Titulação docente na avaliação dos cursos de Engenharia de Produção no Brasil

Autores

  • José André Villas Boas Mello Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) http://orcid.org/0000-0002-0628-9664
  • Raquel Octavio Guimarães Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)
  • Edson Vinicius Pontes Bastos Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) http://orcid.org/0000-0002-6948-6390

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n48p169-179

Palavras-chave:

Avaliação, Enade, Docente

Resumo

O objetivo deste artigo é verificar se a variável titulação pode interferir no conceito preliminar de curso (CPC) faixa obtido pelos cursos de Engenharia de Produção do Brasil. Neste estudo documental, os dados referentes aos resultados do CPC dos cursos de Engenharia de Produção do ano de 2014 foram tabulados e analisados de modo a permitir uma diferente visão do desempenho, qualificando os resultados alcançados pelos segmentos de docentes: especialistas, mestres e doutores. Como resultado, identificou-se que a Região Norte é a que menos é atendida por oferta de cursos de Engenharia de Produção no Brasil. Com o modelo estatístico de Regressão Linear Múltipla, foi possível concluir que ocorre uma interferência do grau de titulação dos docentes nas notas, ou seja, o aumento do número de doutores implica significantemente a nota de desempenho do CPC

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Publicado

2020-03-30

Edição

Seção

Ensino