Estado da arte de pesquisas sobre Tecnologia Assistiva na Região Norte

Maria Almerinda de Souza Matos

ORCID iD Universidade do Estado do Amazonas (UFAM) Brasil

Christiane Bruce dos Santos

ORCID iD Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Brasil

Resumo

Este estudo se propôs a investigar a presença ou ausência de pesquisas de pós-graduação stricto sensu acerca da Tecnologia Assistiva (TA) na Região Norte do país. Esse estado da arte faz parte de nossa tese de doutorado sobre TA, a qual está em processo de construção. Tecnologia Assistiva é uma área de conhecimento de característica interdisciplinar que engloba recursos e serviços, os quais objetivam dar funcionalidade à vida das pessoas com deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida. Serviram como objeto de estudo a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações e os Bancos de Dados dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Norte, reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foi feito um recorte do período de 2015 a 2019. Os resultados da pesquisa mostram que foram encontrados apenas três estudos relacionados à temática em toda Região Norte. Isso indica a baixa capilaridade das pesquisas em TA, no Brasil, e a urgência por investimentos em estudos sobre esta temática, nos estados que compõem a região investigada, uma vez que a literatura aponta que as demandas em TA estão distribuídas em todo o Brasil.

Palavras-chave


Tecnologia Assistiva; Educação Especial; Acessibilidade; Inclusão Social


Texto completo:

Referências


ASSANTE, L. de. A inclusão do Robô Humanoide NAO como recurso tecnológico no processo do ensino-aprendizado da Língua Portuguesa na Educação Especial. 2016. Dissertação (Mestrado de Engenharia da Produção) – Faculdade de Tecnologia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5438. Acesso em: 10 jul. 2019.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições, 2011.

BERSCH, R. Introdução à Tecnologia Assistiva. Porto Alegre: [s.n.], 2017. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html. Acesso em: 10 dez. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Câmara de Educação Básica. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC: SEESP, 2001.

BRUCE, C. C. A política de Educação Inclusiva: a Tecnologia Assistiva como possibilidade de participação e aprendizagem de alunos com deficiência física na escola. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.

Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5050. Acesso em: 5 jun. 2016.

BRASIL. Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de deficiência. Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004.. Acessibilidade. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2004.

BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Comitê de Ajudas Técnicas.. In: REUNIÃO DO COMITÊ DE AJUDAS TÉCNICAS, 7., 2007, Brasília. Ata [...]. Brasília: CORD: SEDH: PR, 2007.

GALVÃO FILHO, T. A. Tecnologia Assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, demandas e perspectivas. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2009. Disponível em: https://www2.ufjf.br/nai//files/2009/07/Tese-Teofilo-Galvao.pdf. Acesso em: 10 jun. 2014.

GALVÃO FILHO, T. Favorecendo práticas pedagógicas inclusivas por meio da tecnologia assistiva. In: NUNES, L. R. d’O. de P.; PELOSI, M. B.; WALTER, C. C. de F. (org.). Compartilhando experiências: ampliando a comunicação alternativa. Marília: ABPEE, 2011.

GARCÍA, J. C. D.; GALVÃO FILHO, T. A.. Pesquisa Nacional de Tecnologia Assistiva. São Paulo: ITS Brasil: MCTI-SECIS, 2012.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo. Atlas, 2010.

LIMA, S. C. Comunicação Alternativa e a mediação do professor na sala de recursos multifuncionais: um estudo de caso. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Amazonas. Manaus, 2016. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5321. Acesso em: 20 jun. 2019.

MANZINI. E. J. Tecnologia assistiva para educação: recursos pedagógicos adaptados. In: BRASIL. Ensaios pedagógicos: construindo escolas inclusivas. Brasília: SEESP/MEC, p. 82- 86, 2005.

MANZINI, E. J.; CORRÊA, P. M. Avaliação de Acessibilidade na educação infantil e no ensino superior. São Carlos: Marquezine e Manzini: ABPEE, 2014.

MATOS, M. A. de S. Cidadania, diversidade e educação inclusiva: um diálogo entre a teoria e a prática na rede pública municipal de Manaus. Manaus: Edua, 2013.

MAZZOTTA, M. J. S. Educação Especial no Brasil: História e Políticas Públicas. São Paulo: Cortez, 2005.

ROCHA, A. N. D. C. Processo de prescrição e confecção de recursos de tecnologia assistiva na educação infantil. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/91211. Acesso em: 10 jan. 2013.

ROCHA, A. N. D. C. Recursos e Estratégias da tecnologia assistiva a partir do ensino colaborativo entre os profissionais da saúde e da educação. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2013. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/102193. Acesso em: 02/05/2014.

SASSAKY, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n48p210-219

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1689

Total de downloads do artigo: 1372