Destinação de recursos de um banco de desenvolvimento: uma análise do perfil de financiamentos do BNDES

Odilon Saturnino

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Edmilson Junior Bezerra da Silva

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Danielly Fernandes Bizerril

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Ismael Martins da Silva

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Laís de Mendonça Barbosa

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

Compondo a linha de pesquisa de Auditoria e Controladoria no Setor Público do Observatório de Perspectivas em Administração Pública – BAP, buscou-se, por meio deste artigo, realizar uma análise do perfil de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, tendo como foco a sua função como instituição financeira bancária de desenvolvimento e apoio ao setor público e a organizações de pequeno porte. A abordagem metodológica foi de natureza essencialmente quantitativa. O estudo tratou de dados referentes às operações diretas e indiretas não automáticas de financiamento do BNDES, assim como de operações com a administração pública direta e indireta, no período de 2002 a 2018. Trata-se, portanto, de censo, com análise econométrica de dados secundários obtidos do site BNDES Transparência. Foram identificadas variáveis que caracterizam o BNDES como instituição de fomento, especialmente a municípios do interior e organizações de pequeno porte.

Palavras-chave


Banco de desenvolvimento; Perfil de financiamento; Administração direta; Administração indireta; Operações não automáticas


Texto completo:

Referências


COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS – CVM. O Mercado de Valores Mobiliários Brasileiro. 3. ed. Rio de Janeiro: Comissão de Valores Mobiliários, 2014.

FONSECA, R. O. da; HESPANHOL, A. N. Os Aportes e Financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Outras Instituições Financeiras Direcionados ao Setor Sucroenergético. VI Seminário Internacional AMÉRICA PLATINA (VI SIAP) e I Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços, Campo Grande, 16,17 e 18 de novembro de 2016.

HAIR JR., J. F.; BABIN, B.; MONEY, A. H.; SAMOUEL, P. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HERMANN, J. Bancos públicos em sistemas financeiros maduros: perspectivas teóricas e desafios para os países em desenvolvimento. Revista de Economia Política, São Paulo, v. 31, n. 3 (123), p. 397-414, jul./set. 2011.

LEMES JÚNIOR, A. B; RIGO, C. M.; CHEROBIM, A. P. Administração Financeira: Princípios, Fundamentos e Práticas Brasileiras. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

MADURA, Jeff. Finanças Corporativas Internacionais. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

OLIVEIRA V. I.; GALVÃO, A.; RIBEIRO, É. Mercado Financeiro: uma abordagem prática dos principais produtos e serviços. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

PINDYCK, Robert S.; RUBINFELD, Daniel L. Microeconomia. 7. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.

PINHEIRO, Juliano Lima. Mercado de Capitais: fundamentos e técnicas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

PRATES, D. M.; CINTRA, M. A. M.; FREITAS, M. C. P. de. O papel desempenhado pelo BNDES e diferentes iniciativas de expansão do financiamento de longo prazo no Brasil dos anos 90. Economia e Sociedade, Campinas, v. 9, n. 2, p. 85-116, dez. 2000.

TESOURO NACIONAL. Características dos Títulos Ofertados no Tesouro Direto. Disponível em: http://www3.tesouro.gov.br/tesouro_direto/consulta_titulos_novosite/download/Caracteristicas.pdf. Acesso em: 04 mar. 2014.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n47p82-94

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1075

Total de downloads do artigo: 665