- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Estado da arte de pesquisas sobre Tecnologia Assistiva na Região Norte
Resumo
Este estudo se propôs a investigar a presença ou ausência de pesquisas de pós-graduação stricto sensu acerca da Tecnologia Assistiva (TA) na Região Norte do país. Esse estado da arte faz parte de nossa tese de doutorado sobre TA, a qual está em processo de construção. Tecnologia Assistiva é uma área de conhecimento de característica interdisciplinar que engloba recursos e serviços, os quais objetivam dar funcionalidade à vida das pessoas com deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida. Serviram como objeto de estudo a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações e os Bancos de Dados dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Norte, reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foi feito um recorte do período de 2015 a 2019. Os resultados da pesquisa mostram que foram encontrados apenas três estudos relacionados à temática em toda Região Norte. Isso indica a baixa capilaridade das pesquisas em TA, no Brasil, e a urgência por investimentos em estudos sobre esta temática, nos estados que compõem a região investigada, uma vez que a literatura aponta que as demandas em TA estão distribuídas em todo o Brasil.
Palavras-chave
Tecnologia Assistiva; Educação Especial; Acessibilidade; Inclusão Social
Texto completo:
Referências
ASSANTE, L. de. A inclusão do Robô Humanoide NAO como recurso tecnológico no processo do ensino-aprendizado da Língua Portuguesa na Educação Especial. 2016. Dissertação (Mestrado de Engenharia da Produção) – Faculdade de Tecnologia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5438. Acesso em: 10 jul. 2019.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições, 2011.
BERSCH, R. Introdução à Tecnologia Assistiva. Porto Alegre: [s.n.], 2017. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html. Acesso em: 10 dez. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Câmara de Educação Básica. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC: SEESP, 2001.
BRUCE, C. C. A política de Educação Inclusiva: a Tecnologia Assistiva como possibilidade de participação e aprendizagem de alunos com deficiência física na escola. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5050. Acesso em: 5 jun. 2016.
BRASIL. Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de deficiência. Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004.. Acessibilidade. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2004.
BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Comitê de Ajudas Técnicas.. In: REUNIÃO DO COMITÊ DE AJUDAS TÉCNICAS, 7., 2007, Brasília. Ata [...]. Brasília: CORD: SEDH: PR, 2007.
GALVÃO FILHO, T. A. Tecnologia Assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, demandas e perspectivas. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2009. Disponível em: https://www2.ufjf.br/nai//files/2009/07/Tese-Teofilo-Galvao.pdf. Acesso em: 10 jun. 2014.
GALVÃO FILHO, T. Favorecendo práticas pedagógicas inclusivas por meio da tecnologia assistiva. In: NUNES, L. R. d’O. de P.; PELOSI, M. B.; WALTER, C. C. de F. (org.). Compartilhando experiências: ampliando a comunicação alternativa. Marília: ABPEE, 2011.
GARCÍA, J. C. D.; GALVÃO FILHO, T. A.. Pesquisa Nacional de Tecnologia Assistiva. São Paulo: ITS Brasil: MCTI-SECIS, 2012.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo. Atlas, 2010.
LIMA, S. C. Comunicação Alternativa e a mediação do professor na sala de recursos multifuncionais: um estudo de caso. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Amazonas. Manaus, 2016. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5321. Acesso em: 20 jun. 2019.
MANZINI. E. J. Tecnologia assistiva para educação: recursos pedagógicos adaptados. In: BRASIL. Ensaios pedagógicos: construindo escolas inclusivas. Brasília: SEESP/MEC, p. 82- 86, 2005.
MANZINI, E. J.; CORRÊA, P. M. Avaliação de Acessibilidade na educação infantil e no ensino superior. São Carlos: Marquezine e Manzini: ABPEE, 2014.
MATOS, M. A. de S. Cidadania, diversidade e educação inclusiva: um diálogo entre a teoria e a prática na rede pública municipal de Manaus. Manaus: Edua, 2013.
MAZZOTTA, M. J. S. Educação Especial no Brasil: História e Políticas Públicas. São Paulo: Cortez, 2005.
ROCHA, A. N. D. C. Processo de prescrição e confecção de recursos de tecnologia assistiva na educação infantil. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/91211. Acesso em: 10 jan. 2013.
ROCHA, A. N. D. C. Recursos e Estratégias da tecnologia assistiva a partir do ensino colaborativo entre os profissionais da saúde e da educação. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2013. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/102193. Acesso em: 02/05/2014.
SASSAKY, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
Visitas a este artigo: 1964
Total de downloads do artigo: 1648