Oferta de imóveis residenciais verticais: uma análise sobre suas características na Região Metropolitana de João Pessoa
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n16p78-85Palavras-chave:
condomínios residenciais, padrões, localização, valoresResumo
O presente trabalho relata a situação atual do mercado de imóveis na Região Metropolitana de João Pessoa, em relação à identificação de padrões, localização e valores praticados sobre os imóveis. Para o desenvolvimento do trabalho buscou-se inicialmente o cadastro das construtoras associadas ao Sinduscon-JP. De posse desse cadastro entrou-se em contato com as construtoras para agendar as entrevistas. Fizeram parte da pesquisa 28 empresas. Com o formulário elaborado procedeu-se com as entrevistas às construtoras. Foram coletados, paralelamente, documentos, mapas e leis municipais que tratam sobre o tema trabalhado, a fim de auxiliar na análise e interpretação dos dados. Através da análise concluiu-se que na grande João Pessoa existem fatores referentes à legislação que favorecem o acréscimo dos valores das edificações em determinadas áreas. Foi diagnosticado também a concentração de habitações verticais tanto nos bairros da orla marítima como nos bairros próximos que possuem acesso facilitado às praias. Essas regiões são denominadas de zonas adensáveis prioritárias e possuem os mais altos valores dos imóveis. Por essa razão, as construtoras mantêm sua preferência em construir nessas regiões, tendo em vista que são as mais procuradas por clientes que possuem maior poder aquisitivo.
Downloads
Referências
ALVES, Valdir. Avaliação dos Imóveis Urbanos Baseada em Métodos Estatísticos Multivariados. 2005. 115p. Dissertação (Mestrado em Métodos Numéricos em Engenharia). Universidade Federal do Paraná, Campo Mourão, 2005.
BRENNER, Mara Lúcia. Variáveis Definidoras dos Valores dos Imóveis Estudo de Caso – Santa Maria – RS. 2005. 118p. Dissertação (Mestrado em Geomática). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.
CASSUNDÉ JÚNIOR, N. F.; CUNHA FILHO, M. Um Estudo Sobre a Composição de Preço dos Apartamentos de Um Quarto: Uma Análise Sobre o Bairro de Boa Viagem - Recife/PE. Faculdade dos Guararapes, Recife, [s.d.].
GONZÁLEZ, M. A. S.; FORMOSO, C. T. Análise Conceitual das Dificuldades na Determinação de Modelos de Formação de Preços Através de Análise de Regressão. 2000. 75p. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2000 – Resultado do Universo.
JOÃO PESSOA. Plano Diretor da Cidade de João Pessoa. 1994. 64p. João Pessoa, 1994.
PETERSEN, F. B.; DANILEVICZ, A. M. F. Análise Qualitativa e Quantitativa de Atributos Valorativos de Empreendimentos Imobiliários em Porto Alegre. Revista Gestão Industrial. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paraná, n. 04, p. 63-74, 2006.
POLI, Tatiana; VIVEIROS, B. E. Quando o Preço não Faz a diferença: A Relação entre Custo do Imóvel e Conforto Acústico. 2007. In: IX Encontro Nacional e V Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído – Ouro Preto. 2007.
RIBEIRO, R. C. S. Proposta para Matriz de Atributos que configuram a Qualidade de Condomínios Horizontais na Cidade de São Paulo. 2005. Monografia (Obtenção do Título de Especialista em Gerenciamento de Empresas e Empreendimentos na Construção Civil). São Paulo, 2005.
SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Classificação de Empresas. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/customizado/estudos-e-pesquisas/bia-97-criterios-e-conceitos-para-classificacao-de-empresas/BIA_97/integra_bia. Acesso em: 29 de abril de 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.