Educação ambiental para o meio ambiente rural: uma metodologia de intervenção psicopedagógica no assentamento rural do INCRA- Estrela D’alva em São Sebastião do Umbuzeiro – PB

Eduardo Figueiredo Moreira

Universidade Estadual Vale do Acaraú/Universidade Aberta Vida (UNAVIDA) / Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) Brasil

Aresque Machado de Almeida

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Durval Leal de Araújo Filho

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Ludgleydson Fernandes de Araújo

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Resumo

A oficina Escola do Caruá objetivou a implantação e execução de procedimentos e conceitos de Educação Ambiental aplicados ao ambiente rural. Através de uma estrutura de desenvolvimento sustentável, apoiada na tradicional cultura da bromeliácea caruá, presente na Região do Cariri paraibano. O projeto teve como missão realizar um estudo para revitalizar a produção extrativista da fibra do caruá; promover o desenvolvimento sustentável no assentamento e contribuir para melhoria da qualidade de vida das 53 famílias que ali subsistem no Cariri da Paraíba, semiárido do nordeste do Brasil. Proporcionou-se aos assentados e alunos da Oficina Escola do Caruá, procedimentos para a implantação de uma metodologia em educaão ambiental para o meio ambiente rural.

Palavras-chave


educação ambiental rural; assentamento rural do INCRA; intervenção psicopedagógica


Texto completo:

Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n12p27-31

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