Trajetórias do olhar: imagens e história na arte Na?f paraibana
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n16p100-105Palavras-chave:
história visual, história oral, imaginário, arte Na?fResumo
Este trabalho tem como temática o estudo das relações entre a história e a arte na?f paraibana, com um recorte temporal que compreende a segunda metade do século XX. Partimos da análise da obra de dois artistas paraibanos vivos: Alexandre Filho e Tadeu Lira. O objetivo geral deste trabalho é compreender as principais características que constituem esse tipo de manifestação artística, considerando sua sintaxe, morfologia e aspectos antropológicos, artísticos e históricos envolvidos na relação entre a história de vida dos artistas e a construção de sua obra. Esta pesquisa está fundamentada no amplo contexto da história cultural, dialogando com a história oral, a história visual e a história do cotidiano, considerando as relações possíveis entre os estudos da antropologia da imagem e da ciência do imaginário.
Downloads
Referências
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. Trad. Denise Bottimann e Frederico Calotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rebelais. 5ª. Ed. São Paulo: Anablume Editora, 2002.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Trad. Vera Maria Xavier dos Santos. Bauru-São Paulo: Edusc, 2004.
GOMBRICH, Ernst Hans. A história da arte. Trad. Álvaro Cabral. 4ª. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.
PAIVA, Eduardo França. História & Imagem. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
RODRIGUES, Elinaldo. A arte e os artistas da Paraíba: perfis jornalísticos. João Pessoa: Editora universitária, 2001.
TREVISAN, Armindo. Como apreciar a arte. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.