A eletrização do canudo e uma analogia com o circuito RC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n18p7-16

Palavras-chave:

analogia, canudo, circuito, eletrostática, eletromagnetismo

Resumo

Os trabalhos realizados pela comunidade científica são traduzidos pelas construções de teorias, que geralmente são de difícil assimilação. Talvez, esse fato deva-se a não familiaridade e a linguagem usada, principalmente com relação às teorias da Física. Para os desenvolvimentos teóricos e experimentais do conceito de eletrostática e eletromagnetismo a evolução do ensino-aprendizagem foi de suma importância. No entanto nosso interesse é refletir como isso pode ser revelado através de uma analogia bastante interessante envolvendo o processo de eletrização do canudo e o circuito RC. Dessa maneira, é de suma importância destacar que uma abordagem simples pode permitir uma problematização do conteúdo, fazendo com que tenhamos interação com o experimento e compreensão dos fenômenos físicos envolvidos em eletrostática e eletromagnetismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Mauro S. T.; ABIB, Maria L. V. S. Atividades Experimentais no Ensino de Física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v.25, n.2, p. 176-194, jun. 2003.

BRODIN, G. The role of the laboratory in the education of industrial physicists and electrical engineers. [S.I.:s.n.] 1978.

GASPAR, Alberto; Experiências de Ciências; São Paulo, Editora Ática; 2003 (1ª edição).

PINHO ALVES, J. Regras da transposição didática aplicadas ao laboratório didático. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 174-188, ag. 2000.

RONAN, Colin A. Coleção de História da Ciência da Universidade de Cambridge; Editora Círculo do Livro 1991.

SANTOS, Lucíola Lucínio. Políticas Públicas para o ensino fundamental: Parâmetros Curriculares Nacionais e Sistema Nacional de Avaliação. In: Revista Educação e Sociedade. São Paulo: Cortez; Campinas: Cedes, V.23, n. 80, set. 2002.

SEGRÈ, Emilio. From falling bodies to radio waves: classical physicists and their discoveries. New York: Dover, 1984.

Downloads

Publicado

2011-08-25

Edição

Seção

Ensino