A Pedagogia do Destino: baby sacer na Educação Infantil

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DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n43p202-211

Palavras-chave:

Periferia, Educação infantil, Estudo etnográfico

Resumo

E se nada for como dizem os documentos oficiais que protegem a infância? E se, na prática, houver o nascimento planejado de seres desnudos de direitos nas periferias das periferias – baby sacer –, e se para eles a passagem pela Educação Infantil nada mais for do que uma etapa da “Pedagogia do Destino”, num “processo educativo” que os mantém à margem de tudo? Este estudo, excerto de tese de doutorado com reflexões posteriores, aborda as contingências de escolarização das crianças pobres. Ressaltam-se, no referencial, Bauman, Boaventura, Pinto e Sarmento, respectivamente com as ideias de “Sociedade de Consumo Líquido-Moderna”, “Pensamento Abissal” e a “Estrutura Social como condicionante das desigualdades e da discriminação” com e entre crianças.

 

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Biografia do Autor

Maria Cristina Schefer, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

 

 

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Publicado

2018-12-13

Como Citar

SCHEFER, M. C.; KNIJNIK, G. A Pedagogia do Destino: baby sacer na Educação Infantil. Revista Principia, [S. l.], v. 1, n. 43, p. 202–211, 2018. DOI: 10.18265/1517-03062015v1n43p202-211. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/2266. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas

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