A Pedagogia do Destino: baby sacer na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n43p202-211Palavras-chave:
Periferia, Educação infantil, Estudo etnográficoResumo
E se nada for como dizem os documentos oficiais que protegem a infância? E se, na prática, houver o nascimento planejado de seres desnudos de direitos nas periferias das periferias – baby sacer –, e se para eles a passagem pela Educação Infantil nada mais for do que uma etapa da “Pedagogia do Destino”, num “processo educativo” que os mantém à margem de tudo? Este estudo, excerto de tese de doutorado com reflexões posteriores, aborda as contingências de escolarização das crianças pobres. Ressaltam-se, no referencial, Bauman, Boaventura, Pinto e Sarmento, respectivamente com as ideias de “Sociedade de Consumo Líquido-Moderna”, “Pensamento Abissal” e a “Estrutura Social como condicionante das desigualdades e da discriminação” com e entre crianças.
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