Sistema de controle e monitoramento de máquinas dispensadoras automáticas através da internet

José Aniceto Duarte Costa

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Carlos Roberto da Silva

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

Este trabalho tem como proposta o desenvolvimento de um sistema de controle, tendo como base uma Unidade Central de Processamento com periférico de comunicação da internet. Acoplado às máquinas dispensadoras de preservativos masculinos, um módulo de aquisição de dados coletará e enviará, de forma imediata, as informações para os órgãos governamentais da saúde. Diante disso, tais órgãos poderão analisar os dados estatisticamente e compará-los com os índices de redução das DST/AIDS nas respectivas regiões de implantação dessas máquinas dispensadoras. No que tange à metodologia, cuida-se de um artigo de pesquisa explicativa e bibliográfica, com vertente metodológica quali-quantitativa, apresentando método de abordagem dedutivo e técnica de pesquisa de documentação indireta. No que concerne aos resultados das oitocentos e dezesseis simulações, pudemos concluir que ocorreram como esperado.

Palavras-chave


máquinas dispensadoras; módulo de aquisição de dados; relatório via internet


Texto completo:

Referências


ALVES, José Luiz Loreiro, Instrumentação, Controle e Automação de Processos, 1ª. Ed. Rio de Janeiro, RJ – Brasil – LTC, 2005.

CAPRILE, R. Caprile, XBee Desarrolho e aplicaciones con comunicación remota baseada en módulos ZigBee y 802.15.4. 1ª. Ed. Buenos Aires – Argentina – GAE, 2009.

EDITAL nº 01/2006 - Projeto saúde e prevenção nas escolas - Seleção pública de propostas de desenvolvimento de dispensadores de preservativos, associado a projeto pedagógico. Disponível em http://www.fapeal.br. Acesso em: 19/04/2009.

FRANÇA, José Alexandre de. Sistema de Aquisição de Dados Baseados em Microcontrolador. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica). Universidade Federal da Paraíba – Campus II, Campina Grande - PB 1997, 96 f.

FUTURE TECNOLOGY DEVICES INTERNATIONAL. Rev. 1.2 (July 2007) - © DLP Design, Inc.

GOMEZ, Luiz Alberto. EXCEL para Engenheiros. 1ª. Ed. Florianópolis – SC: Visual Books, 2009.

HALVORSON, Michael. Visual Basic® 2008. 1ª. Ed. Porto Alegre - RS: Bookman, 2009.

NICOLOSI E. C. Denys. Laboratório de Micro- controladores Família 8051. 1ª. Ed.São Paulo - SP – Érica Ltda.1998.

SILVA Jr., Vidal Pereira da. Microcontroladores PIC. 1ª. Ed. São Paulo – SP. Autor-Editor independente, 1997.

TORRES, Gabriel. Hardware Curso Completo. 2ª. Ed. Rio de Janeiro - RJ – Axcel Books,1998.

UNESCO. Pesquisa Saúde e Educação: cenários para a cultura de prevenção nas escolas, 2006.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n19p99-107

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1828

Total de downloads do artigo: 1053