Estado da arte de pesquisas sobre Tecnologia Assistiva na Região Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n48p210-219

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva, Educação Especial, Acessibilidade, Inclusão Social

Resumo

Este estudo se propôs a investigar a presença ou ausência de pesquisas de pós-graduação stricto sensu acerca da Tecnologia Assistiva (TA) na Região Norte do país. Esse estado da arte faz parte de nossa tese de doutorado sobre TA, a qual está em processo de construção. Tecnologia Assistiva é uma área de conhecimento de característica interdisciplinar que engloba recursos e serviços, os quais objetivam dar funcionalidade à vida das pessoas com deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida. Serviram como objeto de estudo a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações e os Bancos de Dados dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Norte, reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foi feito um recorte do período de 2015 a 2019. Os resultados da pesquisa mostram que foram encontrados apenas três estudos relacionados à temática em toda Região Norte. Isso indica a baixa capilaridade das pesquisas em TA, no Brasil, e a urgência por investimentos em estudos sobre esta temática, nos estados que compõem a região investigada, uma vez que a literatura aponta que as demandas em TA estão distribuídas em todo o Brasil.

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Publicado

2020-03-30

Edição

Seção

Educação