático no processo de ensino-aprendizado de língua portuguesa: implicações dessa interface em sala de aula

Marília Quaresma Batista

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande Brasil

Maria Célia Ribeiro da Silva

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande Brasil

Ianna Maria Sodré Ferreira de Sousa

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande Brasil

Resumo

A estratégia pedagógica mais utilizada atualmente para despertar o interesse dos alunos pelas aulas é o uso de recursos tecnológicos. O ensino de Língua Portuguesa também tem se adaptado a essa realidade. Por esse motivo, esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objetivo verificar se a inserção da Tecnologia da Informação e Comunicação como recurso didático na disciplina de Língua Portuguesa influencia a aprendizagem dos alunos. Encontros foram realizados, em ambiente pedagógico, com alunos de duas turmas de ensino médio do IFPB, Campus Campina Grande, no ano letivo de 2019. Atividades pedagógicas foram realizadas, com e sem o uso de recursos tecnológicos, contemplando os conteúdos de leitura e interpretação de crônicas e a leitura, interpretação e produção de microcontos. O principal resultado obtido foi o de que o uso de recursos tecnológicos pode, sim, influenciar o processo pedagógico assim como o desempenho acadêmico dos estudantes, de forma positiva. Além disso, os alunos ficaram mais atentos e participativos nas aulas. Houve, inclusive, uma melhoria na relação aluno/aluno em função das atividades propostas.

Palavras-chave


Ensino de língua; Tecnologia da Informação e Comunicação; TIC e ensino


Texto completo:

Referências


ABREU, Marlene Aparecida Viana. Dificuldades da Aprendizagem de Matemática: Onde Está a Deficiência? 2013. s/ p. Disponível em: https://pedagogiaaopedaletra.com/dificuldades-da-aprendizagem-de-matematica-onde-esta-a-deficencia/. Acesso em: 25 fev. 2019.

ANDRADE, Carlos Drummond. Declaração de rendas. In: ANDRADE, Carlos Drummond. Cadeira de Balanço. 12. ed. Rio de Janeiro, José Olympio, p. 35-36, 1979.

AGUIAR, Andréa Pisan Soares. O jogo digital como recurso para o ensino de língua portuguesa. Percursos linguísticos, v. 7, n. 17, p. 149-159, 2017.

ARRIGUCCI, Davi. Fragmentos sobre a crônica. Enigma e Comentário. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

ASSIS, Machado de. 19 de maio. In: ASSIS, Machado de Machado de Assis - Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, Vol. III, 1994.

BANDEIRA, Manuel. O último poema. In: BANDEIRA, Manuel. 50 poemas escolhidos pelo autor. São Paulo: Cosac Naify, 2006, p. 35.

BONASSI, Fernando. Passaporte. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

CAPAVERDE, Tatiana. Intersecções possíveis: o miniconto e a série fotográfica. Porto Alegre: UFRGS, 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, p. 30, 2004.

DA SILVA, Sandro Luis. Reflexões sobre o desafio das novas tecnologias na escola básica. Revista InterteXto, v. 9, n. 1, 2016.

DE BARCELLOS, Renata da Silva. O uso da tecnologia na aula de língua portuguesa. XIX congresso nacional de linguística e filologia. Cadernos do CNLF, Vol. XIX, N. 03 – Minicursos e Oficinas. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2015.

FREIRE, Marcelino (org.). Os cem menores contos brasileiros do século. Cotia: Ateliê, 2004.

FREIRE, Marcelino. Solar dos Príncipes. In: FREIRE, Marcelino. Contos Negreiros. 2.ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.

INDEZEICHAK, Silmara Terezinha. O professor de língua portuguesa e o ensino mediado pela tecnologia. Produção didático-pedagógica PDE/UEPG, Programa de Desenvolvimento Educacional – Universidade Estadual de Ponta Grossa, p. 1-29, 2007.

LEITE, Natália Costa; SILVA, Marden Oliveira. WhatsApp: caracterização do gênero chat em contexto de ensino de línguas estrangeiras. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 8, n. 1, p. 85-97, 2015.

LIMA, Patrícia Roseane Borges de. O Uso de Celular como Recurso Didático. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídias na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Papirus Editora, Local: 2000.

MOREIRA, Michele Lopes; DE MEDEIROS SIMÕES, Anderson Savio. O uso do whatsapp como ferramenta pedagógica no ensino de química. ACTIO: Docência em Ciências, v. 2, n. 3, p. 21-43, 2017.

PAES, José Paulo. Declaração de bens. In: PAES, José Paulo. Um por todos: poesia reunida. São Paulo: Brasiliense, 1986, p. 82

PEREIRA, L. C. Novas tecnologias e ensino de Língua Portuguesa: a pedagogia do digital na educação linguística. 2015. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.

PESSOA, Lílian. Metodologia e Prática do Ensino da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Sol, 2012.

RELATOS Selvagens. Direção de Damián Szifron. Argentina: Warner Bros, 2014. 1 DVD (122min.).

RODRIGUES, Tereza. A utilização do aplicativo WhatsApp por professores em suas práticas pedagógicas. Colóquio Internacional de Educação com Tecnologia, v. 2, p. 01-15, 2015.

SABINO, Fernando. A última crônica. In: SANTOS, Joaquim Ferreira dos. As cem melhores crônicas brasileiras (Org.). Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

SANTOS, Liliane; SIMÕES, Darcilia. Ensino de Português e Novas Tecnologias. Coletânea de textos apresentados no I SIMELP – Rio de Janeiro: Dialogarts. P. 1-160, 2009.

SAVI, Rafael; ULBRICHT, Vania Ribas. Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. Renote, v. 6, n. 1, 2008.

SILVA, Emanuel Feliciano da. Multiletramentos: os games como interface para o ensino de língua portuguesa. Editora, Local: 2014.

SILVA, Maria Claudia. Uso do Smartphone como Recurso Didático para o Ensino da Língua Portuguesa. Revista de Estudos Acadêmicos de Letras, v. 10, n. 1, p. 193-202, 2017.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021v1n54p121-129

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1285

Total de downloads do artigo: 617