A eletrização do canudo e uma analogia com o circuito RC

Eriverton da Silva Rodrigues

ORCID iD Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande Brasil

Morgana Lígia de Farias Freire

ORCID iD Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Brasil

Resumo

Os trabalhos realizados pela comunidade científica são traduzidos pelas construções de teorias, que geralmente são de difícil assimilação. Talvez, esse fato deva-se a não familiaridade e a linguagem usada, principalmente com relação às teorias da Física. Para os desenvolvimentos teóricos e experimentais do conceito de eletrostática e eletromagnetismo a evolução do ensino-aprendizagem foi de suma importância. No entanto nosso interesse é refletir como isso pode ser revelado através de uma analogia bastante interessante envolvendo o processo de eletrização do canudo e o circuito RC. Dessa maneira, é de suma importância destacar que uma abordagem simples pode permitir uma problematização do conteúdo, fazendo com que tenhamos interação com o experimento e compreensão dos fenômenos físicos envolvidos em eletrostática e eletromagnetismo.

Palavras-chave


analogia; canudo; circuito; eletrostática; eletromagnetismo


Texto completo:

Referências


ARAÚJO, Mauro S. T.; ABIB, Maria L. V. S. Atividades Experimentais no Ensino de Física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v.25, n.2, p. 176-194, jun. 2003.

BRODIN, G. The role of the laboratory in the education of industrial physicists and electrical engineers. [S.I.:s.n.] 1978.

GASPAR, Alberto; Experiências de Ciências; São Paulo, Editora Ática; 2003 (1ª edição).

PINHO ALVES, J. Regras da transposição didática aplicadas ao laboratório didático. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 174-188, ag. 2000.

RONAN, Colin A. Coleção de História da Ciência da Universidade de Cambridge; Editora Círculo do Livro 1991.

SANTOS, Lucíola Lucínio. Políticas Públicas para o ensino fundamental: Parâmetros Curriculares Nacionais e Sistema Nacional de Avaliação. In: Revista Educação e Sociedade. São Paulo: Cortez; Campinas: Cedes, V.23, n. 80, set. 2002.

SEGRÈ, Emilio. From falling bodies to radio waves: classical physicists and their discoveries. New York: Dover, 1984.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n18p7-16

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1982

Total de downloads do artigo: 4283