Educação ambiental para o meio ambiente rural: uma metodologia de intervenção psicopedagógica no assentamento rural do INCRA- Estrela D’alva em São Sebastião do Umbuzeiro – PB

Autores

  • Eduardo Figueiredo Moreira Universidade Estadual Vale do Acaraú/Universidade Aberta Vida (UNAVIDA) / Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Aresque Machado de Almeida Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Durval Leal de Araújo Filho Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Ludgleydson Fernandes de Araújo Universidade Federal da Paraíba (UFPB) http://orcid.org/0000-0003-4486-7565

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n12p27-31

Palavras-chave:

educação ambiental rural, assentamento rural do INCRA, intervenção psicopedagógica

Resumo

A oficina Escola do Caruá objetivou a implantação e execução de procedimentos e conceitos de Educação Ambiental aplicados ao ambiente rural. Através de uma estrutura de desenvolvimento sustentável, apoiada na tradicional cultura da bromeliácea caruá, presente na Região do Cariri paraibano. O projeto teve como missão realizar um estudo para revitalizar a produção extrativista da fibra do caruá; promover o desenvolvimento sustentável no assentamento e contribuir para melhoria da qualidade de vida das 53 famílias que ali subsistem no Cariri da Paraíba, semiárido do nordeste do Brasil. Proporcionou-se aos assentados e alunos da Oficina Escola do Caruá, procedimentos para a implantação de uma metodologia em educaão ambiental para o meio ambiente rural.

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Publicado

2005-09-03

Edição

Seção

Educação