Estimação do conjugado eletromagnético de motores de indução trifásicos utilizando redes neurais Adaline
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n19p115-122Palavras-chave:
motor de indução, fluxo estatórico, conjugado eletromagnético, filtro AdalineResumo
Esta pesquisa analisa a aplicação de Rede Neural Adaline funcionando como “notch filter” aplicada na estimação do fluxo estatórico para consequente obtenção do conjugado eletromagnético de Motores de Indução Trifásicos (MIT). O fluxo estatórico, que apresenta maior robustez frente a variações paramétricas, é estimado por meio do modelo de tensão da máquina aplicando-se um integrador neural adaptativo diretamente sobre a força contra eletromotriz, objetivando-se a eliminação de offsets presentes nas medições de tensão, corrente e suas integrais. Resultados simulados e experimentais são apresentados para validação da estratégia proposta, analisando-se a eficiência da estimação na presença de transitórios de carga e numa ampla faixa de operação da máquina. O algoritmo estimador empregado será apresentado, bem como o hardware implementado experimentalmente utilizando a plataforma DSP TMS320F28335 da Texas Instruments™.
Downloads
Referências
CIRRINCIONE, M.; PUCCI, M.; CIRRINCIONE, G.; CAPOLINO, G. “A New Adaptive Integration Methodology for Estimating Flux in Induction Machine Drives”. 2004. In: IEEE transactions on power electronics, volume 19, numero 1, p. 25-34.
COGO, J. R. “Relatório Técnico Final Referente à Avaliação do Desempenho dos Motores Elétricos Trifásicos”. 1990. Convênio EFEI/FUPAI/ Eletrobrás/CEMIG/ PROCEL, 1990.
GOUVÊA, M. R. “Controle Neurofuzzy de Motor de Indução com Estimação de Parâmetros e Fluxo de Estator”. 2005. Tese de doutorado em Engenharia Elétrica. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG.
HU, J., WU, B. “New Integration Algorithms for Estimating Motor Flux Over a Wide Speed Range”. 1998. IEEE Transactions on Power Electronics, Volume: 13, Issue: 5, Sept. 1998, pages: 969-977.
FLEURY, A. W. “Estudo Comparativo de Técnica de Estimativa do Fluxo Estatórico de MIT”. 2007. Dissertação de mestrado em Engenharia Elétrica. Universidade Federal de Uberlândia, UFU.
SEVERINO, P. B. “Um Estudo de Estimativa de Fluxo e Conjugado em Motores de Indução Trifásicos – implementação utilizando DSP”. 2005. Dissertação de mestrado em Engenharia Elétrica. Universidade Federal de Uberlândia, UFU.
WIDROW, B., WALACH, E. “Adaptive Inverse Control A Signal Processing Approach”. 2008. Reissue Edition, Hoboken, New Jersey USA, John Wiley & Sons, Inc.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.