Os benefícios do programa 5S para o empreendedor
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n17p60-68Palavras-chave:
empreendedorismo, tipos de empreendedores, perfil do empreendedor, programa 5SResumo
O presente artigo busca destacar as ideias de diversos autores acerca dos conceitos de empreendedorismo, os tipos de empreendedores e o seu perfil, bem como mostrar a importância da implantação de um Programa de Qualidade Total – o Programa 5S, no empreendimento, relatando de forma simples os cinco Sensos e a grandiosidade de desenvolvê-los dentro da organização, mostrando as vantagens de cada uma das técnicas ao serem colocadas em prática dentro da organização. Como reconhecimento, obteremos a melhoria de um produto ou prestação de serviços, a redução de custos, o desenvolvimento do trabalho em equipe, a eliminação de desperdício, a melhoria das relações humanas, entre outros pontos positivos oriundos desse programa.
Downloads
Referências
AIDAR, Marcelo Marinho. Empreendedorismo. São Paulo: Thomson, 2007.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). O Método 5S. Brasília, 2005. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/reblas/procedimentos/metodo_5S.pdf. Acesso em 08 nov. 2008.
AGILITY Centre. 5S Pratice, 2002; LAPA, Reginaldo, 5 Sensos, 1999. Apud: SILVA JÚNIOR, Ivan Alves da. et al. Análise Crítica e Aplicação de Melhorias a partir dos Conceitos da Organização, Sistemas e Métodos (OS&M). Revista Anagrama. Ano 02. Nº. 03, Edição: Março – Maio, 2009. Disponível em: http://www.usp.br/anagrama/anagrama_ano2_numero3.html.Acesso em: 13 set. 2009.
ANDRADE, Paulo Hyder da Silva. Dissertação: O impacto do Programa 5S na implantação e manutenção de sistemas da qualidade. Florianópolis 2002. Disponível em: teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/5211.pdf. Acesso em 2 nov. 2008.
BARROS, Aidil J. da Silveira e LEHFELD, Neide A. de Souza. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. São Paulo: Makron Books, 2000.
BARROS, Aidil Jesus da Silveira, LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de Metodologia Científica. 2 ed. ampliada. São Paulo: Pearson Makron Books, 2004.
BATISTA, Manoel Messias. Artigo: Tipos de empreendedorismo: semelhanças e diferenças. Brasília, 2005. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/tipos_de_empreendedorismo_semelhancas_e_diferencas/10993/. Acesso em: 14 set. 2008.
BECKER, Christiano. Empreendedorismo. UFMG, 2005. Disponível em: www2.dcc.ufmg.br/~becker/empreendimentos-2005-2/empreendedorismo-motivacao.ppt. Acesso em 11 set. 2008.
CASTRO, Eric Ricardo Calhau de. O programa 5S. FASF (Faculdade Sul Fluminense), 2006. Disponível em: www.fasfsul.edu.br/artigos2006/oprograma5s.pdf. Acesso em: 01 nov. 2008.
CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA (CIEE). Apostila: Atitude Empreendedora. Programa CIEE de Educação a Distância, 2008.
CRUZ, Carlos Fernando. Os motivos que dificultam a ação empreendedora conforme o ciclo de vida das organizações. Um estudo de caso: Pramp’s Lanchonete. Dissertação apresentada à Universidade de Santa Catarina. Florianópolis, 2005.
DESLANDES, Suely Ferreira. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1996.
DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.
DRUKER, P. F. Administrando para o futuro: os anos 90 e a virada do século. São Paulo: Pioneira, 1992. Apud: HOELTGEBAUM, Marianne, et al. A relação entre as estratégias traçadas na criação e Desenvolvimento do Empreendimento e o Perfil Empreendedor do Dirigente Proprietário: O Caso de uma Empresa de Confecção de Brusque, Sc, Brasil. Disponível em: http://www.uv.es/motiva/MarDelPlata06/Ponencias/PonenciaPerfeito01.pdf. Acesso em: 10 dez. 2008.
GREGOLIN, Raphael Gomes. Que tipo de empreendedor você é? Publicado em 2007. Disponível em: http://www.webartigos.com/articles/1566/1/que-tipo-de-empreendedor-vocee/pagina1.html. Acesso em: 23 nov. 2008.
HASHIMOTO, Marcos. Intraempreendedorismo, que bicho é esse? Disponível em: http://vocesa.abril.com.br/aberto/colunistas/pgart_0701_21082003_5306.shl. Acesso em: 22 nov. 2008.
HISRICH, Robert D.;PETERS, Michael P. Empreendedorismo. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
LOW & MACMILLAN (1988) em AMIT, R, Chalenges to Theory Development in Entrepreneurship Researsh. Journal of Manegement Studies, n.30, v.5, p. 815-834, USA, 1993. Apud: LONGEN, Márcia Terezinha. Um modelo comportamental para o estudo do Perfil do Empreendedor. Disponível em: http://www.eps.ufsc.br/disserta97/longen/cap2.htm. Acesso em 09 nov. 2008. Dissertação apresentada à Universidade de Santa Catarina. Florianópolis, 1997.
LÓSCIO, Bernadette Farias. Empreendedorismo: Perfil do empreendedor. Ceará, 2007. Disponível em: disciplinas.lia.ufc.br/empinf/arquivos/Empreendedorismo_Perfil%20do%20Empreendedor.ppt. Acesso em: 26 nov. 2008.
KREPSKY, Júlio César. O estatuto da microempresa e a necessidade de sua reformulação (legislação e comentários à margem do estatuto). São Paulo: Academia, 1992.
PONTE, Vera Maria Rodrigues. et al. Análise das metodologias e técnicas de pesquisas adotadas nos Estudos brasileiros sobre Balanced Scorecard: um estudo dos Artigos publicados no período de 1999 a 2006. Disponível em: http://www.furb.br/congressocont/_files/EPC%20079.pdf. Acesso em: 11 nov. 2008.
PRIBERAM. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP). Disponível em: http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=empresa. Acesso em: 26 nov. 2008.
RIBEIRO, H. 5S A Base para a Qualidade Total: um roteiro para uma implantação bem sucedida. Salvador: Casa da Qualidade, 1994.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2005.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – SEBRAE. Apostila: D’OLHO NA QUALIDADE 5Ss para os Pequenos Negócios. Sebrae Nacional, 2008a.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – SEBRAE. Apostila: Iniciando um Pequeno Grande Negócio – IPGN. Sebrae Nacional, 2008b.
SHUMPETER, Joseph A., “The Thory of Economic Development”. Published in Harvard University Press-Transaction Inc., Cambridge: Mass, 1983. Apud: Sebrae Nacional, 2008. Apostila: Iniciando um Pequeno Grande Negócio – IPGN.
SILVESTRE, Manuel de Campos. Empreendedorismo. Universidade de Aveiro, 2006. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/502066/Empreendedorismo. Acesso em 01 nov. 2008
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.