Contribuições da perspectiva histórico-cultural no processo de ensino e aprendizagem do Desenho Técnico
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n18p39-48Palavras-chave:
desenho técnico, CAD, perspectiva histórico-cultural, ambiente integradoResumo
O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da perspectiva histórico-cultural proposta por Lev Vygotsky para o processo de ensino e aprendizagem do desenho técnico na prática cotidiana de professores e alunos. Neste trabalho buscaram-se verificar as possibilidades de unir as duas ferramentas tratadas nesta pesquisa: o desenho técnico tradicional, por intermédio de instrumentos ditos tradicionais como compasso, esquadros e régua e o desenho assistido por computador (CAD) bem como da criação de novos ambientes que permitam novas possibilidades de ensino e aprendizagem em que o aluno constrói o seu conhecimento e tem o controle do processo dessa construção.
Downloads
Referências
ARAUJO JUNIOR, Aarão Pereira de. PEREGRINO, Paulo Sérgio Araujo. Proposta de estação multifuncional para o ensino do desenho. In: VI International Conference on Graphic Engineering for Arts and Design. Anais. Graphica 05. Recife, PE: 2005.
AZERÊDO, Maria Alves de. A mediação pedagógica na resolução de problemas matemáticos. Dissertação de Mestrado. João Pessoa (PB): Programa de pós-graduação em Educação, UFPB, 2003.
BALCEWICZ Raquel Cruz. Ambiente virtual para o ensino do desenho: um estudo de caso com a mediação do uso do software cinderella. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, 2003.
BAPTISTA, Maria das Graças de Almeida. A concepção do professor sobre sua função social: das práticas idealistas à possibilidade de uma ação crítica. João Pessoa, PB: Tese de Doutorado. Universidade Federal da Paraíba. Programa de Pós-graduação em Educação, 2008.
DANIEL, John. Educação e tecnologia no mundo globalizado. Brasília: Unesco, 2003.
FELIX, Luisa Rodrigues. Inserção de ambientes virtuais de aprendizagem com a utilização da computação gráfica no ensino de projeto arquitetônico. Dissertação de Mestrado. Florianópolis, SC: Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2007.
FREITAS, Márcia Regina de. Comunicação no processo de projeto arquitetônico e relação CAD-rendering-animação-multimídia. Dissertação de Mestrado. Campinas: Universidade de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, 2000.
GIUNTA, Maria Antônia Benutti. Ambiente para o ensino de desenho adequado às inovações tecnológicas e às novas propostas metodológicas. Tese de Doutorado. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia Civil. São Paulo, 2004.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. In: MARX, Karl. Tradução de José Carlos Bruni. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
MOLL, Luis C. Vygotsky e educação: implicações Pedagógicas da psicologia sócio-histórica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas, SP: Papirus, 2005.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Lev Vygotsky: Atta mídia e educação. Coleção grandes educadores. Vídeo aula. São Paulo: Editora Paulus, 2006.
OLIVEIRA, Vanderli Fava de. A importância do projeto no processo de ensino e aprendizagem. In. NAVEIRO, Ricardo Manfredi. OLIVEIRA, Vanderli Fava de. O projeto de Engenharia, Arquitetura e Desenho Industrial: conceitos, reflexões, aplicações e formação profissional. Juiz de Fora: editora da UFJF, 2001.
PIAGET, Jean. Psicologia da inteligência 2ª Edição. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.
SILVA, Janise Cavalcante Madeiro da; ARAUJO JUNIOR, Aarão Pereira de. Proposta ergonômica e multifuncional de um posto de estudo de desenho. In. Anais. II Jornada Nacional da Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica. São Luís/MA, 2007.
SILVA, Júlio César da. Aprendizagem mediada por computador: uma proposta para o desenho mecânico. Tese de Doutorado. Florianópolis, SC: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, 2001.
TRINDADE, Bernardete. Ambiente híbrido para a aprendizagem dos fundamentos de desenho técnico para as engenharias. 2002, 188 p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Centro de Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: 2002.
VALENTE, José Armando. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Nied, 2002.
VIEIRA, Patrícia Caroline Freitas Dias, ARAUJO JUNIOR, Aarão Pereira de. Uma proposta para transformação de carteiras escolares em estação de trabalho de projeto. In: Simpósio de Geometria Descritiva e Desenho Técnico. VIII International Conference on Graphic Engineering for Arts and Design. Anais. Graphica 09. Bauru, SP: 2009.
VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.