- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Titulação docente na avaliação dos cursos de Engenharia de Produção no Brasil
Resumo
O objetivo deste artigo é verificar se a variável titulação pode interferir no conceito preliminar de curso (CPC) faixa obtido pelos cursos de Engenharia de Produção do Brasil. Neste estudo documental, os dados referentes aos resultados do CPC dos cursos de Engenharia de Produção do ano de 2014 foram tabulados e analisados de modo a permitir uma diferente visão do desempenho, qualificando os resultados alcançados pelos segmentos de docentes: especialistas, mestres e doutores. Como resultado, identificou-se que a Região Norte é a que menos é atendida por oferta de cursos de Engenharia de Produção no Brasil. Com o modelo estatístico de Regressão Linear Múltipla, foi possível concluir que ocorre uma interferência do grau de titulação dos docentes nas notas, ou seja, o aumento do número de doutores implica significantemente a nota de desempenho do CPC
Palavras-chave
Avaliação; Enade; Docente
Texto completo:
Referências
BASTOS, E.; GUIMARÃES, J.; SEVERO, E. Modelo de regressão linear para análise de investimentos em uma empresa do ramo petrolífero. Revista Produção e Desenvolvimento, v. 1, n. 1, p. 77-88, 2015. DOI: https://doi.org/10.32358/rpd.2015.v1.62. Disponível em: https://revistas.cefet-rj.br/index.php/producaoedesenvolvimento/article/view/e62. Acesso em: 11 mar. 2020.
BITTENCOURT, H. R.; VIALI, L.; BELTRAME, E. A engenharia de produção no brasil: um panorama dos cursos de graduação e pós-graduação. Revista de Ensino de Engenharia, Porto Alegre, v. 29, n. 1, p. 11-19, 2010. ISSN 0101-5001. Disponível em: http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/81. Acesso em: 11 mar. 2020.
CORRAR, L. J.; PAULO, E.; DIAS FILHO, J. M. (Coord.). Análise multivariada para cursos de administração, ciências contábeis e economia. São Paulo: Atlas, 2007.
CUNHA, G. D. Um panorama atual da Engenharia da Produção no Brasil. Porto Alegre: [s. n.], 2002.
DIAS SOBRINHO, J. A avaliação e transformações da Educação Superior Brasileira (1995-2009): Do provão aos Sinaes. Avaliação, v. 15, n. 1, p. 195-224, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772010000100011
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-40772010000100011&script=sci_arttext. Acesso em: 11 mar. 2020.
FAÉ, C. S.; RIBEIRO, J. L. D. Um retrato da Engenharia de produção no Brasil. Revista Gestão Industrial, Porto Alegre, 2005. DOI: 10.3895/S1808-04482005000300003. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/406c/13efb9beb5c0f1c0743d82d7bd3b3d8de85e.pdf. Acesso em: 11 mar. 2020.
FÁVERO, L. P. et al. Análise de Dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
GRIBOSKI, C. M. O Enade como indutor da qualidade da Educação superior. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 23, n. 53, p. 178-195, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.18222/eae235320121920. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/1920. Acesso em: 11 mar. 2020.
GUJARATI, D. Econometria Básica. Rio de Janeiro: Campus: Elsevier, 2006.
HAIR JR., J. F.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L.; BLACK, W. C. Análise multivariada de dados. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
INEP. Nota Técnica Daes/Inep nº 58/2015
Brasília: INEP, 2015. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/notas_tecnicas/2014/nota_tecnica_daes_n582015_calculo_do_cpc2014.pdf. Acesso em: 11 mar. 2020.
JAHARA, R. DA C.; SOUZA, G. M. DE; MELLO, A. J. R.; PEIXOTO, A. B. M.; SOUZA, A. L. L. DE. Contributions of academic final projects at a graduated production engineering course of a decentralized institution. Revista Produção e Desenvolvimento, v. 1, n. 3, p. 15-28, 31 Dec. 2015.
DOI: https://doi.org/10.32358/rpd.2015.v1.110. Disponível em: https://revistas.cefet-rj.br/index.php/producaoedesenvolvimento/article/view/e110. Acesso em: 11 mar. 2020.
KUO, R.; CHEN, C.-L.; LU, Z.-X.; CHANG, M.; CHANG, H.-Y. Educational reward information communication api (eric api): a preliminary study result. Revista Produção e Desenvolvimento, v. 5, 2019. DOI: https://doi.org/10.32358/rpd.2019.v5.395. Disponível em: https://revistas.cefet-rj.br/index.php/producaoedesenvolvimento/article/view/395 Acesso em: 11 mar. 2020.
LACERDA, L. L.V.; FERRI, C. Relações entre indicadores de qualidade de ensino e desempenho de estudantes dos cursos de Pedagogia do Brasil no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Rev. Bras. Estud. Pedagog., v. 96, n. 242, p. 129-145, 2015. Disponível em: http://rbepold.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/297. Acesso em: 11 mar. 2020.
LIMA, P. G.; OLIVEIRA-MELO, F. G. Avaliação da Qualidade do Curso de Engenharia de Produção da Ufal/Campus do Sertão na Percepção dos Estudantes. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, v. 11, n. 21, p. 157-181, 2019. Disponível em: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJIE/article/view/v11n2108. Acesso em: 11 mar. 2020.
LIMANA, A.; BRITO, M. R. O modelo de avaliação dinâmica e o desenvolvimento de competências: algumas considerações a respeito do ENADE. Revista da rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, Campinas, v. 10, n. 2, 2005. Disponível em: http://189.108.239.212/ojs/index.php/avaliacao/article/download/1303/1293. Acesso em: 11 mar. 2020.
MELLO, J. A. V. B.; SOUSA, F. R. Caminhos formacionais na engenharia de produção: a formação docente e os resultados do ENADE 2011. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, p. 199-215, 2015. DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n2p199. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2015v8n2p199. Acesso em: 11 mar. 2020.
OLIVEIRA, É. T.; PICONEZ, S. C. B. Avaliação da educação superior nas modalidades presencial e a distância: análises com base no Conceito Preliminar de Cursos (CPC). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 22, n. 3, p. 833-851, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-40772017000300833&script=sci_arttext. Acesso em: 11 mar. 2020.
OLIVEIRA, V. F.; BARBOSA, C. S.; CHRISPIM, E. M. Cursos de Engenharia de Produção no Brasil: Crescimento e Projeções. In: ENCONTRO NAC. DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 25., 2005, Porto Alegre. Anais [...]. Rio de Janeiro: ABEPRO, 2005.
SANTOS, R. S.; ABREU, A. C. Implementation of an efqm model in a higher education institution in Portugal. Revista Produção e Desenvolvimento, v. 5, 2019. DOI: https://doi.org/10.32358/rpd.2019.v5.365. Disponível em: https://revistas.cefet-rj.br/index.php/producaoedesenvolvimento/article/view/e365. Acesso em: 11 mar. 2020.
SILVA, J. R. S.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História e Ciências Sociais, v. 1, n. 1, 2009. ISSN: 2175-3423. Disponível em: http://www.academia.edu/download/51668112/6-14-1-PB_2.pdf. Acesso em: 11 mar. 2020.
SIMM, E. B. A qualidade dos cursos de administração no Brasil e no Paraná mensurada através dos indicadores do Enade. Cadernos da Escola de Negócios, v. 1, n. 13, p. 16-29, 2015. Disponível em: https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernosnegocios/article/view/2213 Acesso em: 11 mar. 2020.
Visitas a este artigo: 1609
Total de downloads do artigo: 1043