Modelagem e estruturação de processo: compreendendo a etapa de recebimento em um operador logístico

Alysson André Régis Oliveira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Myleide Maria Guerra Bezerra Chaves

Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) Brasil

Resumo

A estruturação adequada dos processos de trabalho é essencial por possibilitar um conhecimento amplo e democrático e por alinhar as ações aos objetivos organizacionais. O estudo teve como objetivo estruturar o processo de recebimento em um operador logístico, destacando a relevância da modelagem dos processos para a compreensão das atividades. O formato de pesquisa utilizado foi o estudo de caso aplicado com um enfoque exploratório e descritivo, analisando e interpretando, sob um aspecto qualitativo, as condutas adotadas, as dificuldades por parte da equipe e o domínio sob a operação, sondando todo o processo de recebimento, os modelos trabalhados, descritos e as variáveis do contexto. Os dados foram coletados por meio da observação participativa, na qual pudemos vivenciar a problemática (entender a importância da estruturação do processo de recebimento em um operador logístico) e tratados por meio da técnica de análise de conteúdo, que utilizou informações coletadas em 2 meses de observação formal. Em suma, a estruturação do processo de recebimento apresenta-se como diferencial positivo na operação, pois, além de fornecer uma maior compreensão das atividades, alinha de forma estratégica as ações da equipe às necessidades da organização, proporcionando ao pessoal todo o embasamento para desempenhar suas funções. 

Palavras-chave


Processos; Gestão por Processos; Métodos Administrativos


Texto completo:

Referências


BITENCOURT, Betina Magalhães; RAMOS, Cesar Moser. Em busca da melhoria contínua: alto desempenho organizacional através de gestão de processos. Revista Qualidade Emergente, 2016, vol. 7, n.1:17:33.

CARPINETTI, Luiz Ribeiro. Gestão da Qualidade - Conceitos e Técnicas, 3ª ed. Atlas, 04/2016. [Minha Biblioteca].

CARREIRA, Dorival. Organização, Sistemas e Métodos - Ferramentas para racionalizar as rotinas de trabalho e a estrutura organizacional da emprsa - 2ª ed. Saraiva, 12/2009. [Minha Biblioteca].

COSTA, Jean Felipe Martins da. BPM Orientado a Pessoas: melhoria de processos organizacionais por meio da proatividade na autogestão – Estudo de Caso. 2017. Disponível em:

http://www.riuni.unisul.br/handle/12345/2677

CRUZ, Tadeu. Sistemas, organização e métodos: estudo integrado orientado a processos de negócio sobre organizações e tecnologias da informação, 4ª ed. Atlas, 06/2013. [Minha Biblioteca].

CURY, Antonio. Organização e Métodos - Uma Visão Holística, 9ª ed. Atlas, 11/2016. [Minha Biblioteca].

FERREIRA, Ayrton Sérgio Rochedo. Modelagem Organizacional por Processos: um sistema óbvio de gestão, um passo além da hierarquia. Rio de Janeiro: Mauad X, 2010.

GIL, AntonioCarlos . Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. Atlas, 07/2008. [Minha Biblioteca].

GONÇALVES, José Ernesto Lima. As Empresas são Grandes Coleções de Processos. RAE –Revista de Administração de Empresas/EAESP/FGV. São Paulo, vol. 40, N° 1, pp. 6-19.

GONÇALVES, José Ernesto Lima. Processo, que processo? RAE – Revista de Administração de Empresass/EAESP/FGV. São Paulo, vol. 40, N° 4, p. 8-19.

JÚNIOR, Orlando Pavani; SCUCUGLIA, Rafael. Mapeamento e Gestão por Processo – BPM (Business Process Management). São Paulo: M. Books, 2011.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina Andrade. Metodologia científica. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2011. [Minha Biblioteca].

LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina Andrade. Metodologia Científica. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 04/2017.

OLIVEIRA, Higosr Correa Vecchi de; PAIXÃO, Carlos Henrique Oliveira e Silva; PINTO, Anna Paola Esteves de Faria; RODRIGUES, Rodrigo Ferreira; TREPIM, Douglas Moreno. A Gestão por Processos como estratégia empresarial de busca da melhoria contínua e qualidade. CES REVISTA. Juiz de Fora, vol. 31, n.2 (2017).

OLIVEIRA, Saulo Barbará de. Gestão por Processos: fundamentos, técnicas e modelos de Implementação. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.

PAIM, Rafael; CARDOSO, Vinícius; CAULLIRAUX, Heitor; CLEMENTE, Rafael. Gestão de Processos: pensar, agir, aprender. Porto Alegre: Bookman, 2009.

BITENCOURT, Betina Magalhães; RAMOS, Cesar Moser. Em busca da melhoria contínua: alto desempenho organizacional através de gestão de processos. Revista Qualidade Emergente, 2016, vol. 7, n.1:17:33.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n41p11-23

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1602

Total de downloads do artigo: 1893