Estado da arte de pesquisas sobre Tecnologia Assistiva na Região Norte, no período de 2015 a 2019

Maria Almerinda de Souza Matos

ORCID iD Universidade do Estado do Amazonas - UFAM

Christiane Bruce dos Santos

ORCID iD Universidade do Estado do Amazonas Brasil

Resumo

 

 

Resumo

Esse estudo se propôsThis study aimed to investigate the presence or absence Assistive Technology. Special Education. Accessibility. Social Inclusion. Assistive Technology. Special Education. Accessibility. Social Inclusion. Assistive Technology. Special Education. Accessibility. Social Inclusion. o sensu post-graduate research on Assistive Technology (AT) in the northern region of the country. This state- of- art is part of our doctoral thesis on TA which is still being written. Assistive Technology is an interdisciplinary area that encompasses resources and services that aim to give functionality to the lives of people with disabilities or reduced mobility. The object of study was the Brazilian Library of Theses and Dissertations and the Data base of Post-graduate Programs in Education of the Northern Region, recognized by the Coordination for the Improvement of Higher Education - Capes. Improvement Cordination A study was made from 2015 to 2019. The survey results indicate that only three researches related to the theme were found in the entire Northern Region. This indicates the low capillarity of AT research in Brazil and the urgency for investiments on AT research in the states that are part of the studied region, since the literature indicates that the demands on AT are distributed throughout Brazil. a investigar a presença ou ausência de pesquisas de Pós-graduação stricto sensu acerca da Tecnologia Assistiva (TA) na Região Norte do país. Esse estado da Arte faz parte de nossa tese de doutorado sobre TA a qual está em processo de construção. Tecnologia Assistiva é uma área de conhecimento de característica interdisciplinar que engloba recursos e serviços que objetivam dar funcionalidade a vida das pessoas com deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida. Serviram como objeto de estudo a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações e os Banco de Dados dos Programas de Pós-graduação em Educação da Região Norte reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- Capes. Foi feito um recorte do período de 2015 a 2019. Os resultados da pesquisa indicam que foram encontradas apenas três pesquisas relacionadas a temática em toda Região Norte. Isso indica a baixa capilaridade das pesquisas em TA no Brasil e a urgência de investimento em pesquisas em TA nos estados que compõem a região estudada, uma vez que a literatura indica que as demandas em TA estão distribuídas em todo o Brasil.

 

Palavras-chave


Assistive Technology. Special Education. Accessibility. Social Inclusion.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n48p210-219

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 236

Total de downloads do artigo: 232