Desenvolvendo a habilidade para o desenho de esboço no Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores do CEFET-PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n12p6-14Palavras-chave:
esboço, desenho, design de interiores, criatividade, habilidade para o desenhoResumo
Este trabalho apresenta os resultados dos estudos desenvolvidos para o Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, tendo como objeto de estudo o Esboço como conte ?do e como ferramenta de desenvolvimento de desenhos e da criatividade na disciplina de Desenho Artístico do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores do CEFET-PB. Neste trabalho, foram determinadas as contribuições deste tipo de desenho para a formação profissional do aluno, através de pesquisa de campo, sendo observada a própria disciplina de Desenho Artístico, aplicação de questionários e entrevistas com alunos e professores do curso em questão, análise dos planos de curso das disciplinas que possuem o conte ?do do Esboço em seus currículos. Para as analises da habilidade adquirida ao longo da disciplina Desenho Artístico, utilizou-se como referência o modelo de Edwards (2000), que define cinco habilidades básicas para desenvolver o desenho.
Downloads
Referências
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Educação Profissional: legislação básica. Brasília, 2001.
CEFET-PB. Projeto do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores. João Pessoa, 2000.
EDWARDS, B. Desenhando com o lado direito do cérebro. Rio de Janeiro: ed. Ediouro, 2000.
FRENCH, T. E. Desenho Técnico e Tecnologia Gráfica. Rio de Janeiro: ed. Globo, 1985.
HALLAWELL, P. À Mão Livre. São Paulo: ed. Melhoramentos, 2003.
KOPKE, R. C. Expressão Gráfica: desenho como meio e não como fim. In. II ENCONTRO REGIONAL DE EXPRESSÃO GRÁFICA. 2002. João Pessoa. Anais. João Pessoa, CEFET-PB, 2002. p. 56-59.
KOPKE, R. C. Criatividade para o desenho: dom ou processo? In. II ENCONTRO REGIONAL DE EXPRESSÃO GRÁFICA. 2002. João Pessoa. Anais. João Pessoa, CEFET-PB, 2002. p. 6-11.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.