Implementação da Norma Regulamentadora NR-12 em uma máquina fundidora de peças de alumínio
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2020v1n53p95-102Palavras-chave:
Fundidora, Dispositivos de Segurança, Riscos OperacionaisResumo
Na atual conjuntura política e econômica do Brasil, uma onda conservadora está em constante movimento e vem modificando os direitos sociais dos trabalhadores, dentre eles os riscos expostos na utilização de máquinas e equipamentos, assegurados pela Norma Regulamentadora NR-12. Este artigo tem por objetivo reunir a metodologia técnica que visa auxiliar a tomada de decisão na escolha de ações para adequação da norma NR-12, para aplicar na utilização de uma máquina de fundição de pequenas peças em alumínio. Tal trabalho visa auxiliar o profissional da área de Engenharia de Segurança do Trabalho na observação de parâmetros de escolha e aplicação para as mais diversas medidas e ações possíveis, quanto às instalações de dispositivos mecânicos e elétricos a serem utilizados como elementos de proteção de uma máquina fundidora de pequenas peças em alumínio (máquina objeto do estudo), garantindo, assim, os objetivos de segurança na operação deste equipamento, tomando por base a pesquisa bibliográfica para a correta aplicação da legislação. Como conclusão, as adaptações serão realizadas no equipamento de forma segura, dinâmica e com baixos custos para a empresa e com o mínimo de retrabalho possível, verificando-se a aplicação da medida correta e, também, o envolvimento de uma equipe multidisciplinar com representantes da manutenção, produção e processo.
Downloads
Referências
BAHLS, A. L. Aplicação da NR-12 – Segurança de Máquinas e Equipamentos – em um Laboratório de Madeira em uma Instituição de Ensino Profissional no Paraná. 2013. Monografia (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013.
BECKER, A. C. As tendências normativas mundiais e a NR12. Fundacentro, SP, nov. 2015. Disponível em:
https://docplayer.com.br/12528939-As-tendencias-normativas-mundiais-e-a-nr12-fundacentro-sp-novembro-2015.html. Acesso em: 09 dez. 2020.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Normas Regulamentadoras. Brasília, DF: Ministério do Trabalho e Emprego, [2013]. Disponível em: https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-12.pdf. Acesso em: 09 dez. 2020.
CORRÊA, M. U. Sistematização e Aplicações da NR-12 na Segurança em Máquinas e Equipamentos. 2011. Monografia (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2011.
SCHNEIDER, E. E. Instalações de dispositivos de segurança para máquinas operatrizes conforme a Norma Regulamentadora nº 12 com ênfase em dispositivos elétricos. 2011. Monografia (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2011.
SOUZA, G. F. Impactos da nova redação da NR 12 nas indústrias. 2014. Monografia (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
SZABÓ JÚNIOR, A. M. Manual de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho. 10. ed. São Paulo: Rideel, 2016.
VILELA, R. A. G.; NOBRE JÚNIOR, H. B.; JACKSON FILHO, J. M.; ALMEIDA, I. M. Ameaças à proteção do trabalho: o caso da segurança em máquinas e equipamentos. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 40, n. 132, p. 113-117, dez. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0303-7657ED0113215.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.