Educação ambiental para o meio ambiente rural: uma metodologia de intervenção psicopedagógica no assentamento rural do INCRA- Estrela D’alva em São Sebastião do Umbuzeiro – PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n12p27-31Palavras-chave:
educação ambiental rural, assentamento rural do INCRA, intervenção psicopedagógicaResumo
A oficina Escola do Caruá objetivou a implantação e execução de procedimentos e conceitos de Educação Ambiental aplicados ao ambiente rural. Através de uma estrutura de desenvolvimento sustentável, apoiada na tradicional cultura da bromeliácea caruá, presente na Região do Cariri paraibano. O projeto teve como missão realizar um estudo para revitalizar a produção extrativista da fibra do caruá; promover o desenvolvimento sustentável no assentamento e contribuir para melhoria da qualidade de vida das 53 famílias que ali subsistem no Cariri da Paraíba, semiárido do nordeste do Brasil. Proporcionou-se aos assentados e alunos da Oficina Escola do Caruá, procedimentos para a implantação de uma metodologia em educaão ambiental para o meio ambiente rural.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) - Ceará. Manual dos assentados e assentadas da reforma agrária. 2001.
CANDAU, V. M.; COLS. Tecendo a cidadania - oficinas pedagógicas de direitos humanos. Petrópolis, Vozes, 1999.
DIAS, G. F. Educação ambiental - princípios e práticas. São Paulo, EDUSP, 2000.
IBAMA. Coletânea da legislação federal de Meio ambiente. Brasília (DF). TEMA - Programa Radis, v. 18, p.3-4, 1992.
KRISCHKE, P. J. Ecologia, juventude e cultura política: a cultura da juventude, a democratização e a ecologia nos países do cone sul. Florianópolis: UFSC, 2000.
MOREIRA, E. F. Estudo exploratório e descritivo dos conte ?dos de estereótipos de estudantes universitários de João Pessoa-PB em relação aos ambientalistas. Joao Pessoa/PB: UFPB, Dissertação de Mestrado em Psicologia Social, 2002.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE - Divisão de saúde e ambiente - Representação do Brasil. Atenção Primária Ambiental. Brasília-DF, 2000.
RIBEIRO, M. A. Ecologizar - pensando o ambiente humano. Belo Horizonte, Rona Editora, 2000.
VIOLA, E. O Movimento ecológico no Brasil (1974-1986), Rio de Janeiro, IUPERJ, 1987.
WARREN, I. S. ONGs na América Latina: trajetória e perfil. In: Meio ambiente, desenvolvimento e cidadania: desafios para as cínicas sociais: Viola, E. J. (Org). São Paulo: Cortez, 1998.
WWF/BRASIL - ECOPRESS. Educador ambiental - 6 anos de experiências e debates, São Paulo, WWF, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.