Modelagem computacional: uma aproximação entre artefatos cognitivos e experimentos virtuais em Física

Gil Luna Rodrigues

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Romero Tavares

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Resumo

Este trabalho propõe estruturar e analisar uma metodologia, associando o paradigma teórico a aprendizagem significativa de David Ausubel, e o uso do computador como ferramenta de modelação, para mediar a construção do conhecimento na disciplina Física, condicionando um processo que envolve a aprendizagem e seus agentes formadores. Seguindo a tendência da teoria de ausubeliana, foi dada a relevância pertinente para uma sequência das ações: mapeamento do entendimento prévio (subsunçores) do aprendiz no eixo temático a ser desenvolvido; apropriação do conte ̇do ideacional mediada com a apresentação das Animações Interativas; avaliação processual da aprendizagem; construção do conhecimento de forma compartilhada, priorizando os princípios básicos da conexão, da heterogeneidade e da pluralidade, implementados com o uso e a construção dos objetos de aprendizagem, permeadas pelos signos da multimídia interativa numa aproximação entre artefatos cognitivos e experimentos virtuais. Enfim, trata-se de um processo dinâmico de aprendizagem, apontando para o fato de que os conceitos não são alvos estáticos na aprendizagem, mas uma teia que evolui na estrutura cognitiva do aprendiz.

Palavras-chave


processo cognitivo; aprendizagem significativa; modelagem computacional; conceitos da física


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n12p32-42

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