Destinação de recursos de um banco de desenvolvimento: uma análise do perfil de financiamentos do BNDES
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n47p82-94Palavras-chave:
Banco de desenvolvimento, Perfil de financiamento, Administração direta, Administração indireta, Operações não automáticasResumo
Compondo a linha de pesquisa de Auditoria e Controladoria no Setor Público do Observatório de Perspectivas em Administração Pública – BAP, buscou-se, por meio deste artigo, realizar uma análise do perfil de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, tendo como foco a sua função como instituição financeira bancária de desenvolvimento e apoio ao setor público e a organizações de pequeno porte. A abordagem metodológica foi de natureza essencialmente quantitativa. O estudo tratou de dados referentes às operações diretas e indiretas não automáticas de financiamento do BNDES, assim como de operações com a administração pública direta e indireta, no período de 2002 a 2018. Trata-se, portanto, de censo, com análise econométrica de dados secundários obtidos do site BNDES Transparência. Foram identificadas variáveis que caracterizam o BNDES como instituição de fomento, especialmente a municípios do interior e organizações de pequeno porte.
Downloads
Referências
COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS – CVM. O Mercado de Valores Mobiliários Brasileiro. 3. ed. Rio de Janeiro: Comissão de Valores Mobiliários, 2014.
FONSECA, R. O. da; HESPANHOL, A. N. Os Aportes e Financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Outras Instituições Financeiras Direcionados ao Setor Sucroenergético. VI Seminário Internacional AMÉRICA PLATINA (VI SIAP) e I Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços, Campo Grande, 16,17 e 18 de novembro de 2016.
HAIR JR., J. F.; BABIN, B.; MONEY, A. H.; SAMOUEL, P. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.
HERMANN, J. Bancos públicos em sistemas financeiros maduros: perspectivas teóricas e desafios para os países em desenvolvimento. Revista de Economia Política, São Paulo, v. 31, n. 3 (123), p. 397-414, jul./set. 2011.
LEMES JÚNIOR, A. B; RIGO, C. M.; CHEROBIM, A. P. Administração Financeira: Princípios, Fundamentos e Práticas Brasileiras. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
MADURA, Jeff. Finanças Corporativas Internacionais. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
OLIVEIRA V. I.; GALVÃO, A.; RIBEIRO, É. Mercado Financeiro: uma abordagem prática dos principais produtos e serviços. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
PINDYCK, Robert S.; RUBINFELD, Daniel L. Microeconomia. 7. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.
PINHEIRO, Juliano Lima. Mercado de Capitais: fundamentos e técnicas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
PRATES, D. M.; CINTRA, M. A. M.; FREITAS, M. C. P. de. O papel desempenhado pelo BNDES e diferentes iniciativas de expansão do financiamento de longo prazo no Brasil dos anos 90. Economia e Sociedade, Campinas, v. 9, n. 2, p. 85-116, dez. 2000.
TESOURO NACIONAL. Características dos Títulos Ofertados no Tesouro Direto. Disponível em: http://www3.tesouro.gov.br/tesouro_direto/consulta_titulos_novosite/download/Caracteristicas.pdf. Acesso em: 04 mar. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.