Práticas lúdica e tradicional no ensino das Ciências Biológicas
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n12p70-77Palavras-chave:
criatividade, dinâmica, ludicidade, participaçãoResumo
Lúdico é uma filosofia pedagógica em que as dinâmicas de grupo são impulsos essenciais para sentir o processo de desenvolvimento das habilidades física, moral e cognitiva. Como processo inovador e facilitador da aprendizagem significativa, este trabalho busca investigar a construção do conhecimento das Ciências Biológicas, no nível médio do CEFET-PB, analisando de forma comparativa as praticas lúdico-pedagógica e tradicional, desenvolvendo e aplicando métodos, técnicas, instrumentos e estratégias que motivem a participação dos alunos nas salas de aula.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Reflexões: A criança, O Brinquedo, A educação. Tradução de Marcus Vinicius Mazzari. (Coleção Novas Buscas em Educação), v. 17. São Paulo: Summus, 1984.
COLL, César et al. O construtivismo na sala de aula. Tradução Cláudia Schilling. Série Fundamentos. 6. ed. São Paulo: Ética, 1999.
FARIA, de Wilson. Mapas conceituais: aplicações ao ensino, currículo e avaliação. São Paulo: EPU, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 27. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREITAS, Luis Carlos de. Crítica da Organização do Trabalho Pedagógico e da Didática. Campinas, São Paulo: Papirus, 1995.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: O jogo como elemento da cultura. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.
LOPES, Maria da Glória. Jogos na Educação: criar, fazer, jogar. 4. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2001.
MAFFESOLI, Michel. A transformação do político: A tribalização do mundo. Tradução de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 1997.
MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
MARCELINO, Nelson Carvalho. Pedagogia da Animação. 6. ed. Campinas, SP: Papirus, 2004.
NICOLAU, Marcos. Manual de sobrevivência do professor moderno ou a arte de transformar conflitos em aprendizagem. 2. ed. João Pessoa:
Ideia, 2002.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky Aprendizado e desenvolvimento: Um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997.
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. A resposta do grande psicólogo aos problemas do ensino. Tradução de: Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. ed. Forense. Rio de Janeiro - São Paulo: Forense, 1969.
ROUCO, Juan José Meré; RESENDE Marisa Seoane Rio. A Estratégica lúdica: jogos didáticos para a formação de gestores em voluntariado
empresarial. São Paulo: Petrópolis, 2003.
SANTOS, Santa Marli Pires dos. (Org.) A Ludicidade como Ciência. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
SANTOS, Santa Marli Pires dos (Org). Brinquedoteca : O Lúdico em Diferentes Contextos. 7. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
TIBA, Içami. Quem ama, educa. São Paulo: Gente,
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.