Educação ambiental para o meio ambiente rural: uma metodologia de intervenção psicopedagógica no assentamento rural do INCRA- Estrela D’alva em São Sebastião do Umbuzeiro – PB

Eduardo Figueiredo Moreira

Universidade Estadual Vale do Acaraú/Universidade Aberta Vida (UNAVIDA) / Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) Brasil

Aresque Machado de Almeida

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Durval Leal de Araújo Filho

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Ludgleydson Fernandes de Araújo

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Resumo

A oficina Escola do Caruá objetivou a implantação e execução de procedimentos e conceitos de Educação Ambiental aplicados ao ambiente rural. Através de uma estrutura de desenvolvimento sustentável, apoiada na tradicional cultura da bromeliácea caruá, presente na Região do Cariri paraibano. O projeto teve como missão realizar um estudo para revitalizar a produção extrativista da fibra do caruá; promover o desenvolvimento sustentável no assentamento e contribuir para melhoria da qualidade de vida das 53 famílias que ali subsistem no Cariri da Paraíba, semiárido do nordeste do Brasil. Proporcionou-se aos assentados e alunos da Oficina Escola do Caruá, procedimentos para a implantação de uma metodologia em educaão ambiental para o meio ambiente rural.

Palavras-chave


educação ambiental rural; assentamento rural do INCRA; intervenção psicopedagógica


Texto completo:

Referências


BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) - Ceará. Manual dos assentados e assentadas da reforma agrária. 2001.

CANDAU, V. M.; COLS. Tecendo a cidadania - oficinas pedagógicas de direitos humanos. Petrópolis, Vozes, 1999.

DIAS, G. F. Educação ambiental - princípios e práticas. São Paulo, EDUSP, 2000.

IBAMA. Coletânea da legislação federal de Meio ambiente. Brasília (DF). TEMA - Programa Radis, v. 18, p.3-4, 1992.

KRISCHKE, P. J. Ecologia, juventude e cultura política: a cultura da juventude, a democratização e a ecologia nos países do cone sul. Florianópolis: UFSC, 2000.

MOREIRA, E. F. Estudo exploratório e descritivo dos conte ̇dos de estereótipos de estudantes universitários de João Pessoa-PB em relação aos ambientalistas. Joao Pessoa/PB: UFPB, Dissertação de Mestrado em Psicologia Social, 2002.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE - Divisão de saúde e ambiente - Representação do Brasil. Atenção Primária Ambiental. Brasília-DF, 2000.

RIBEIRO, M. A. Ecologizar - pensando o ambiente humano. Belo Horizonte, Rona Editora, 2000.

VIOLA, E. O Movimento ecológico no Brasil (1974-1986), Rio de Janeiro, IUPERJ, 1987.

WARREN, I. S. ONGs na América Latina: trajetória e perfil. In: Meio ambiente, desenvolvimento e cidadania: desafios para as cínicas sociais: Viola, E. J. (Org). São Paulo: Cortez, 1998.

WWF/BRASIL - ECOPRESS. Educador ambiental - 6 anos de experiências e debates, São Paulo, WWF, 2000.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n12p27-31

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1890

Total de downloads do artigo: 1044