Práticas lúdica e tradicional no ensino das Ciências Biológicas
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n12p70-77Palavras-chave:
criatividade, dinâmica, ludicidade, participaçãoResumo
Lúdico é uma filosofia pedagógica em que as dinâmicas de grupo são impulsos essenciais para sentir o processo de desenvolvimento das habilidades física, moral e cognitiva. Como processo inovador e facilitador da aprendizagem significativa, este trabalho busca investigar a construção do conhecimento das Ciências Biológicas, no nível médio do CEFET-PB, analisando de forma comparativa as praticas lúdico-pedagógica e tradicional, desenvolvendo e aplicando métodos, técnicas, instrumentos e estratégias que motivem a participação dos alunos nas salas de aula.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Reflexões: A criança, O Brinquedo, A educação. Tradução de Marcus Vinicius Mazzari. (Coleção Novas Buscas em Educação), v. 17. São Paulo: Summus, 1984.
COLL, César et al. O construtivismo na sala de aula. Tradução Cláudia Schilling. Série Fundamentos. 6. ed. São Paulo: Ética, 1999.
FARIA, de Wilson. Mapas conceituais: aplicações ao ensino, currículo e avaliação. São Paulo: EPU, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 27. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREITAS, Luis Carlos de. Crítica da Organização do Trabalho Pedagógico e da Didática. Campinas, São Paulo: Papirus, 1995.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: O jogo como elemento da cultura. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.
LOPES, Maria da Glória. Jogos na Educação: criar, fazer, jogar. 4. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2001.
MAFFESOLI, Michel. A transformação do político: A tribalização do mundo. Tradução de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 1997.
MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
MARCELINO, Nelson Carvalho. Pedagogia da Animação. 6. ed. Campinas, SP: Papirus, 2004.
NICOLAU, Marcos. Manual de sobrevivência do professor moderno ou a arte de transformar conflitos em aprendizagem. 2. ed. João Pessoa:
Ideia, 2002.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky Aprendizado e desenvolvimento: Um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997.
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. A resposta do grande psicólogo aos problemas do ensino. Tradução de: Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. ed. Forense. Rio de Janeiro - São Paulo: Forense, 1969.
ROUCO, Juan José Meré; RESENDE Marisa Seoane Rio. A Estratégica lúdica: jogos didáticos para a formação de gestores em voluntariado
empresarial. São Paulo: Petrópolis, 2003.
SANTOS, Santa Marli Pires dos. (Org.) A Ludicidade como Ciência. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
SANTOS, Santa Marli Pires dos (Org). Brinquedoteca : O Lúdico em Diferentes Contextos. 7. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
TIBA, Içami. Quem ama, educa. São Paulo: Gente,
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.