Modelagem e estruturação de processo: compreendendo a etapa de recebimento em um operador logístico
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n41p11-23Palavras-chave:
Processos, Gestão por Processos, Métodos AdministrativosResumo
A estruturação adequada dos processos de trabalho é essencial por possibilitar um conhecimento amplo e democrático e por alinhar as ações aos objetivos organizacionais. O estudo teve como objetivo estruturar o processo de recebimento em um operador logístico, destacando a relevância da modelagem dos processos para a compreensão das atividades. O formato de pesquisa utilizado foi o estudo de caso aplicado com um enfoque exploratório e descritivo, analisando e interpretando, sob um aspecto qualitativo, as condutas adotadas, as dificuldades por parte da equipe e o domínio sob a operação, sondando todo o processo de recebimento, os modelos trabalhados, descritos e as variáveis do contexto. Os dados foram coletados por meio da observação participativa, na qual pudemos vivenciar a problemática (entender a importância da estruturação do processo de recebimento em um operador logístico) e tratados por meio da técnica de análise de conteúdo, que utilizou informações coletadas em 2 meses de observação formal. Em suma, a estruturação do processo de recebimento apresenta-se como diferencial positivo na operação, pois, além de fornecer uma maior compreensão das atividades, alinha de forma estratégica as ações da equipe às necessidades da organização, proporcionando ao pessoal todo o embasamento para desempenhar suas funções.
Downloads
Referências
BITENCOURT, Betina Magalhães; RAMOS, Cesar Moser. Em busca da melhoria contínua: alto desempenho organizacional através de gestão de processos. Revista Qualidade Emergente, 2016, vol. 7, n.1:17:33.
CARPINETTI, Luiz Ribeiro. Gestão da Qualidade - Conceitos e Técnicas, 3ª ed. Atlas, 04/2016. [Minha Biblioteca].
CARREIRA, Dorival. Organização, Sistemas e Métodos - Ferramentas para racionalizar as rotinas de trabalho e a estrutura organizacional da emprsa - 2ª ed. Saraiva, 12/2009. [Minha Biblioteca].
COSTA, Jean Felipe Martins da. BPM Orientado a Pessoas: melhoria de processos organizacionais por meio da proatividade na autogestão – Estudo de Caso. 2017. Disponível em:
http://www.riuni.unisul.br/handle/12345/2677
CRUZ, Tadeu. Sistemas, organização e métodos: estudo integrado orientado a processos de negócio sobre organizações e tecnologias da informação, 4ª ed. Atlas, 06/2013. [Minha Biblioteca].
CURY, Antonio. Organização e Métodos - Uma Visão Holística, 9ª ed. Atlas, 11/2016. [Minha Biblioteca].
FERREIRA, Ayrton Sérgio Rochedo. Modelagem Organizacional por Processos: um sistema óbvio de gestão, um passo além da hierarquia. Rio de Janeiro: Mauad X, 2010.
GIL, AntonioCarlos . Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. Atlas, 07/2008. [Minha Biblioteca].
GONÇALVES, José Ernesto Lima. As Empresas são Grandes Coleções de Processos. RAE –Revista de Administração de Empresas/EAESP/FGV. São Paulo, vol. 40, N° 1, pp. 6-19.
GONÇALVES, José Ernesto Lima. Processo, que processo? RAE – Revista de Administração de Empresass/EAESP/FGV. São Paulo, vol. 40, N° 4, p. 8-19.
JÚNIOR, Orlando Pavani; SCUCUGLIA, Rafael. Mapeamento e Gestão por Processo – BPM (Business Process Management). São Paulo: M. Books, 2011.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina Andrade. Metodologia científica. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2011. [Minha Biblioteca].
LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina Andrade. Metodologia Científica. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 04/2017.
OLIVEIRA, Higosr Correa Vecchi de; PAIXÃO, Carlos Henrique Oliveira e Silva; PINTO, Anna Paola Esteves de Faria; RODRIGUES, Rodrigo Ferreira; TREPIM, Douglas Moreno. A Gestão por Processos como estratégia empresarial de busca da melhoria contínua e qualidade. CES REVISTA. Juiz de Fora, vol. 31, n.2 (2017).
OLIVEIRA, Saulo Barbará de. Gestão por Processos: fundamentos, técnicas e modelos de Implementação. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.
PAIM, Rafael; CARDOSO, Vinícius; CAULLIRAUX, Heitor; CLEMENTE, Rafael. Gestão de Processos: pensar, agir, aprender. Porto Alegre: Bookman, 2009.
BITENCOURT, Betina Magalhães; RAMOS, Cesar Moser. Em busca da melhoria contínua: alto desempenho organizacional através de gestão de processos. Revista Qualidade Emergente, 2016, vol. 7, n.1:17:33.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.