Estudo de revestimentos de liga de níquel aplicados por soldagem em aço API 5L Gr B
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n43p212-221Palavras-chave:
Soldagem de revestimento, Processo SAW, Superliga de níquel, Resistência à corrosãoResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar diferentes revestimentos de superligas de níquel aplicados pelo processo de soldagem a arco submerso (SAW) em aço API 5L Gr B, empregado no setor de petróleo e gás. As soldagens foram realizadas com o metal de adição AWS ERNiCrMo-4 com 1,14 mm de diâmetro e um fluxo aglomerado e básico. Três revestimentos foram aplicados, sendo dois com corrente pulsada e um com corrente convencional. Em seguida, esses revestimentos foram caracterizados através de microscopia ótica, teste de microdureza, espectroscopia por energia dispersiva de raios-x (EDX) e ensaio de resistência à corrosão. Os resultados obtidos mostraram que o revestimento aplicado com corrente convencional apresentou um menor nível de diluição, maior largura e altura e maior resistência à corrosão quando comparado com os revestimentos realizados com corrente pulsada.
Downloads
Referências
AHMAD, M. et al. Microstructure and hardness studies of the electron beam welded zone of Hastelloy C-276. Journal of Alloys and Compounds, v. 390, n. 1-2, p. 88-93, Mar. 2005.
ARAÚJO, F. S. et al. Caracterização de soldagem dissimilar entre aço API 5L grau B e inconel 625 utilizada na indústria de petróleo e gás. In: RIO OIL & GAS EXPO AND CONFERENCE, 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: IBP, 2010. v. 1. p. 1-8.
BATISTA, V. R. et al. Efeito dos parâmetros de soldagem sobre a geometria e diluição de revestimentos de liga de níquel aplicados em aço API 5L Gr B. Revista Eletrônica de Materiais e Processos (UFCG), v. 6, n. 3, p. 181-187, 2011.
INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION (ISO). ISO 10423:2003: Petroleum and natural gas industries – Drilling and production equipment – Wellhead and christmas tree equipment. Geneva, Switzerland: ISO, 2003.
LUNDIN, C. D. Dissimilar metal welds-transition joints literature review. Welding Journal, v. 61, n. 2, p. 58-63, 1982.
SANTOS NETO, N. F. Caracterização de soldas em aços API 5L com diferentes arames tubulares e temperaturas de preaquecimento. 2003. 87 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
SILVA, M. M.; OLIVEIRA, W. C.; MACIEL, T. M.; SANTOS, M. A.; MOTTA, F. M. Caracterização de solda de revestimento de AWS 317L depositados por GMAW duplo arame em aços ASTM a 516 gr 60 para uso na indústria do petróleo. Soldagem e Inspeção (Impresso), v. 15, n. 3, p. 225-233, 2010.
SOUZA NETO, F. A. Avaliação de revestimentos com ligas de níquel aplicados por soldagem em tubulações para o setor de petróleo e gás. 2010. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande-PB, 2010.
WAINER, E.; BRANDI, S. D.; MELLO, F. D. H. Soldagem: Processos e Metalurgia. São Paulo: Edgard Blücher, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.