- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Educação ambiental para o meio ambiente rural: uma metodologia de intervenção psicopedagógica no assentamento rural do INCRA- Estrela D’alva em São Sebastião do Umbuzeiro – PB
Resumo
A oficina Escola do Caruá objetivou a implantação e execução de procedimentos e conceitos de Educação Ambiental aplicados ao ambiente rural. Através de uma estrutura de desenvolvimento sustentável, apoiada na tradicional cultura da bromeliácea caruá, presente na Região do Cariri paraibano. O projeto teve como missão realizar um estudo para revitalizar a produção extrativista da fibra do caruá; promover o desenvolvimento sustentável no assentamento e contribuir para melhoria da qualidade de vida das 53 famílias que ali subsistem no Cariri da Paraíba, semiárido do nordeste do Brasil. Proporcionou-se aos assentados e alunos da Oficina Escola do Caruá, procedimentos para a implantação de uma metodologia em educaão ambiental para o meio ambiente rural.
Palavras-chave
educação ambiental rural; assentamento rural do INCRA; intervenção psicopedagógica
Texto completo:
Referências
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) - Ceará. Manual dos assentados e assentadas da reforma agrária. 2001.
CANDAU, V. M.; COLS. Tecendo a cidadania - oficinas pedagógicas de direitos humanos. Petrópolis, Vozes, 1999.
DIAS, G. F. Educação ambiental - princípios e práticas. São Paulo, EDUSP, 2000.
IBAMA. Coletânea da legislação federal de Meio ambiente. Brasília (DF). TEMA - Programa Radis, v. 18, p.3-4, 1992.
KRISCHKE, P. J. Ecologia, juventude e cultura política: a cultura da juventude, a democratização e a ecologia nos países do cone sul. Florianópolis: UFSC, 2000.
MOREIRA, E. F. Estudo exploratório e descritivo dos conte ̇dos de estereótipos de estudantes universitários de João Pessoa-PB em relação aos ambientalistas. Joao Pessoa/PB: UFPB, Dissertação de Mestrado em Psicologia Social, 2002.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE - Divisão de saúde e ambiente - Representação do Brasil. Atenção Primária Ambiental. Brasília-DF, 2000.
RIBEIRO, M. A. Ecologizar - pensando o ambiente humano. Belo Horizonte, Rona Editora, 2000.
VIOLA, E. O Movimento ecológico no Brasil (1974-1986), Rio de Janeiro, IUPERJ, 1987.
WARREN, I. S. ONGs na América Latina: trajetória e perfil. In: Meio ambiente, desenvolvimento e cidadania: desafios para as cínicas sociais: Viola, E. J. (Org). São Paulo: Cortez, 1998.
WWF/BRASIL - ECOPRESS. Educador ambiental - 6 anos de experiências e debates, São Paulo, WWF, 2000.
Visitas a este artigo: 2048
Total de downloads do artigo: 1174