A eletrização do canudo e uma analogia com o circuito RC
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n18p7-16Palavras-chave:
analogia, canudo, circuito, eletrostática, eletromagnetismoResumo
Os trabalhos realizados pela comunidade científica são traduzidos pelas construções de teorias, que geralmente são de difícil assimilação. Talvez, esse fato deva-se a não familiaridade e a linguagem usada, principalmente com relação às teorias da Física. Para os desenvolvimentos teóricos e experimentais do conceito de eletrostática e eletromagnetismo a evolução do ensino-aprendizagem foi de suma importância. No entanto nosso interesse é refletir como isso pode ser revelado através de uma analogia bastante interessante envolvendo o processo de eletrização do canudo e o circuito RC. Dessa maneira, é de suma importância destacar que uma abordagem simples pode permitir uma problematização do conteúdo, fazendo com que tenhamos interação com o experimento e compreensão dos fenômenos físicos envolvidos em eletrostática e eletromagnetismo.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Mauro S. T.; ABIB, Maria L. V. S. Atividades Experimentais no Ensino de Física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v.25, n.2, p. 176-194, jun. 2003.
BRODIN, G. The role of the laboratory in the education of industrial physicists and electrical engineers. [S.I.:s.n.] 1978.
GASPAR, Alberto; Experiências de Ciências; São Paulo, Editora Ática; 2003 (1ª edição).
PINHO ALVES, J. Regras da transposição didática aplicadas ao laboratório didático. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 174-188, ag. 2000.
RONAN, Colin A. Coleção de História da Ciência da Universidade de Cambridge; Editora Círculo do Livro 1991.
SANTOS, Lucíola Lucínio. Políticas Públicas para o ensino fundamental: Parâmetros Curriculares Nacionais e Sistema Nacional de Avaliação. In: Revista Educação e Sociedade. São Paulo: Cortez; Campinas: Cedes, V.23, n. 80, set. 2002.
SEGRÈ, Emilio. From falling bodies to radio waves: classical physicists and their discoveries. New York: Dover, 1984.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.