A eletrização do canudo e uma analogia com o circuito RC
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n18p7-16Palavras-chave:
analogia, canudo, circuito, eletrostática, eletromagnetismoResumo
Os trabalhos realizados pela comunidade científica são traduzidos pelas construções de teorias, que geralmente são de difícil assimilação. Talvez, esse fato deva-se a não familiaridade e a linguagem usada, principalmente com relação às teorias da Física. Para os desenvolvimentos teóricos e experimentais do conceito de eletrostática e eletromagnetismo a evolução do ensino-aprendizagem foi de suma importância. No entanto nosso interesse é refletir como isso pode ser revelado através de uma analogia bastante interessante envolvendo o processo de eletrização do canudo e o circuito RC. Dessa maneira, é de suma importância destacar que uma abordagem simples pode permitir uma problematização do conteúdo, fazendo com que tenhamos interação com o experimento e compreensão dos fenômenos físicos envolvidos em eletrostática e eletromagnetismo.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Mauro S. T.; ABIB, Maria L. V. S. Atividades Experimentais no Ensino de Física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v.25, n.2, p. 176-194, jun. 2003.
BRODIN, G. The role of the laboratory in the education of industrial physicists and electrical engineers. [S.I.:s.n.] 1978.
GASPAR, Alberto; Experiências de Ciências; São Paulo, Editora Ática; 2003 (1ª edição).
PINHO ALVES, J. Regras da transposição didática aplicadas ao laboratório didático. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 174-188, ag. 2000.
RONAN, Colin A. Coleção de História da Ciência da Universidade de Cambridge; Editora Círculo do Livro 1991.
SANTOS, Lucíola Lucínio. Políticas Públicas para o ensino fundamental: Parâmetros Curriculares Nacionais e Sistema Nacional de Avaliação. In: Revista Educação e Sociedade. São Paulo: Cortez; Campinas: Cedes, V.23, n. 80, set. 2002.
SEGRÈ, Emilio. From falling bodies to radio waves: classical physicists and their discoveries. New York: Dover, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.