Desenvolvendo a habilidade para o desenho de esboço no Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores do CEFET-PB

Aarão Pereira de Araújo Junior

ORCID iD Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Rogéria Gaudêncio do Rego

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados dos estudos desenvolvidos para o Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, tendo como objeto de estudo o Esboço como conte ̇do e como ferramenta de desenvolvimento de desenhos e da criatividade na disciplina de Desenho Artístico do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores do CEFET-PB. Neste trabalho, foram determinadas as contribuições deste tipo de desenho para a formação profissional do aluno, através de pesquisa de campo, sendo observada a própria disciplina de Desenho Artístico, aplicação de questionários e entrevistas com alunos e professores do curso em questão, análise dos planos de curso das disciplinas que possuem o conte ̇do do Esboço em seus currículos. Para as analises da habilidade adquirida ao longo da disciplina Desenho Artístico, utilizou-se como referência o modelo de Edwards (2000), que define cinco habilidades básicas para desenvolver o desenho.

Palavras-chave


esboço; desenho; design de interiores; criatividade; habilidade para o desenho


Texto completo:

Referências


BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Educação Profissional: legislação básica. Brasília, 2001.

CEFET-PB. Projeto do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores. João Pessoa, 2000.

EDWARDS, B. Desenhando com o lado direito do cérebro. Rio de Janeiro: ed. Ediouro, 2000.

FRENCH, T. E. Desenho Técnico e Tecnologia Gráfica. Rio de Janeiro: ed. Globo, 1985.

HALLAWELL, P. À Mão Livre. São Paulo: ed. Melhoramentos, 2003.

KOPKE, R. C. Expressão Gráfica: desenho como meio e não como fim. In. II ENCONTRO REGIONAL DE EXPRESSÃO GRÁFICA. 2002. João Pessoa. Anais. João Pessoa, CEFET-PB, 2002. p. 56-59.

KOPKE, R. C. Criatividade para o desenho: dom ou processo? In. II ENCONTRO REGIONAL DE EXPRESSÃO GRÁFICA. 2002. João Pessoa. Anais. João Pessoa, CEFET-PB, 2002. p. 6-11.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n12p6-14

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1795

Total de downloads do artigo: 1818