Práticas lúdica e tradicional no ensino das Ciências Biológicas

Valdomiro Almeida Araújo

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Resumo

Lúdico é uma filosofia pedagógica em que as dinâmicas de grupo são impulsos essenciais para sentir o processo de desenvolvimento das habilidades física, moral e cognitiva. Como processo inovador e facilitador da aprendizagem significativa, este trabalho busca investigar a construção do conhecimento das Ciências Biológicas, no nível médio do CEFET-PB, analisando de forma comparativa as praticas lúdico-pedagógica e tradicional, desenvolvendo e aplicando métodos, técnicas, instrumentos e estratégias que motivem a participação dos alunos nas salas de aula.

Palavras-chave


criatividade; dinâmica; ludicidade; participação


Texto completo:

Referências


BENJAMIN, Walter. Reflexões: A criança, O Brinquedo, A educação. Tradução de Marcus Vinicius Mazzari. (Coleção Novas Buscas em Educação), v. 17. São Paulo: Summus, 1984.

COLL, César et al. O construtivismo na sala de aula. Tradução Cláudia Schilling. Série Fundamentos. 6. ed. São Paulo: Ética, 1999.

FARIA, de Wilson. Mapas conceituais: aplicações ao ensino, currículo e avaliação. São Paulo: EPU, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 27. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, Luis Carlos de. Crítica da Organização do Trabalho Pedagógico e da Didática. Campinas, São Paulo: Papirus, 1995.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: O jogo como elemento da cultura. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.

LOPES, Maria da Glória. Jogos na Educação: criar, fazer, jogar. 4. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2001.

MAFFESOLI, Michel. A transformação do político: A tribalização do mundo. Tradução de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 1997.

MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

MARCELINO, Nelson Carvalho. Pedagogia da Animação. 6. ed. Campinas, SP: Papirus, 2004.

NICOLAU, Marcos. Manual de sobrevivência do professor moderno ou a arte de transformar conflitos em aprendizagem. 2. ed. João Pessoa:

Ideia, 2002.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky Aprendizado e desenvolvimento: Um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997.

PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. A resposta do grande psicólogo aos problemas do ensino. Tradução de: Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. ed. Forense. Rio de Janeiro - São Paulo: Forense, 1969.

ROUCO, Juan José Meré; RESENDE Marisa Seoane Rio. A Estratégica lúdica: jogos didáticos para a formação de gestores em voluntariado

empresarial. São Paulo: Petrópolis, 2003.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. (Org.) A Ludicidade como Ciência. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

SANTOS, Santa Marli Pires dos (Org). Brinquedoteca : O Lúdico em Diferentes Contextos. 7. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

TIBA, Içami. Quem ama, educa. São Paulo: Gente,


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n12p70-77

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1682

Total de downloads do artigo: 1022