Análise da operação de um subsistema do sistema de abastecimento de água de Campina Grande-PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n45p180-187Palavras-chave:
Saneamento, Simulação hidráulica, Epanet, Abastecimento d‘águaResumo
Os sistemas de abastecimento de água representam um dos principais integrantes da infraestrutura dos municípios. A operação desses sistemas é uma tarefa complexa em função das diversas variáveis que interferem na dinâmica da distribuição de água. O objetivo do trabalho foi obter um diagnóstico da operação de parte do sistema de abastecimento de água de Campina Grande e encontrar as principais limitações e potencialidades da infraestrutura do sistema. O sistema fornece água para vários municípios, atendendo uma população urbana e rural superior a 500 mil habitantes. Para realização do diagnóstico operacional, foi utilizada a modelagem hidráulica, através do simulador Epanet 2. A operação foi modelada desde a estação de tratamento de água até a zona de pressão 2 do sistema de Campina Grande. Foram realizados levantamentos cadastrais da rede hidráulica, levantamentos de campo e entrevistas com os operadores. Com base nos cenários analisados, permitiu-se concluir que a zona 2 do sistema abastecimento tem pouca margem para aumento de demanda, em torno de 10%, que o sistema não consegue trabalhar fora do horário de ponta e que o custo energético é gerado principalmente pela estação de tratamento de água. Para uma melhoria da operação e redução da vulnerabilidade são necessários investimentos na estrutura física do sistema e em monitoramento e automação.
Downloads
Referências
CARRIJO, I. B. Extração de regras operacionais ótimas de sistemas de distribuição de água através de algoritmos genéticos multiobjetivo e aprendizado de máquina. 2004. Tese (Doutorado em Hidráulica e Saneamento) –, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2004.
GOMES, H. P. Sistema de Abastecimento de Água: Dimensionamento Econômico e Operação de Redes e Elevatórias. 2. ed. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2009.
LACERDA, I. S. Regras de operação para sistemas de abastecimento de água com baixo nível de automação e sujeitos a incertezas. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2009.
LANSEY, K.; AWUMAH, K. Optimal pump operations considering pump switches. Journal of Water Res. Plan. and Management, v. 120, n. 1, p. 17-35, 1994.
LUCENA, K. F. M. EPANET-IRRIG: Aperfeiçoamento do EPANET para Aplicações em Sistemas de Irrigação. Revista Principia, João Pessoa, n. 20, p. 9-21, 2012.
MENESES, R. A. Diagnóstico operacional de sistemas de abastecimento de água: o caso de Campina Grande. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2011.
ROSSMAN, L. A. EPANET2 Users Manual. U. S. Environmental Protection Agency. Cincinnati: 2002. 201p.
SETTI, J. E.; LIMA, F. W.; MIRANDA, A. G. Introdução ao gerenciamento de recursos hídricos. 2. ed. Brasília: ANEEL, 2000. 207 p.
VICENTE, R. V. Modelo de operação para centros de controle de sistemas de abastecimento de água - estudo de caso: sistema adutor metropolitano de São Paulo. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Hidráulica) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.