Contribuições da perspectiva histórico-cultural no processo de ensino e aprendizagem do Desenho Técnico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n18p39-48

Palavras-chave:

desenho técnico, CAD, perspectiva histórico-cultural, ambiente integrado

Resumo

O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da perspectiva histórico-cultural proposta por Lev Vygotsky para o processo de ensino e aprendizagem do desenho técnico na prática cotidiana de professores e alunos. Neste trabalho buscaram-se verificar as possibilidades de unir as duas ferramentas tratadas nesta pesquisa: o desenho técnico tradicional, por intermédio de instrumentos ditos tradicionais como compasso, esquadros e régua e o desenho assistido por computador (CAD) bem como da criação de novos ambientes que permitam novas possibilidades de ensino e aprendizagem em que o aluno constrói o seu conhecimento e tem o controle do processo dessa construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO JUNIOR, Aarão Pereira de. PEREGRINO, Paulo Sérgio Araujo. Proposta de estação multifuncional para o ensino do desenho. In: VI International Conference on Graphic Engineering for Arts and Design. Anais. Graphica 05. Recife, PE: 2005.

AZERÊDO, Maria Alves de. A mediação pedagógica na resolução de problemas matemáticos. Dissertação de Mestrado. João Pessoa (PB): Programa de pós-graduação em Educação, UFPB, 2003.

BALCEWICZ Raquel Cruz. Ambiente virtual para o ensino do desenho: um estudo de caso com a mediação do uso do software cinderella. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, 2003.

BAPTISTA, Maria das Graças de Almeida. A concepção do professor sobre sua função social: das práticas idealistas à possibilidade de uma ação crítica. João Pessoa, PB: Tese de Doutorado. Universidade Federal da Paraíba. Programa de Pós-graduação em Educação, 2008.

DANIEL, John. Educação e tecnologia no mundo globalizado. Brasília: Unesco, 2003.

FELIX, Luisa Rodrigues. Inserção de ambientes virtuais de aprendizagem com a utilização da computação gráfica no ensino de projeto arquitetônico. Dissertação de Mestrado. Florianópolis, SC: Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2007.

FREITAS, Márcia Regina de. Comunicação no processo de projeto arquitetônico e relação CAD-rendering-animação-multimídia. Dissertação de Mestrado. Campinas: Universidade de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, 2000.

GIUNTA, Maria Antônia Benutti. Ambiente para o ensino de desenho adequado às inovações tecnológicas e às novas propostas metodológicas. Tese de Doutorado. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia Civil. São Paulo, 2004.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. In: MARX, Karl. Tradução de José Carlos Bruni. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

MOLL, Luis C. Vygotsky e educação: implicações Pedagógicas da psicologia sócio-histórica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas, SP: Papirus, 2005.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Lev Vygotsky: Atta mídia e educação. Coleção grandes educadores. Vídeo aula. São Paulo: Editora Paulus, 2006.

OLIVEIRA, Vanderli Fava de. A importância do projeto no processo de ensino e aprendizagem. In. NAVEIRO, Ricardo Manfredi. OLIVEIRA, Vanderli Fava de. O projeto de Engenharia, Arquitetura e Desenho Industrial: conceitos, reflexões, aplicações e formação profissional. Juiz de Fora: editora da UFJF, 2001.

PIAGET, Jean. Psicologia da inteligência 2ª Edição. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.

SILVA, Janise Cavalcante Madeiro da; ARAUJO JUNIOR, Aarão Pereira de. Proposta ergonômica e multifuncional de um posto de estudo de desenho. In. Anais. II Jornada Nacional da Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica. São Luís/MA, 2007.

SILVA, Júlio César da. Aprendizagem mediada por computador: uma proposta para o desenho mecânico. Tese de Doutorado. Florianópolis, SC: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, 2001.

TRINDADE, Bernardete. Ambiente híbrido para a aprendizagem dos fundamentos de desenho técnico para as engenharias. 2002, 188 p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Centro de Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: 2002.

VALENTE, José Armando. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Nied, 2002.

VIEIRA, Patrícia Caroline Freitas Dias, ARAUJO JUNIOR, Aarão Pereira de. Uma proposta para transformação de carteiras escolares em estação de trabalho de projeto. In: Simpósio de Geometria Descritiva e Desenho Técnico. VIII International Conference on Graphic Engineering for Arts and Design. Anais. Graphica 09. Bauru, SP: 2009.

VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2011-08-25

Como Citar

ARAUJO JUNIOR, A. P. de. Contribuições da perspectiva histórico-cultural no processo de ensino e aprendizagem do Desenho Técnico. Revista Principia, [S. l.], v. 1, n. 18, p. 39–48, 2011. DOI: 10.18265/1517-03062015v1n18p39-48. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/214. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Ensino