O corpo da cena no balé clássico: entre técnicas, expressividade e imitações prestigiosas
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n48p201-209Palavras-chave:
Corpo cênico, Balé clássico, TécnicasResumo
Considerado umas das possibilidades das Artes da Cena, o balé clássico pode ser entendido como uma forma na qual as histórias dependem de personagens que, sem o uso das palavras, encenam as histórias próprias do repertório tradicional. O presente texto tem como finalidade discutir questões relativas ao corpo da cena, o corpo cênico do artista no balé clássico. Para isso, realizamos uma investigação qualitativa, utilizando como técnicas de investigação a observação de espetáculos de balé e a realização de dez entrevistas semiestruturadas com bailarinas(os) brasileiras(os) profissionais. Os depoimentos das(os) bailarinas(os) clássicas(os) profissionais constituíram o material que permitiu a discussão das falas, com destaque para os seguintes resultados: a existência de uma imitação prestigiosa entre as bailarinas e os bailarinos entrevistados; a existência de um corpo “extracotidiano” no balé clássico; a existência de técnicas explícitas e técnicas implícitas no balé. Parte-se de perspectiva teórica que toma não apenas o corpo do balé clássico e suas técnicas, mas o próprio corpo humano e suas técnicas como realidade sociocultural e, portanto, produzidos em cultura, segundo regras e valores definidos por essa realidade e pelo campo social que os constrói.
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