Construindo uma pesquisa do “Tipo Etnográfico” na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n28p104-110

Palavras-chave:

Etnografia em educação, Tradução metodológica, Pesquisa do tipo etnográfico

Resumo

O presente artigo trata da socialização (didática) de parte de nossos estudos sobre a “etnografia” na área educacional. Inicialmente, apresentamos o histórico dos estudos etnográficos e suas origens na Antropologia, na primeira metade do século XX, com Malinowski e Franz Boas. Em seguida, refletimos sobre o processo de tradução cultural da pesquisa etnográfica, que primeiramente migrou das Ciências Sociais para as Humanas, na Califórnia, em 1954, e que chegou ao Brasil em 1970. Diante desse caráter híbrido da metodologia, descrevemos algumas das concepções que circunscrevem a etnografia em educação e os (des)encontros entre alguns teóricos que a difundem, seja quanto à nomenclatura ou no que se refere ao tratamento das informações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Edição

Seção

Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)