- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
A eletrização do canudo e uma analogia com o circuito RC
Resumo
Os trabalhos realizados pela comunidade científica são traduzidos pelas construções de teorias, que geralmente são de difícil assimilação. Talvez, esse fato deva-se a não familiaridade e a linguagem usada, principalmente com relação às teorias da Física. Para os desenvolvimentos teóricos e experimentais do conceito de eletrostática e eletromagnetismo a evolução do ensino-aprendizagem foi de suma importância. No entanto nosso interesse é refletir como isso pode ser revelado através de uma analogia bastante interessante envolvendo o processo de eletrização do canudo e o circuito RC. Dessa maneira, é de suma importância destacar que uma abordagem simples pode permitir uma problematização do conteúdo, fazendo com que tenhamos interação com o experimento e compreensão dos fenômenos físicos envolvidos em eletrostática e eletromagnetismo.
Palavras-chave
analogia; canudo; circuito; eletrostática; eletromagnetismo
Texto completo:
Referências
ARAÚJO, Mauro S. T.; ABIB, Maria L. V. S. Atividades Experimentais no Ensino de Física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v.25, n.2, p. 176-194, jun. 2003.
BRODIN, G. The role of the laboratory in the education of industrial physicists and electrical engineers. [S.I.:s.n.] 1978.
GASPAR, Alberto; Experiências de Ciências; São Paulo, Editora Ática; 2003 (1ª edição).
PINHO ALVES, J. Regras da transposição didática aplicadas ao laboratório didático. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 174-188, ag. 2000.
RONAN, Colin A. Coleção de História da Ciência da Universidade de Cambridge; Editora Círculo do Livro 1991.
SANTOS, Lucíola Lucínio. Políticas Públicas para o ensino fundamental: Parâmetros Curriculares Nacionais e Sistema Nacional de Avaliação. In: Revista Educação e Sociedade. São Paulo: Cortez; Campinas: Cedes, V.23, n. 80, set. 2002.
SEGRÈ, Emilio. From falling bodies to radio waves: classical physicists and their discoveries. New York: Dover, 1984.
Visitas a este artigo: 1982
Total de downloads do artigo: 4283