Gestão e liderança político-pedagógica

Maria José Pereira Dantas

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

Este texto tem como objetivo desenvolver uma discussão acerca da intervenção e liderança político-pedagógica dos gestores no processo de escolarização, focando aspectos da gestão escolar, do currículo e da prática pedagógica e social O texto discute a necessidade dessa intervenção pedagógica, coletiva e emancipatória, principalmente, no que diz respeito aos aspectos acadêmicos e pedagógicos que no contexto das relações sociais e de poder enfrentam e provocam embates no próprio campo pedagógico, ideológico, político e da gestão escolar. Toma o caráter político-pedagógico como uma intencionalidade refletida no coletivo escolar a respeito de interesses e concepções sobre o conhecimento, a escola, o currículo, sociedade e diversidade que devem (ou deveriam) se reverter em avanços relativos à prática pedagógica da instituição. O que implica coordenação democrática, no seu autêntico sentido, envolvendo todos os sujeitos e todas as instâncias formativas no interior da escola. E, dependendo da porosidade existente nas relações direção, equipe pedagógica e docente, comunidade local e comunidade escolar, haverá uma gestão mais propícia (ou menos propícia) a reflexão sobre o projeto político-pedagógico da instituição. Em síntese, o texto conduz ao reconhecimento da perspectiva político-pedagógica da gestão na educação, como uma quebra do paradigma da administração científica fundamentada no método orientado pelos princípios da racionalidade limitada, da linearidade, pela busca de soluções tópicas localizadas e restritas e pela fragmentação e redução dos processos educacionais a tarefas exercidas sem vida e sem espírito.

Palavras-chave


gestão; educação; prática pedagógica; mediação; emancipação


Texto completo:

Referências


ARAÚJO, Odair José Moura de. Professores intelectuais transformadores e a formação do aluno cidadão crítico. 2008. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/professores-intelectuais-transformadores-e-a-formacao-do-aluno-cidadao-critico/12433/. Consulta em 10/MAR/2011.

BRASIL - MEC/SAPIEnS. Instruções para elaboração de plano de desenvolvimento institucional. Artigo 16 do Decreto nº 5.773 de 09 de maio de 2006. 2007. Disponível em: http://www2.mec.gov.br/sapiens/pdi.html. Acessado em 12/NOV/2011.

BRASIL – Lei no10.639, de 9 de janeiro de 2003. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

BRASIL – Lei no11.645, de 10 de março de 2008. Incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “história e cultura afro-brasileira e indígena”.

BUENO, Marcelo Cunha. Reunião pedagógica que espaço é esse? 2008. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/2955/reuniao-pedagogica-que-espaco-e-esse. Acessado em 12/05/2011.

COSTA, Marisa Vorraber (org) O currículo nos limiares do contemporâneo. 4. edição. Rio de Janeiro. DP&A, 2005. p. 37-67.

CAMPOS, Casemiro de Medeiros. Gestão escolar e inovação: reflexões sobre a avaliação, o currículo e a docência. Curitiba. Editora Melo. 2010.

FREIRE, Paulo. A pedagogia da esperança: um encontro com a pedagogia do oprimido. 1 ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1992. p.42-59. Disponível em: http://www.4shared.com/document/vEdsJyIi/Pedagogia_da_Esperanca_-_Paulo.html.

LÜCK, Heloísa. Perspectivas da gestão escolar e implicações quanto à Formação de seus gestores. Em aberto. Brasília. Vol.17, nº 72. FEV-JUN- 2000, p. 11-33.

MORIN, Edgar; CARVALHO, Edgard de Assis. O crítico da fragmentação do conhecimento. Coleção Grandes Educadores – Edgar Morin. 2006. Disponível em Youtube, http://complexidade.ning.com/video/colecao-grandes-educadores-5. Disponibilizado por www.romanticos-conspiradores.ning.com. Acessado em 30/OUT/2011.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. A crise da teoria curricular crítica. In: COSTA, Marisa Vorraber (org). O currículo nos limiares do contemporâneo. 4. edição. Rio de Janeiro. DP&A, 2005. p. 11-32.

NÓVOA, Antonio. Matrizes curriculares. In Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC. 2. edição. PROINFO II, Brasília, 2010. p. 64-69 (Entrevista 13/9/2001_Portal Salto para o Futuro).

PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Ática. 2007.

POZO, Juan Ignácio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. In Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC. 2. edição. PROINFO II, Brasília, 2010. p. 60-63.

SANTOS. Elisabete. Educação crítica: uma via apontada por educadores e estudantes para a transformação social. Disponível em: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/educacao-critica-uma-via-apontada-por-educadores-e-estudantes-para-a-transformacao-social-2631552.html. Consulta em março/2011.

SILVA, Rose Neubraer da. TOURINHO; CAMPOS, Mª Antonieta de. Currículo, trabalho e construção do conhecimento. Em aberto. Brasília, ano 12, n. 58. abr./junho.1993.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo e identidade social: territórios contestados”. In Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis, Vozes. 1995.p.190-207.

SOUZA, Maria Antônia de. Prática pedagógica: conceito, características e inquietações. IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes De Professores que Fazem Investigação na sua Escola. 2005. Disponível em: http://ensino.univates.br/~4iberoamericano/trabalhos/trabalho024.pdf. Acesso em: 12/mar/2011.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ:Vozes, 2002.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: Do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 11 ed. São Paulo: Libertad Editora, 2009. p.1-117.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n19p35-46

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1668

Total de downloads do artigo: 1025