Modelagem computacional: uma aproximação entre artefatos cognitivos e experimentos virtuais em Física
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n12p32-42Palavras-chave:
processo cognitivo, aprendizagem significativa, modelagem computacional, conceitos da físicaResumo
Este trabalho propõe estruturar e analisar uma metodologia, associando o paradigma teórico a aprendizagem significativa de David Ausubel, e o uso do computador como ferramenta de modelação, para mediar a construção do conhecimento na disciplina Física, condicionando um processo que envolve a aprendizagem e seus agentes formadores. Seguindo a tendência da teoria de ausubeliana, foi dada a relevância pertinente para uma sequência das ações: mapeamento do entendimento prévio (subsunçores) do aprendiz no eixo temático a ser desenvolvido; apropriação do conte ?do ideacional mediada com a apresentação das Animações Interativas; avaliação processual da aprendizagem; construção do conhecimento de forma compartilhada, priorizando os princípios básicos da conexão, da heterogeneidade e da pluralidade, implementados com o uso e a construção dos objetos de aprendizagem, permeadas pelos signos da multimídia interativa numa aproximação entre artefatos cognitivos e experimentos virtuais. Enfim, trata-se de um processo dinâmico de aprendizagem, apontando para o fato de que os conceitos não são alvos estáticos na aprendizagem, mas uma teia que evolui na estrutura cognitiva do aprendiz.
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