Contribuições da perspectiva histórico-cultural no processo de ensino e aprendizagem do Desenho Técnico

Aarão Pereira de Araujo Junior

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da perspectiva histórico-cultural proposta por Lev Vygotsky para o processo de ensino e aprendizagem do desenho técnico na prática cotidiana de professores e alunos. Neste trabalho buscaram-se verificar as possibilidades de unir as duas ferramentas tratadas nesta pesquisa: o desenho técnico tradicional, por intermédio de instrumentos ditos tradicionais como compasso, esquadros e régua e o desenho assistido por computador (CAD) bem como da criação de novos ambientes que permitam novas possibilidades de ensino e aprendizagem em que o aluno constrói o seu conhecimento e tem o controle do processo dessa construção.

Palavras-chave


desenho técnico; CAD; perspectiva histórico-cultural; ambiente integrado


Texto completo:

Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n18p39-48

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