A burocratização da ressocialização: uma análise das concepções de educadores atuantes no sistema de privação de liberdade

Autores

  • Edson Ferreira Souza Universidade Joaquim Nabuco (UNINABUCO)
  • Ane Bianca Stricagnoli de Aguiar Universidade Joaquim Nabuco (UNINABUCO)
  • Carla Fabiana Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
  • Renato Wagner Daniel de Souza Menezes Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)
  • Amanda Sannara Daniel de Souza Menezes Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Catarina Carneiro Gonçalves Universidade Federal da Paraiba (UFPB) http://orcid.org/0000-0003-2508-2762

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n48p11-19

Palavras-chave:

Educadores, Adolescentes, Educação de jovens e adolescentes em privação de liberdade, Escola no sistema socioeducativo

Resumo

Este estudo apresenta uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso realizada com cinco educadores do sistema socioeducativo da Funase em Abreu e Lima – PE. Esses profissionais foram escolhidos por atuarem diretamente com os socioeducandos, servindo, na maioria das vezes, como modelo para estes. Além disso, foram escolhidos por considerarmos que a educação é uma importante ferramenta na formação do discente pelo sistema socioeducativo, ou seja, é no espaço escolar das unidades de privação de liberdade que o interno pode se sentir humano e ter melhores possiblidades de reinserção social. Esta pesquisa teve como objetivos identificar as práticas pedagógicas de educadores socioeducativos consideradas eficientes no processo de ressocialização e conhecer sua concepção de ressocialização, práticas pedagógicas utilizadas e perspectivas dos educadores acerca do processo de ressocialização. Conclui-se que, apesar das dificuldades apontadas, a formação escolar parece ser a chave principal que poderá abrir aos jovens em privação de liberdade as portas do processo de reintegração social, sendo a educação profissional considerada pelos profissionais como a prática mais relevante.

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Publicado

2020-03-03

Edição

Seção

Educação