Implementação da Norma Regulamentadora NR-12 em uma máquina fundidora de peças de alumínio

Wellington Cordeiro Oliveira

Faculdades Integradas de Patos (FIP) Brasil

Antonio Carlos de Queiroz Santos

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Brasil

Suelyn Fabiana Aciole Morais de Queiroz

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Brasil

Simone Danielle Aciole Morais Marinho

ORCID iD Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Brasil

Resumo

Na atual conjuntura política e econômica do Brasil, uma onda conservadora está em constante movimento e vem modificando os direitos sociais dos trabalhadores, dentre eles os riscos expostos na utilização de máquinas e equipamentos, assegurados pela Norma Regulamentadora NR-12. Este artigo tem por objetivo reunir a metodologia técnica que visa auxiliar a tomada de decisão na escolha de ações para adequação da norma NR-12, para aplicar na utilização de uma máquina de fundição de pequenas peças em alumínio. Tal trabalho visa auxiliar o profissional da área de Engenharia de Segurança do Trabalho na observação de parâmetros de escolha e aplicação para as mais diversas medidas e ações possíveis, quanto às instalações de dispositivos mecânicos e elétricos a serem utilizados como elementos de proteção de uma máquina fundidora de pequenas peças em alumínio (máquina objeto do estudo), garantindo, assim, os objetivos de segurança na operação deste equipamento, tomando por base a pesquisa bibliográfica para a correta aplicação da legislação. Como conclusão, as adaptações serão realizadas no equipamento de forma segura, dinâmica e com baixos custos para a empresa e com o mínimo de retrabalho possível, verificando-se a aplicação da medida correta e, também, o envolvimento de uma equipe multidisciplinar com representantes da manutenção, produção e processo.

Palavras-chave


Fundidora; Dispositivos de Segurança; Riscos Operacionais


Texto completo:

Referências


BAHLS, A. L. Aplicação da NR-12 – Segurança de Máquinas e Equipamentos – em um Laboratório de Madeira em uma Instituição de Ensino Profissional no Paraná. 2013. Monografia (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013.

BECKER, A. C. As tendências normativas mundiais e a NR12. Fundacentro, SP, nov. 2015. Disponível em:

https://docplayer.com.br/12528939-As-tendencias-normativas-mundiais-e-a-nr12-fundacentro-sp-novembro-2015.html. Acesso em: 09 dez. 2020.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Normas Regulamentadoras. Brasília, DF: Ministério do Trabalho e Emprego, [2013]. Disponível em: https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-12.pdf. Acesso em: 09 dez. 2020.

CORRÊA, M. U. Sistematização e Aplicações da NR-12 na Segurança em Máquinas e Equipamentos. 2011. Monografia (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2011.

SCHNEIDER, E. E. Instalações de dispositivos de segurança para máquinas operatrizes conforme a Norma Regulamentadora nº 12 com ênfase em dispositivos elétricos. 2011. Monografia (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2011.

SOUZA, G. F. Impactos da nova redação da NR 12 nas indústrias. 2014. Monografia (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.

SZABÓ JÚNIOR, A. M. Manual de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho. 10. ed. São Paulo: Rideel, 2016.

VILELA, R. A. G.; NOBRE JÚNIOR, H. B.; JACKSON FILHO, J. M.; ALMEIDA, I. M. Ameaças à proteção do trabalho: o caso da segurança em máquinas e equipamentos. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 40, n. 132, p. 113-117, dez. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0303-7657ED0113215.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2020v1n53p95-102

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1133

Total de downloads do artigo: 996